O espaço notório conquistado cada vez mais pela internet tem impacto nas mais diversas áreas, desde como as pessoas consomem até as estratégias empregadas pelas empresas. Afinal, no mercado diferentes fatores apresentam ligação com a jornada de compra e neste cenário, métodos como o inbound marketing são muito visados para atrair o interesse de consumidores através da relevância do conteúdo.
Para quem possui um comércio eletrônico, independente do setor, o inbound pode potencializar os resultados que a empresa atinge. Nesse cenário, é importante abordar o conceito de lead, que condiz com o cliente em potencial que apresenta interesse em algum ponto em um serviço ou produto.
Para que ocorra a atração e qualificação de leads, é preciso que o planejamento tenha um estudo preciso da persona, que refere-se a uma representação do consumidor ideal, assim contando com uma maneira de traçar um perfil semi fictício para determinar as abordagens e outros aspectos das estratégias aplicadas.Por fim, há distinções decisivas entre as personas, por exemplo, os usuários que buscam por tela de projeção retrátil podem ser encontrados em plataformas diferentes quando verificado com o público que busca por máquina de jogos.
CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DO FUNIL DE VENDAS
O funil de vendas tem grande impacto para diversas estratégias de marketing digital e a razão se deve ao fato de se tratar de uma representação da jornada de compra da persona, desde a etapa da procura de informações superficiais até a concretização da compra. O funil é dividido em três fases: topo, meio e fundo. O topo apresenta como principal característica um maior público, onde dados superficiais são buscados e muitas vezes o usuário não sabe ao certo o que necessita ou até mesmo que existe um problema.
De uma forma geral, o topo corresponde ao aprendizado e descoberta, enquanto meio é caracterizado pela consideração da compra e o fundo pela avaliação, seguida pela decisão. Há possibilidade de encontrar a representação das etapas divididas em quatro, com a primeira em descoberta e a segunda como reconhecimento do problema.
Os conteúdos relevantes são de grande importância principalmente para as primeiras etapas, essencialmente para a captação dos leads. Já ao se tratar da conversão, há necessidade de conteúdos que possam instigar os consumidores nesse sentido. Por exemplo, uma e-commerce que atua com camisetas personalizadas atacado pode oferecer descontos ou conteúdos exclusivos.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DO INBOUND MARKETING?
Assim como em diversas estratégias de marketing digital, no inbound ocorre a combinação de diferentes táticas para alcançar determinados resultados de maneira ágil. Entre os recursos que podem fazer toda a diferença para o e-commerce, é possível citar:
- Análise de métricas;
- SEO;
- Gerenciamento de blogs;
- Automação de marketing.
A análise de métricas de maneira contínua é um dos grandes benefícios proporcionados pelo inbound marketing e é algo que deve ser aproveitado de maneira adequada. Para compreender a importância de usar ferramentas propícias para análise de resultados, é possível imaginar uma empresa que atua com coleta de papel para reciclagem e que não põe em prática tal monitoramento. Dessa maneira, haverá incerteza em relação aos pontos de destaque, ajustes necessários e o que não está dando certo.
Com as técnicas SEO (Search Engine Optimization) as páginas da empresa podem alcançar um posicionamento mais favorável dessa forma, o site pode ser localizado com maior facilidade. Para isso são considerados fatores internos e externos em relação a sua estrutura e conteúdos aplicados.
A otimização também pode ser voltada para um blog, uma vez que conforme abordado, o inbound está essencialmente relacionado com o conteúdo que atraia o público. É preciso que o gerenciamento seja eficaz, pois envolve ações como organização, criação, edição, postagem e medição.
Assim como as alternativas anteriores, a automação de marketing tem grande significado, principalmente para ações em grande escala, pois permite que o relacionamento produtivo seja mantido enquanto a eficiência das atividades é elevada. É possível que existam certas variações nos sistemas empregados, mas de uma forma geral, automação consiste em rastrear os pontos de contato entre os clientes em potencial e a empresa, tornar as tarefas individuais que precisam ser repetidas automáticas e gerar relatórios de acordo com cada ação.
Com o emprego adequado do inbound marketing e outras táticas de marketing digital é possível ter um destaque notório no e-commerce. Por esse motivo, é crucial contar sempre com profissionais qualificados para avaliar quais são as ações mais favoráveis para alcançar as metas da empresa de forma segura e eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.