- Copywriting é a arte e a ciência de criar conteúdo persuasivo que é geralmente usado para fins de marketing e publicidade. Envolve a criação de textos com o objetivo de influenciar o comportamento do leitor, normalmente para realizar uma determinada ação, como comprar um produto ou se inscrever em um serviço.
- Embora o termo “copywriting” seja usado para se referir à escrita publicitária em geral, ele também pode se referir às peças específicas de conteúdo, como anúncios, slogans e taglines. Um bom redator publicitário precisa ter habilidades especiais para criar conteúdo que seja atraente e persuasivo, além de conhecer bem as técnicas de marketing e as estratégias publicitárias.
- Ser um copywriter pode ser uma ótima opção para você se você gosta de escrever e tem boa imaginação. Além disso, é importante ter algum conhecimento sobre marketing e propaganda, para que você possa criar peças que realmente funcionem.
- Mas afinal, vale a pena ser este profissional em 2022? É o que vamos te mostrar a seguir.
Um pouco de história sempre é bom, né?
- Você pode ser um empresário da construção civil ou então um vendedor de compressor de ar, eu tenho certeza que você já ouviu o termo “copywriter”, não é mesmo? Parece um termo moderno, mas essa é uma técnica que já possui quase 200 anos. Lá no século 19, por volta de 1828, o dicionarista norte-americano Noah Webster usou a palavra copy para definir os conteúdos autorais que seriam publicados na imprensa.
- Então, em 1870, o publicitário John Emory Powers foi pioneiro ao escrever textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios, recebendo o título de primeiro copywriter da história. O termo foi usado para distinguir seu trabalho da escrita dos jornalistas – e prevalece até hoje na comunicação moderna. Essa associação, no entanto, foi mudando com o passar do tempo, sobretudo, com a chegada da internet e do surgimento do marketing digital.
O que é ser um copywriter: saiba mais sobre isso
- No passado, ser um bom copywriter era importante, mas não era a única coisa que os profissionais de marketing precisavam saber. Os redatores eram responsáveis por criar anúncios e materiais de marketing que vendessem produtos ou serviços para o público. Eles precisavam ter um bom conhecimento sobre a psicologia do consumidor e sobre como persuadir as pessoas a comprar o produto, seja um produto de beleza ou um catalisador para tinta.
- Hoje em dia, os redatores publicitários ainda são responsáveis por criar materiais de marketing, mas o papel dos profissionais de marketing mudou muito. Os profissionais de marketing agora precisam ser hábeis em mídias sociais, SEO e análise de dados. Eles também precisam entender como os algoritmos das mídias sociais funcionam e como eles podem impactar o alcance de seus conteúdos.
- Com a popularização dessas estratégias nos últimos anos, percebe-se cada vez mais a importância de um copywriting que traga também informação ao público-alvo, e não seja só propaganda. Ele pode ser usado em todas as áreas como eletrodomésticos, varejo e até na divulgação de uma empresa de limpeza de fossa, por exemplo. Mais importante do que vender, é transmitir a informação que seu público quer ver, e que agregue valor para ele.
- Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.
- Isso significa que, se você quer ser um bom redator publicitário em 2022, terá que se esforçar para se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias. Além disso, você também precisará ter um bom conhecimento sobre os algoritmos das mídias sociais e sobre como eles funcionam.
Dicas para ser um bom profissional
- O que faz um redator ser eficaz no seu trabalho depende do seu conhecimento do mercado, do público-alvo e do produto ou serviço que deve promover. Assim, a pesquisa é uma tarefa muito importante para obter os fins pretendidos. Até porque ninguém nasce sabendo tudo. Sem rastrear claramente qual é o propósito do trabalho do redator, não há forma de garantir bons resultados. O que torna um copywriter eficiente é saber de antemão para quê é que irá escrever. Lembre-se: um bom redator não faz poesia, ele vende!
- A escolha do slogan ou do copy para cada trabalho de divulgação ou promoção podem ser os conectores elétricos que vão fazer seus clientes serem fidelizados e é um dos passos mais importantes no processo de escrita. Também é o que faz um redator destacar-se pela sua qualidade. Um bom redator tem de refinar os seus conteúdos mais do que uma vez, removendo e melhorando o que for necessário, para obter um produto final ideal.
- Pesquisar é muito importante para um redator, pois isso pode ajudar a determinar o que o público-alvo quer e precisa, além de mostrar como o produto ou serviço se encaixa no mercado. Quando bem feita, a pesquisa pode ser extremamente útil para um redator, pois pode fornecer todas as informações necessárias para criar um texto eficaz que atinja os objetivos pretendidos.
Revise sempre
- Em todo processo, é sempre importante analisar se a estratégia que estamos utilizando está surtindo efeito e se os objetivos estão sendo alcançados. Isso nos permite perceber se é necessário mudar alguma coisa ou continuar com a mesma abordagem. Por isso, é fundamental monitorar constantemente os resultados para tomar as melhores decisões. Assim, poderemos avançar em direção aos nossos objetivos com maior assertividade.
- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.