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Redes Sociais empresariais: Investimento ou perda de tempo?

Redes Sociais empresariais: Investimento ou perda de tempo?

  • As são, sem dúvidas, uma verdadeira febre na atualidade, só no Brasil temos cerca de 171,5 milhões de usuários registrados nas mais diferentes mídias digitais, representando 79,9% da população brasileira, já no mundo são 4,7 bilhões de usuários ativos, equivalente a 59% da população mundial. 

 

  • Sendo assim, podemos afirmar que o brasileiro costuma consumir bastante as redes sociais e que praticamente 8 a cada 10 brasileiros navegam por algum aplicativo. Mas é claro que essa popularidade era algo até já esperado, porém o que muitas pessoas se questionam é em relação às funcionalidades dessas mídias, principalmente no ramo empresarial.

 

  • Sua popularidade é inegável, mas será que as redes sociais só são úteis para o entretenimento e descontração dos usuários ou elas possuem um algo a mais que pode ser aplicado dentro das corporações? Será que ela é um item obrigatório, assim como uma calça de brim uniforme, se tratando de uniformes resistentes. 

 

  • No texto de hoje, iremos falar melhor sobre as redes sociais empresariais e iremos responder uma simples pergunta, elas são ou perda de tempo? Será que elas apresentam realmente resultados concretos ou tudo isso não passa do famoso fogo de palha? Bora conferir a resposta? Então, vamos lá!

 

Redes sociais empresariais: quais são elas?

  • Antes de começarmos a falar se vale ou não a pena investir nas redes sociais empresariais, é preciso que você conheça elas um pouco melhor. Essas mídias são iguais as convencionais que estamos acostumados a acessar, mudando principalmente é o seu foco que será totalmente voltado para a parte de empreendimento. 

 

  • Claro que existem alguns canais que acabam sendo imprescindíveis para uma empresa que quer se estabelecer no âmbito digital, entre elas, podemos ressaltar 5: o LinkedIn, Facebook, , YouTube e WhatsApp Business. 

 

  • Facebook, Instagram e YouTube são as principais redes sociais do Brasil, garantir presença nelas é algo quase que obrigatório para uma empresa, principalmente nas duas primeiras, já o LinkedIn e o WhatsApp Business tem um foco maior na parte e na gestão empresarial, tendo um papel importante para quem deseja falar de uma forma mais formal condizente com seu segmento. 

 

  • Todas elas possuem seus prós e contras e suas próprias características, porém, as redes sociais tem alguns pontos em comum tanto de benefícios quanto de malefícios, então resolvemos separar cada um deles abaixo.

 

Alcance amplo e abertura de oportunidades

  • O primeiro ponto positivo do uso das redes sociais empresariais é o seu alcance extremamente amplo e a abertura de novas oportunidades que elas geram, isso porque como citamos acima, são milhares de usuários conectados diariamente, sendo um universo enorme para ser explorado.

 

  • As redes não possuem restrição de localização, nem de horário, é possível mostrar um pouco mais sobre a sua lixadeira girafa para qualquer usuário no Brasil independente da hora, isso faz com que você alcance muito mais pessoas de maneira mais eficiente do que está acostumado e também, abre um enorme leque de oportunidades.

 

  • Quanto mais pessoas você alcançar, mais você pode dialogar com elas de maneira eficiente, o que acaba dando oportunidade para mostrar melhor a sua marca, alcançar o seu público-alvo e até mesmo melhorar a sua segmentação, além é claro, de estar presente em plataformas que são muito acessadas e quase essenciais presentemente. 

 

Melhoria no relacionamento e aproximação com o público

  • Além de chegar no público, é sempre interessante construir uma base sólida de relacionamento com eles, e esse é outro ponto onde as redes sociais atuam bastante, ao inserir sua marca em uma , você começa a mostrar uma nova face do seu negócio, se destacando e chamando a atenção das pessoas justamente de uma forma mais próxima e íntima do que estão acostumados.

 

  • A postagem constante de conteúdos de forma praticamente diária, as conversas e o engajamento, e a troca de informações é algo que ajuda uma marca a ser vista de forma mais humanizada e se aproximar do público.

 

  • Basta olhar grandes empresas como a Netflix, por exemplo, que tem um ótimo trabalho de media, causando uma impressão divertida e gerando aquela aproximação com seu público de forma inteligente através das redes. 

 

Relevância e autoridade para a marca

  • Quem não quer ser relevante e conhecido no mercado? Qual empresa não quer ter uma certa autoridade e ver sua marca se tornando algo a mais do que estamos acostumados? Isso acontece bastante quando uma empresa investe nas redes sociais, ela gera credibilidade, relevância e autoridade. 

 

  • Ao mostrar seus serviços de caldeiraria e montagem industrial diariamente, falar sobre o seu negócio e manter uma comunicação com o público, você acaba se tornando uma referência dentro do seu segmento, sendo muito mais conhecido e relevante do que era antes.

 

É preciso investir para ter resultados

  • Tudo que citamos até agora são pontos extremamente positivos a favor das redes sociais, certo? Bom, mas nem tudo são flores, se você quer ter resultados nas redes, é preciso realizar investimentos, e aqui não falamos apenas na parte financeira, mas também é preciso usar o tempo para alcançar o .

 

  • É necessário ter profissionais de ou social medias por trás das redes cuidando do seu desempenho, é preciso fazer postagens frequentes, responder comentários e interagir com seu público de maneira diária, uma rede social eficiente é aquela cuidada diariamente, então se você quer criar uma rede só para fazer volume esqueça, para ter sucesso é preciso gerenciá-la de maneira inteligente.

 

Afinal, as redes sociais empresariais são investimentos ou perda de tempo?

  • Com tudo isso que falamos acima, talvez a resposta dessa pergunta tenha ficado um pouco mais fácil, certo? É claro que vale e muito, investir nas redes sociais empresariais, esse é um mundo novo, repleto de oportunidades e ideal para qualquer negócio.

 

  • O único, porém, inserido no meio disso é justamente o que citamos, se você quer ter sucesso, é preciso investir de verdade, ou você realiza um para as suas redes sociais, ou tudo pode acabar sendo uma grande perda de tempo. 

 

  • As redes sociais são um elemento quase obrigatório em qualquer empresa, assim como o uso dos uniformes profissionais, porém para aproveitar a sua efetividade, é necessário realizar um verdadeiro e de fato, efetivo.

 

  • O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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