- As redes sociais são, sem dúvidas, uma verdadeira febre na atualidade, só no Brasil temos cerca de 171,5 milhões de usuários registrados nas mais diferentes mídias digitais, representando 79,9% da população brasileira, já no mundo são 4,7 bilhões de usuários ativos, equivalente a 59% da população mundial.
- Sendo assim, podemos afirmar que o brasileiro costuma consumir bastante as redes sociais e que praticamente 8 a cada 10 brasileiros navegam por algum aplicativo. Mas é claro que essa popularidade era algo até já esperado, porém o que muitas pessoas se questionam é em relação às funcionalidades dessas mídias, principalmente no ramo empresarial.
- Sua popularidade é inegável, mas será que as redes sociais só são úteis para o entretenimento e descontração dos usuários ou elas possuem um algo a mais que pode ser aplicado dentro das corporações? Será que ela é um item obrigatório, assim como uma calça de brim uniforme, se tratando de uniformes resistentes.
- No texto de hoje, iremos falar melhor sobre as redes sociais empresariais e iremos responder uma simples pergunta, elas são investimentos ou perda de tempo? Será que elas apresentam realmente resultados concretos ou tudo isso não passa do famoso fogo de palha? Bora conferir a resposta? Então, vamos lá!
Redes sociais empresariais: quais são elas?
- Antes de começarmos a falar se vale ou não a pena investir nas redes sociais empresariais, é preciso que você conheça elas um pouco melhor. Essas mídias são iguais as convencionais que estamos acostumados a acessar, mudando principalmente é o seu foco que será totalmente voltado para a parte de empreendimento.
- Claro que existem alguns canais que acabam sendo imprescindíveis para uma empresa que quer se estabelecer no âmbito digital, entre elas, podemos ressaltar 5: o LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp Business.
- Facebook, Instagram e YouTube são as principais redes sociais do Brasil, garantir presença nelas é algo quase que obrigatório para uma empresa, principalmente nas duas primeiras, já o LinkedIn e o WhatsApp Business tem um foco maior na parte profissional e na gestão empresarial, tendo um papel importante para quem deseja falar de uma forma mais formal condizente com seu segmento.
- Todas elas possuem seus prós e contras e suas próprias características, porém, as redes sociais tem alguns pontos em comum tanto de benefícios quanto de malefícios, então resolvemos separar cada um deles abaixo.
Alcance amplo e abertura de oportunidades
- O primeiro ponto positivo do uso das redes sociais empresariais é o seu alcance extremamente amplo e a abertura de novas oportunidades que elas geram, isso porque como citamos acima, são milhares de usuários conectados diariamente, sendo um universo enorme para ser explorado.
- As redes não possuem restrição de localização, nem de horário, é possível mostrar um pouco mais sobre a sua lixadeira girafa para qualquer usuário no Brasil independente da hora, isso faz com que você alcance muito mais pessoas de maneira mais eficiente do que está acostumado e também, abre um enorme leque de oportunidades.
- Quanto mais pessoas você alcançar, mais você pode dialogar com elas de maneira eficiente, o que acaba dando oportunidade para mostrar melhor a sua marca, alcançar o seu público-alvo e até mesmo melhorar a sua segmentação, além é claro, de estar presente em plataformas que são muito acessadas e quase essenciais presentemente.
Melhoria no relacionamento e aproximação com o público
- Além de chegar no público, é sempre interessante construir uma base sólida de relacionamento com eles, e esse é outro ponto onde as redes sociais atuam bastante, ao inserir sua marca em uma plataforma, você começa a mostrar uma nova face do seu negócio, se destacando e chamando a atenção das pessoas justamente de uma forma mais próxima e íntima do que estão acostumados.
- A postagem constante de conteúdos de forma praticamente diária, as conversas e o engajamento, e a troca de informações é algo que ajuda uma marca a ser vista de forma mais humanizada e se aproximar do público.
- Basta olhar grandes empresas como a Netflix, por exemplo, que tem um ótimo trabalho de social media, causando uma impressão divertida e gerando aquela aproximação com seu público de forma inteligente através das redes.
Relevância e autoridade para a marca
- Quem não quer ser relevante e conhecido no mercado? Qual empresa não quer ter uma certa autoridade e ver sua marca se tornando algo a mais do que estamos acostumados? Isso acontece bastante quando uma empresa investe nas redes sociais, ela gera credibilidade, relevância e autoridade.
- Ao mostrar seus serviços de caldeiraria e montagem industrial diariamente, falar sobre o seu negócio e manter uma comunicação com o público, você acaba se tornando uma referência dentro do seu segmento, sendo muito mais conhecido e relevante do que era antes.
É preciso investir para ter resultados
- Tudo que citamos até agora são pontos extremamente positivos a favor das redes sociais, certo? Bom, mas nem tudo são flores, se você quer ter resultados nas redes, é preciso realizar investimentos, e aqui não falamos apenas na parte financeira, mas também é preciso usar o tempo para alcançar o sucesso.
- É necessário ter profissionais de marketing ou social medias por trás das redes cuidando do seu desempenho, é preciso fazer postagens frequentes, responder comentários e interagir com seu público de maneira diária, uma rede social eficiente é aquela cuidada diariamente, então se você quer criar uma rede só para fazer volume esqueça, para ter sucesso é preciso gerenciá-la de maneira inteligente.
Afinal, as redes sociais empresariais são investimentos ou perda de tempo?
- Com tudo isso que falamos acima, talvez a resposta dessa pergunta tenha ficado um pouco mais fácil, certo? É claro que vale e muito, investir nas redes sociais empresariais, esse é um mundo novo, repleto de oportunidades e ideal para qualquer negócio.
- O único, porém, inserido no meio disso é justamente o que citamos, se você quer ter sucesso, é preciso investir de verdade, ou você realiza um plano de ação para as suas redes sociais, ou tudo pode acabar sendo uma grande perda de tempo.
- As redes sociais são um elemento quase obrigatório em qualquer empresa, assim como o uso dos uniformes profissionais, porém para aproveitar a sua efetividade, é necessário realizar um investimento verdadeiro e de fato, efetivo.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.