A pesquisa por voz se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos, sendo considerada uma das tecnologias que mais ganha importância e mais cresce com o passar do tempo, afinal, quem aí nunca viu alguém falar para o celular algo como: “Ok Google, qual a previsão do tempo para hoje em Goiânia?” Ou “Alexa, qual a melhor, porta de aço ou de alumínio?”.
Talvez a alguns anos atrás, falar com o seu smartphone fosse algo esquisito, mas acredite, nos dias de hoje isso se tornou algo extremamente comum, e muitas vezes até necessário. A pesquisa por voz ajuda em vários aspectos, trazendo praticidade, facilidade e um universo muito mais lúdico.
De acordo com pesquisas, 2% dos usuários de desktop realizam suas buscas exclusivamente por voz, enquanto por smartphones 5% usam esse recurso. Se levar em consideração a inclusão dos textos, 30% das pessoas em computadores fazem sua pesquisa por voz ou texto enquanto nos celulares esse número cresce para 42%.
Além da sua tradicional funcionalidade de pesquisas, esse recurso também tem um papel fundamental em outras áreas, entre elas temos justamente o Search Engine Optimization, conhecido como SEO.
Mas, qual a conexão e a importância da pesquisa de voz para o SEO? Como essa tecnologia impacta essa estratégia? Vamos descobrir tudo agora!
Mudança nas escolhas das palavras-chaves: caudas longas são mais indicadas
O primeiro ponto que vale a pena ser destacado na pesquisa por voz e sua relação com o SEO é a mudança nas escolhas das palavras-chaves. Realizar uma busca por texto e por falar, costuma ser bem diferente e é preciso se adaptar a essas mudanças.
A pesquisa por voz, tende a ter uma linguagem muito mais natural, com um tom real de conversação, ou seja, as pesquisas costumam sair como em uma pergunta para um amigo ou um diálogo mais comum, o que faz com que as palavras-chaves escolhidas tenham que ser diferentes.
É recomendado a utilização da cauda longa, ao invés de colocar apenas “bomba centrífuga”, procure uma frase completa, como “onde posso comprar uma bomba centrífuga” ou “qual a melhor bomba centrífuga”.
É necessário entender e responder a pergunta dos usuários
Como citamos acima, a pesquisa por voz apresenta uma forma diferente e muito mais natural dos usuários realizarem suas pesquisas, geralmente, todas as pesquisas são feitas com perguntas, já que essa é uma forma mais natural de conversar com a plataforma.
Sendo assim, é preciso entender e responder essas perguntas para otimizar o seu SEO. Quando, como, onde, por quê e quantos, podem se tornar palavras comuns em seus títulos e nas suas palavras-chaves.
O Mobile se torna cada vez mais prioridade
Com a pesquisa por voz se tornando cada vez mais relevante, consequentemente, os dispositivos móveis também acabam ganhando mais espaço e se tornando uma verdadeira prioridade para qualquer usuário.
As pessoas tendem a usar a pesquisa por voz muito mais pelos celulares, o que prioriza e faz com que o acesso por eles seja algo muito mais comum, fazendo com que o algoritmo do Google priorize cada vez mais sites responsivos ou que sejam exclusivamente mobiles.
Otimização de conteúdos para os featured snippets
Os featured snippets nada mais são, do que aqueles trechos em destaque que aparecem logo no início da página de resultados, dessa forma, graças a pesquisa por voz, é preciso otimizar o conteúdo de forma correta para que apareçam de maneira eficiente dentro dessa estratégia.
É preciso conter informações objetivas que respondam às perguntas dos usuários, se a pergunta é: “O que é detergente concentrado?”, acrescente algo como “Detergente concentrado é…”
Dessa forma, o seu conteúdo ganha destaque, e aparece de maneira muito mais eficiente e prática para o usuário que está pesquisando.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.