- O Marketing Social tem como objetivo principal influenciar o comportamento das pessoas em relação a um produto, marca ou serviço de uma determinada empresa. Esse tipo de abordagem é voltado para promover ações que visam o bem-estar social, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, fidelizando os clientes.
- Neste artigo será abordado como funciona o Marketing Social e quais são suas principais estratégias. Gostou do tema? Então acompanhe a leitura!
O que é Marketing societal?
- O marketing societal, também conhecido como marketing social, é uma abordagem em que as empresas adotam práticas de marketing com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade.
- Desse modo, essa metodologia oferece uma oportunidade ímpar para empresas de todos os setores, seja de impermeabilizante para laje ou até mesmo produtos cosméticos, para promover sua marca e também o bem estar da comunidade.
- Ao usar o marketing social, as organizações podem construir a confiança do público, melhorando sua imagem e autoridade, enquanto também oferecem aos membros de sua comunidade benefícios tangíveis para as duas vias.
- Por exemplo, com uma empresa de sistema de som ambiente você pode contribuir para um evento comunitário, promovendo assim o bem-estar dos moradores da região, além de outros benefícios. Por isso, é importante adotar essa estratégia para construir uma sociedade justa.
Quais os tipos de marketing societal
- O Marketing Societal é uma disciplina onde as empresas e organizações desenvolvem estratégias de marketing com foco na responsabilidade social e no desenvolvimento sustentável. Existem vários tipos de marketing societal, como o marketing verde, o marketing ético, o marketing da responsabilidade social, o social marketing e o marketing de cidadania.
- O marketing verde visa a sustentabilidade ambiental, envolvendo produtos de baixo impacto, técnicas de produção eficientes em energia e recursos naturais como um aquecedor a gás, por exemplo.
- Já o marketing ético se concentra na responsabilidade moral da publicidade, envolvendo a manipulação de conteúdo para evitar discriminação, exploração de crianças e outras causas importantes.
- O marketing da responsabilidade social tem como principal objetivo a conscientização sobre problemas sociais, como ajudar na prevenção de doenças, incentivar a educação e promover a igualdade de direitos.
- Por outro lado, o social marketing busca influenciar comportamentos, como a prevenção de problemas de saúde e de meio ambiente. Por fim, o marketing de cidadania envolve ações de responsabilidade social, voltadas para a promoção de direitos humanos e proteção dos direitos dos consumidores.
- Estes são apenas alguns tipos de marketing societal, o que torna a disciplina cada vez mais relevante para empresas e organizações que buscam gerar um impacto positivo na sociedade.
Aplicando o marketing em sua própria empresa
- O marketing societal é uma ótima estratégia para empresas que desejam influenciar o comportamento de seus clientes. Esta abordagem lança a luz sobre os benefícios ambientais, sociais e econômicos de um produto ou serviço.
- Por exemplo, se você é um vendedor de torquímetro poderá aproveitar o marketing societal para promover os benefícios deste produto para ajudar a proteger o meio ambiente. Além disso, ao promover a venda deste produto, as empresas podem contribuir para a economia geral e ganhar um bom potencial de retorno de investimento.
- Para obter o sucesso ao aplicar o marketing societal, é importante que as empresas considerem todos os fatores, desde a promoção do produto, até a tomada de decisão sobre os meios de divulgação. Portanto, lembre-se de usar mídias sociais para promover a sua marca.
- Outra estratégia de marketing pode ser o patrocínio de campanhas de conscientização ambiental ou eventos esportivos. É importante entender que o marketing societal trata de estratégias duradouras, não apenas de vender produtos.
- Ao aplicá-lo em sua empresa, você criará uma relação de confiança com seus consumidores, mídia, parceiros e demais públicos. Dessa forma, é fundamental estimular a conscientização, na própria comunidade, para capitalizar essas relações e ter vantagem competitiva no mercado.
- Para isso, as empresas utilizam diversas estratégias, como o marketing verde, que visa conscientizar o consumidor sobre a importância da preservação do meio ambiente, o marketing de responsabilidade social corporativa, que tem como foco principal as ações sociais da companhia e o marketing digital, que usa as redes sociais para interagir com o público-alvo.
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- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.