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O que muda em SEO com a nova atualização do Google, o Hummingbird

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O que muda em SEO com a nova atualização do Google, o Hummingbird

 

“Rápido e preciso”.

São essas as qualidades que inspiraram o nome da última atualização de algoritmo de busca do Google, o Hummingbird, ou beija-flor, em português.

Com essas mudanças, muitas pessoas se perguntaram: “O morreu?”. A resposta curta é: não.

As últimas atualizações apenas confirmaram o que já vinha acontecendo desde o ano passado, com as atualizações Penguin e Penguin 2.0: o foco será cada vez mais em conteúdo de qualidade e construção de autoridade, e menos na parte “engenheira” do SEO.

Com o Hummingbird, os resultados de buscas para os usuários devem tornar-se ainda mais precisos, uma vez que a análise do Google passa a ir além da palavra-chave: o buscador considera agora não só os termos buscados, mas também o significado daquela busca, incluindo aí sinônimos e o contexto em que os termos estão inseridos nas páginas. Passa a considerar também outros fatores mais complexos, como a localização do usuário e até mesmo pesquisas anteriores realizadas por ele.

Isso não significa que devemos deixar de lado o que já conhecíamos sobre otimização on e off-page. Muitos fatores ainda são e continuarão sendo muito importantes para o posicionamento no Google.

Neste post, vamos citar quais são as melhores práticas e o que sua empresa deve evitar se quiser conquistar ou manter uma boa posição no Google.

Uso de Palavras-Chave

Todas as ferramentas de busca se baseiam em palavras-chave para fazer a indexação de uma página. Isso sempre aconteceu e continuará acontecendo.

Uma das práticas que foi utilizada por muito tempo e hoje é um grande tiro no pé é o “keyword stuffing”. Trata-se de escolher uma palavra-chave e utilizá-la muitas vezes na página de forma forçada.

Outra prática que também não é mais válida é o uso de domínios com palavras-chave do tipo “www.palavra-chave.com.br”. A não ser que o conteúdo do site seja bom e esteja em dia com as melhores práticas de SEO, esse não é mais um fator válido.

Atualmente, as palavras devem aparecer naturalmente ao longo do texto e em outros locais, como Page Title, tags H1 e H2, URL, meta description, etc.

Resumindo:

Escolha uma palavra-chave para cada página do site e cada post do e utilize-a no texto, page title, descrição, URL, tópicos, etc. de forma natural, sem exagerar na quantidade. Uma boa pesquisa de palavras-chave ajuda bastante nessa tarefa.
Depois de feita a pesquisa de keywords, decida o que fazer com cada palavra-chave.
Faça conteúdo relevante para essas palavras e para todo o site. Ser relevante é algo que o ajudará não apenas na posição no Google, mas na retenção da atenção dos visitantes.
Acessibilidade e SEO On-Page

Outro ponto que sua empresa deve se preocupar e é algo com o qual as ferramentas de busca tem dado bastante atenção é com a acessibilidade do site.

As boas práticas são:

Certifique-se de que a navegação do site não é complicada e que um visitante encontre de forma fácil a informação que ele procura.
Utilize nas imagens as Alt Tags, também conhecidas como texto alternativo. Por mais avançados que sejam, os motores de busca ainda não sabem olhar e interpretar uma imagem. Escolha para cada imagem do site uma palavra-chave relevante. Essa prática possui um duplo benefício: melhorar a acessibilidade e fazer com que as imagens sejam indexadas no Google.
Cheque se o site de sua empresa funciona de forma apropriada nos principais navegadores disponíveis, bem como em outras , como smartphones e tablets e outros sistemas operacionais.
Faça um bom SEO On-Page. Certifique-se que as palavras-chave estão sendo usadas de forma adequada em todos os elementos da página e se não há nada que possa gerar uma dor de cabeça no futuro. Esse post explica como otimizar sua página utilizando o RD Station
SEO Off-Page: como fazer e o que deve ser evitado

SEO Off-Page, como o nome sugere, trata das ações de SEO que são realizadas fora do site de sua empresa, o chamado Link Building.

Diversas práticas que eram utilizadas antigamente hoje são consideradas Spam e, além de não ajudar no SEO, pode até prejudicar o posicionamento do site da sua empresa.

O que deve ser evitado (leia-se: NÃO faça):

Article Spinning: Trata-se de fazer mudanças em um artigo para postá-lo em diferente , com links para o seu próprio site. Basicamente, a ideia transmitida continua a mesma, porém com algumas palavras trocadas por sinônimos, parágrafos reescritos, etc. O Google sabe reconhecer essa prática e a considera “black hat”.
Comentários Spam: Não adianta mais sair comentando em diversos sites e apenas para postar lá um link para o site de sua empresa. A não ser que o comentário seja relevante e o link que você postar tenha relação com o que você diz, essa é uma técnica a ser evitada.
Usar o mesmo texto âncora em muitos artigos que são postados em outros sites. Fazer isso pode parecer Spam para as ferramentas de busca. O ideal é, para cada artigo postado em outro lugar, escolher uma palavra-chave e focar o conteúdo na mesma.
O que pode (e deve) ser feito:

Crie conteúdo de qualidade no blog e busque posicionar-se como autoridade em seu . Fazendo isso, sua empresa irá receber links de qualidade de forma orgânica. Ofereça também conteúdo rico, como eBooks, whitepapers, webinars, etc. Além de todos os benefícios para a geração de , é um ótimo artifício para conseguir links de outros sites.
Faça Guest Posts em blogs e sites que sejam realmente relevantes em seu mercado e que possam trazer um tráfego .
Faça comentários relevantes e construtivos em outros blogs, de preferência nos que sejam importantes no mercado em que sua empresa atue.
Utilizar o Google Webmasters Tools para identificar qualquer erro de rastreamento que possa estar prejudicando o desempenho do site da sua empresa, bem como ver quais são os sites que possuem algum link para o seu.
Se houver links de baixa qualidade apontando para o site ou blog de sua empresa, use a ferramenta Google Disavow Links para fazer o Google ignorar esses links ruins.
Conteúdo e Mídias

Além de conteúdo relevante, que já citamos anteriormente, outro fator importante que tem tido impacto no SEO é o social.

Um conteúdo que tem um bom número de compartilhamento, além ser um social proof – uma prova para o visitante de que o conteúdo é bem recomendado – também é para as ferramentas de busca uma indicação de que o conteúdo é de qualidade.

Incentive o compartilhamento colocando widgets no site e blog, como o que aparece ao lado esquerdo deste post.

Outro fator de extrema para o SEO é o Google Autoria. Caso ainda não possua perfil, cadastre-se no Google+ e certifique-se de utilizá-lo no blog da empresa.

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