- Você sabe qual é o tipo de cliente ideal para o seu negócio? Aquele que pretende comprar os seus produtos e contratar os seus serviços? Todo empreendedor busca aumentar o número de consumidores que possuem em sua empresa, mas nem sempre as estratégias desenvolvidas realmente vão trazer bons resultados, isso porque não são todas as pessoas que se identificam com o que sua marca oferece no mercado.
- Identificar a persona certa, fará com que as suas vendas sejam mais assertivas e seja qual for o segmento da empresa, ou o serviço que ela preste, desde descarte de lixo eletrônico até conserto de aparelhos eletrônicos. Abaixo vamos dar mais dicas de como saber quais são os potenciais clientes ideais para o seu negócio.
O que é uma persona? Como identificá-los para aumentar as vendas do seu negócio?
- Personas são as pessoas que possuem as características para tornarem-se clientes de sua empresa e que representem exatamente aquele consumidor que sua empresa busca para consumir dos produtos e serviços ofertados por sua marca. São aqueles que comprarão os itens ofertados e certamente são o tipo de público ideal.
- Como saber quais são os clientes ideais para o seu negócio? É simples, identificando quais buscam por produtos vendidos por sua empresa. Por exemplo, um negócio que vende imã de ferrite, precisa seguir os seguintes critérios para saber quem consumirá de seus itens:
- – Idade do seu potencial cliente, a pessoa que se interessa pelos produtos de sua marca;
- – Os seus hábitos;
- – Seus cargo e funções;
- – Suas frustrações,
- – Quais desafios eles enfrentam;
- – As crenças que possuem, isso ajudará a identificar qual é a melhor forma de abordá-los;
- – Como ele compra, identificando o que faz se interessar pelos produtos e o que geralmente compram com mais intensidade;
- – Seus hobbies para saber o que gostam de comprar;
- – Quais são as mídias que mais usam, auxiliando assim, na identificação de como conseguir obter um contato mais fácil e assertivo;
- – As suas influências de compra, entendendo o que ele precisa;
- – Onde busca informação para compras, como sites de busca, redes sociais ou anúncios;
- – Os critérios que usam para realizar uma compra e adquirir um serviço;
- – As tecnologias usadas no dia a dia para buscar informações e realizar suas compras de forma online.
Qual a importância de uma persona para o seu negócio?
- O que os empreendedores muitas vezes não levam em conta, é a importância da definição da persona ideal para ajudar assim o seu negócio a vender cada vez mais. Sendo claro e objetivo, entendendo quem tem a intenção de consumir dos seus produtos e serviços, os investimentos com estratégias de venda serão mais assertivos e assim você conseguirá evitar gastos que não darão retorno.
- Para o marketing digital, é uma maneira de oferecer resultados bons para a sua empresa, o que fará com que a venda de um item ou serviço, como brunimento de cilindro cresça cada vez mais.
- Identificar o cliente ideal evita que sua marca perca recursos investindo em pessoas que não têm a intenção de se tornar cliente e apostar nos consumidores certos.
- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.