- As lojas digitais fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas em todo mundo. Com o desenvolvimento da internet e a otimização de aparelhos conectados à rede, muitas pessoas optam por fazer suas compras diretamente por aplicativos ou sites de vendas.
- Isso traz uma série de benefícios ao consumidor, como por exemplo:
- – Comodidade para fazer compras;
- – Rapidez para escolher;
- – Agilidade em fazer o pagamento;
- – Vídeos com mais informações;
- – Receber o produto na comodidade de casa.
- Entretanto, para quem é um empreendedor e gestor de empresas, como um fabricante de umidificador industrial, por exemplo, é provável que tenha percebido que existem diferenças entre a plataforma da empresa e o marketplace.
- Ambos são meios do qual a empresa pode apresentar um produto para o consumidor e realizar a venda.
- Entretanto, ambas soluções têm características bem diferentes, importantes para definir estratégias de gestão. Sabendo disso, a nossa equipe de marketing produziu esse artigo para melhor informar o nosso leitor sobre essas diferenças.
- Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura
O que é uma plataforma?
- A plataforma é um domínio digital que é administrado pela própria empresa, seja um site, loja virtual ou um aplicativo de vendas.
- Suponhamos que você esteja navegando na web e procurando por sensor de temperatura e umidade, por exemplo, e você acessa um site de uma empresa e encontra vários modelos para que você possa escolher o que melhor supre a sua necessidade.
- Nesse ambiente, o receptor fica em contato com o produto que está procurando, além de poder conhecer outros produtos da mesma empresa e fica em contato com a marca revendedora.
- Em uma plataforma, o cliente pode também ler mais informações sobre a empresa, como também textos de conteúdo mais aprofundados explicando as funcionalidades de cada produto que está sendo anunciado.
O que é um marketplace?
- O marketplace é um site de vendas que é administrado por uma empresa específica, onde ela cede o espaço para que outras empresas anunciem seus produtos.
- Em suma, a empresa que é detentora do marketplace, faz o intermédio das relações comerciais entre empresa de terceiros e consumidor.
- Entretanto, quando um cliente pesquisa em um marketplace sobre balança industrial, por exemplo, não aparecerá somente a balança de uma marca, aparecerá de várias, com diferentes valores e especificações.
- Para o consumidor, o marketplace serve como instrumento de comparação de preços, em busca daquilo que supre melhor as necessidades.
- Já para as empresas, é um campo onde ela coloca sua marca para concorrer com outras e conquistar o mesmo cliente. Mas ela não proporciona um espaço tão relevante para expor a sua marca, além de ter sua venda subsidiada por um terceiro, como por exemplo, o Mercado Livre.
Vantagens e desvantagens
- A grande vantagem de trabalhar com uma plataforma, é ceder o espaço para que seu cliente conheça mais sobre a sua empresa e isso já é um trabalho de marketing digital, entretanto, a empresa precisará otimizar o site periodicamente, além de incentivar o tráfego na web, o que gera custos administrados.
- Já na opção do marketplace, ela não precisa se preocupar com manutenção e ainda usa da publicidade deste site, entretanto, ela tem menos exposição e ainda tem o advento de estar competindo diretamente com os preços dos concorrentes.
- Se for viável ao empreendedor, indicamos que ele ocupe os dois espaços, pois é importante para o desenvolvimento comercial da empresa como um todo.
- Esse foi nosso artigo explicando as principais diferenças entre plataforma e marketplace. Se gostou do conteúdo compartilhe e siga para outras dicas de marketing e gestão de empresas.
- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.