- A tecnologia está dominando o mundo, por isso é fundamental que as empresas estejam sempre atualizadas sobre as novas tendências e estratégias de mercado para se destacar da concorrência. Afinal, são tantos os avanços tecnológicos transformando nossas rotinas profissionais que fica até difícil acompanhá-los.
- Dessa forma, novas práticas de SEO precisam ser aplicadas para capturar conteúdo e engajar o maior número de usuários. Uma técnica que vem ganhando cada vez mais relevância no marketing digital é a pesquisa por voz.
- Neste texto, apresentaremos a vantagem de utilizar a pesquisa por voz na estratégia de SEO da sua empresa. Confira abaixo!
O que é pesquisa por voz?
- A pesquisa por voz, ou search voice em inglês, é uma maneira prática e ágil de procurar resultados para uma palavra-chave nos mecanismos de busca. O funcionamento é feito pela captura da voz por meio de smartphones, tablets, entre outros dispositivos.
- Portanto, se você pesquisar sobre uma tela fachadeira, por exemplo, a inteligência artificial entrará para transformar a voz em um texto e realizar a busca no Google. Esse recurso vem se popularizando no Brasil e no mundo, principalmente por facilitar a vida das pessoas.
Vantagem da pesquisa por voz para as estratégia de SEO
- Dentre as principais vantagens, a facilidade e a rapidez são as que despertam o maior interesse dos usuários na forma de buscar conteúdos na internet. Afinal, com essa ferramenta é possível realizar perguntas, sem a necessidade de escrever uma frase longa.
- Um estudo mostrou que as pesquisas por voz são 3,7 vezes mais rápidas do que as pesquisas por texto. Sendo assim, em uma sociedade altamente tecnológica e multitarefa, facilitar a vida dos usuários é o principal fator para se diferenciar da concorrência.
- Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação: você está a caminho do DETRAN para realizar a prova teórica, mas esqueceu alguns conceitos de cada placa ou cone de sinalização, pesquisar esse conteúdo por áudio será muito mais prático e economizará seu tempo.
- A pesquisa por voz é um recurso para impulsionar as estratégias de SEO do site e blog da sua empresa. Dessa forma, se você deseja que seu negócio ganhe mais visibilidade e atenda novas demandas de usuários, é necessário que você invista nessas ferramentas.
- Existem dois tipos de palavras-chave com as quais você pode trabalhar para classificar o processo de SEO: as palavras-chave “head tail”, ou cauda curta, e “long tail”, ou cauda longa.
- O objetivo dessas técnicas é afunilar o foco e o alvo dos consumidores. Além disso, as palavras-chave “long tail” não são necessariamente maiores que as de “head tail“. O que as diferencia, no entanto, é a sua especificidade no termo pesquisado.
- Por exemplo, vamos pensar na palavra-chave “solda”. A palavra “solda” por si só é um head tail (cauda curta), com alta competitividade e baixa possibilidade de conversação. Porém, se pensarmos na palavra-chave “aluguel de máquina de solda” podemos considerar como um termo de conversão, pois é bem específico e a intenção de compra está clara.
- A partir da análise do enquadramento das palavras-chave, a página ou site da sua marca pode ser melhor otimizado, ganhando mais destaque no buscador da web. Ou seja, você alcançará um público maior e mais engajado.
- Agora que vimos as vantagens de usar a pesquisa por voz para estratégia de SEO, não perca tempo e aplique essa técnica na sua empresa. O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!