Uma campanha de marketing tem como premissa, fazer com que uma empresa consiga realizar seus principais objetivos através de algumas estratégias e ações pré definidas, como posicionar marcas, modificar o branding industrial, obter engajamento, ganhar visibilidade, vender seus produtos e serviços, e por aí vai.
Sendo assim, uma campanha de marketing parou de ser algo visto como um diferencial e se tornou uma ação quase que obrigatória para qualquer negócio, tão importante como uma mangueira de incêndio para o bombeiro. Geralmente, ela ajuda a definir se uma empresa vai conseguir alcançar o sucesso ou o fracasso.
Mas, mesmo sabendo do tamanho de sua importância, você sabe quais fatores cruciais para uma campanha de marketing? O que ela necessariamente precisa ter para alcançar o sucesso? No texto de hoje, falaremos tudo sobre o que é necessário dentro dessa campanha, bora conferir? Então vamos lá!
Objetivos
Talvez o fator mais importante dentro de uma campanha de marketing seja seus objetivos, afinal, é simplesmente impossível cogitar criar uma campanha de sucesso, sem pensar na razão pela qual ela está sendo desenvolvida. Se você tem a finalidade de lançar uma campanha voltada para o ramo de purificador de ar, por exemplo, é necessário estudar o seu público alvo com atenção.
Traçar os objetivos é primordial para entender o que você deseja e os motivos da campanha existir, as metas que dão origem às suas estratégias e são justamente elas, que vão te guiar durante toda sua jornada.
Fortalecer a marca, alcançar novas pessoas ou simplesmente melhorar seu marketing para indústria, independente de qual for seu objetivo, é crucial que você o defina.
Público
Quem trabalha com marketing já deve estar cansado de saber o quanto o público é importante dentro de uma campanha, afinal, de nada adianta ter uma ótima ideia, criar um produto perfeito se você divulgá-lo para as pessoas erradas.
Conhecer seu consumidor, saber quais canais eles estão presentes, a forma que eles gostam de se comunicar, e o que eles querem consumir, é crucial para que você ofereça o produto certo, no local certo e principalmente, para a pessoa certa.
Orçamento
Nem toda campanha será investido o mesmo recurso, existem algumas que você irá gastar mais e outras menos dinheiro, sendo preciso entender quais serão os recursos alocados em cada uma delas.
Para isso, procure estudar as vertentes e saber se aquela campanha precisa de mais ou menos investimento para que ela funcione. É sempre importante colocar na balança as finanças da empresa e onde ela deseja chegar com aquela estratégia.
Duração
Outro fator que varia de campanha para campanha é a sua duração, existem algumas que, dependendo do seu objetivo, devem ser realizadas de maneira mais rápida como, por exemplo, o lançamento de um produto ou o convite para um evento.
Já algumas outras, como na fabricação e distribuição de toldo policarbonato, podem ter uma duração prolongada de acordo com seus resultados. Assim como o orçamento, esse é um fator variável, mas que deve ser definido e é imprescindível dentro de qualquer planejamento da sua campanha de marketing.
Recursos
Já falamos do orçamento, certo? Mas aqui, os recursos entram em outra categoria, não estamos do dinheiro investido em si, mas sim, da alocação de recursos que você irá colocar dentro da sua campanha.
Quais os canais de veiculação, a equipe responsável pela campanha, as ferramentas de monitoramento e por aí vai.
Todos esses, são recursos que devem ser pré estabelecidos, para que você consiga cumprir seu objetivo e fazer com que tudo ocorra de forma coesa e do jeito que você tanto almejou.
Deixe sua opinião nos comentários abaixo sobre o que achou do texto de hoje, você gostou? Acredita que esses são os fatores mais importantes para uma campanha de marketing? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.