- Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, o marketing digital se tornou uma das áreas mais comuns na atualidade, sendo usada em praticamente todas as empresas independente do seu tamanho ou segmento de atuação.
- Porém, grande parte delas não possui um setor responsável pelo marketing digital ou profissionais exclusivos dessa área, a opção para muitos é contratar uma agência para assumir o comando das operações e traçar as estratégias da melhor forma possível.
- E se engana quem pensa que dentro da agência só existe uma pessoa responsável por tudo, são vários profissionais diferentes que executam funções distintas para que a agência funcione de forma positiva como um todo, afinal, montar as melhores estratégias pode dar muito mais trabalho do que você imagina.
- Pensando nisso, no texto de hoje nós separamos quais são as funções que acontecem dentro de uma agência de marketing digital, conheceremos todos os profissionais e toda a base que forma as estruturas metálicas de uma agência que atua nessa área, bora conferir? Então vamos lá!
Gerente e coordenador de marketing digital
- No topo de toda a cadeia de uma agência de marketing digital, temos o gerente e o coordenador de marketing, eles costumam liderar as equipes e serem responsáveis diretamente por toda a parte operacional que acontece dentro da agência.
- Em alguns casos, ainda podemos ter supervisores, dependendo do tamanho da agência, eles auxiliam em diversas áreas como na produção de conteúdo, assessoria de comunicação, e por aí vai, sem receio de colocar a mão na massa e gerenciar e coordenar, todas as execuções do empreendimento.
Analista de marketing digital
- O analista de marketing digital, também podendo ser conhecido como analista de mídia ou gestor de tráfego, executa uma série de funções como captação de estratégias com cliente interno ou externo, planejamento de campanhas, de automação, de sites, revisão de textos, performance de anúncios, otimização de anúncios, medição de indicadores e muito mais.
- Essa é uma função extremamente técnica que possui uma enorme importância dentro de uma agência, sendo aquele cara que encontra os melhores caminhos, utilizando das ferramentas que tem à disposição, assim como na área de construção civil, onde alguém precisa saber manusear e utilizar uma talha elétrica 1000kg da melhor forma possível.
Programador
- O Programador Web, geralmente é formado em TI, e participa ativamente na construção de sites, blogs e lojas online como um todo, sendo responsável por criar toda a diagramação e estruturação de uma estrutura online.
- Ele também deve contratar hospedagens, pesquisar e implementar os melhores plug-ins e atuar na parte técnica de forma geral, como na criação de landing pages e qualquer atividade que necessite do uso de programação.
Designer
- Já o designer podemos dizer que é uma área próxima da que vimos acima, ele é responsável por participar da parte visual, seja na criação de uma loja ou de um site, ou dos anúncios presentes nas campanhas.
- Geralmente, são profissionais formados em design e que dão vida a tudo, atuando na parte gráfica das coisas, eles podem criar a parte visual de uma landing page, de um site, blog, loja online, também criam as artes de anúncios e de conteúdos, sendo responsáveis diretos pela parte visual.
Redator
- Já o redator, que geralmente é o profissional formado em jornalismo ou publicidade e propaganda, fica responsável pela criação dos textos, desenvolvendo os conteúdos que serão publicados com esse formato, podendo ser nas redes sociais, roteiro de vídeos, narrações, institucionais ou anúncios em geral.
- Ele também pode atuar com o copy, que na linguagem do marketing é uma estratégia que consiste na escrita persuasiva, utilizando textos para gerar gatilhos mentais e atrair novos clientes como um imã de ferrite, ou fazer com que eles tomem uma certa decisão.
Assistente de marketing digital
- Por fim temos o assistente de marketing digital, ele costuma atuar junto com o gerente ou coordenador, sendo um cargo hierárquico mais básico, suas funções são variadas, como atuar diretamente na criação de conceitos e redação, envio e recebimento de demandas criativas, disparo de e-mails, publicação de anúncios, atualização de sites e blogs, revisão do SEO e por aí vai.
- Ele serve como um auxiliador de praticamente todas as áreas do marketing digital, ajudando a melhorar o desempenho da agência e participando ativamente de praticamente todos os processos criativos.
- Ainda vale ressaltar que existe o CEO ou Diretor da agência, que fica no topo da hierarquia, e dependendo do tamanho do empreendimento, as funções que vimos acima podem ser divididas, como um programador back-end ou front-end.
- O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.