O marketing é um estudo que está há muitas décadas no mercado e ajuda empresas a encontrarem seu público-alvo e construírem os caminhos para estabilização dentro do mercado.
No decorrer dos anos, o marketing foi se adaptando para novos formatos, sobretudo com o desenvolvimento da tecnologia e da internet.
Então criou-se um dos principais avanços neste setor, que é o marketing digital, onde existe uma série ferramentas, como por exemplo:
- . Posicionamento de SEO;
- . Chatbots;
- . E-mail marketing;
- . Marketing de afiliados;
- . Entre outros.
Mas tudo isso só conseguiu estabelecer e mostrar-se como forma material e científica, porque existia ao seu lado o apoio da tecnologia.
E se você tem uma empresa especializada em vendas de um transformador de solda, por exemplo, resolvemos fazer esse artigo para falar sobre a importância da tecnologia no marketing e quais seus principais benefícios. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura!
Gestão de dados
A tecnologia no marketing, podemos dizer, que foi o condutor que faltava para gestão de dados para melhores tomadas de decisões.
Antes se faziam ações de marketing sem bases materiais, pois gestor de uma empresa de balcão refrigerado inox, por exemplo, não sabia determinar exatamente qual era a proporção de resultados que aquela ação estava gerando para a empresa.
Com o Big Data (banco de dados) e os softwares de gestão em marketing, tornou-se possível acumular dados e repassar para outros setores, como o setor de venda, TI (tecnologia da informação), financeiro e gerência. Proporcionando dados mais concretos, otimizando as formas produtivas da empresa.
Integração digital e a união de setores
O marketing se instrumentalizou com a tecnologia e proporcionou maior integração digital em todas as frentes de uma empresa.
Não estamos falando somente do marketing que executamos para clientes em potencial, em suma, o marketing interno e análise de dados, com ajuda da tecnologia, chegou a um novo nível.
A integração digital também aproximou os setores de marketing e de TI, pois juntos, podem trabalhar na detecção e no desenvolvimento de sistemas e ferramentas que vão otimizar o processo de atendimento ao cliente.
Esse tipo de união é importante e benéfica para empresa, pois ela estará utilizando duas forças internas, que trabalhavam anteriormente separados, para obter resultados mais produtivos no que diz respeito ao atendimento ao cliente e as ações de marketing, que visam elevar o padrão da empresa no mercado.
KPI’s e os indicadores de desempenho
A união entre tecnologia e marketing trouxe ao gestor de uma empresa especializada em grupo gerador de energia, por exemplo, o KPI (Key Performance Indicator), conhecido também como indicador-chave de desempenho.
Trata-se de ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho, ou de um determinado processo como o marketing, por exemplo, apontado resultados sobre a efetividade através de mensurações de resultados.
Isso otimiza o setor de marketing e a detectar eventuais problemas na campanha publicitária, podendo alterá-la de forma precoce para evitar gastos desnecessários ou melhorar os resultados da própria campanha.
Esse foi nosso artigo falando sobre a importância da tecnologia no marketing. Se gostou deste conteúdo compartilhe para mais pessoas e nos siga para mais dicas de marketing, empreendedorismo e gestão empresarial.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.