O data driven marketing é a base das estratégias de publicidade dos tempos atuais e é uma experiência personalizada que os consumidores exigem. Mas o que isso significa para o seu negócio de batedeira industrial, por exemplo, e como você pode aproveitá-lo?
Com a advento da Indústria 5.0, todos estes novos conceitos mostraram aos gestores que eles deveriam se reciclar ou então ficariam para trás. Então, para que você não seja um deles, continue com a gente e entenda mais sobre o tema!
O que é data driven marketing e por que ele é importante?
O data driven marketing é um conceito que fornece informações concretas sobre suas atividades de publicidade e se elas estão funcionando. Os responsáveis pelo setor precisam de dados para tudo, desde apresentações de clientes a relatórios para a liderança da empresa.
E isso tem se tornado o cerne para uma boa gestão industrial como em uma empresa de rótulos adesivos. Mas saiba as principais vantagens abaixo!
Vantagens do data driven marketing
Agora que já tem uma ideia de por que o data driven é importante, aqui estão algumas vantagens relacionadas a ele:
1. Campanhas personalizadas e direcionadas
O conceito pode ajudá-lo a criar campanhas altamente segmentadas com mensagens exclusivas e personalizadas para cada cliente. Os dados darão informações sobre cada cliente, incluindo seus interesses, estilo de vida e atividade online.
Com isso, você pode criar uma espécie de marketing de relacionamento que atraia um grande número de interessados para seus negócios. Os dados podem orientar sua estratégia, além de informar onde e quando publicar anúncios e outros tipos de materiais.
2. Mensagens mais consistentes
Essas informações também podem ser usadas em muitos canais de comunicação. Ao aproveitá-las, poderá estender seu alcance em redes sociais como o YouTube ou Instagram, por exemplo.
3. Saiba o que funciona e o que não funciona
O data driven marketing ajuda você a identificar conteúdo específico e que leva os clientes em potencial a percorrerem funil de vendas. Isso faz com que determine onde seu tempo e seu orçamento devem ser gastos.
4. Segmentação do público
Como profissional de marketing, você sabe que não pode enviar a mesma mensagem nem usar as mesmas táticas para os clientes em potencial. Tudo porque estão em diferentes estágios da jornada e cada um deles precisa de motivações e garantias específicas.
Segmentar os comportamentos, os hábitos e os dados demográficos de seus leads pode ajudá-lo a organizá-los. Isso facilita, principalmente se for novo na utilização do marketing. Mas fique tranquilo, pois o conceito tem uma ‘matemática’ simples e intuitiva.
5. Conheça seus clientes e suas motivações para compra
O data driven marketing pode ajudá-lo a conhecer seus clientes antes mesmo que eles recebam algo de você em alguma caixa de papelão . Os dados podem alertá-lo, de antemão, sobre seus interesses e preferências, para que você possa entregar as mensagens perfeitas e que chamarão sua atenção.
Enfim, vale a pena integrar em seu dia a dia o data driven marketing, pois certamente terá ganhos incríveis em pouco tempo.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.