Blog de Marketing Digital

Para que serve o lead scoring?

Para que serve o lead scoring?

 

  • Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a de atrair grande número de leads para sua empresa e reverter tudo isso em público e em novos negócios. Vale a pena investir!

 

  • No entanto, sem uma equipe de vendas qualificada, você pode perder tempo com pessoas que não estão dispostas a comprar seus produtos. Afinal, o lead scoring é a técnica que vai a aumentar essa eficiência e também aumentar o faturamento da empresa.

 

  • Dessa forma, coloque uma etiqueta personalizada, para não deixar nenhuma informação de fora. Neste artigo, abordaremos o conceito dessa e os benefícios que ela trará para o seu . Gostou da pauta? Então fique conosco!

 

O que é lead scoring?

  • Para entender de forma simples, o lead scoring é uma forma de classificar seus clientes em potencial por pontos. Assim que um lead recebe pontuação aceitável, ele é imediatamente repassado para a equipe de vendas tentar fechar o negócio.

 

  • A pontuação é normalmente definida com base no perfil do lead em comparação com o público-alvo da empresa, como uma fabricante de chapa de aço inox, além das ações durante a jornada de compra. Quanto mais próximo o lead do consumidor estiver da empresa, mais pontos ele ganhará.

 

Qual a importância do lead scoring para o seu negócio?

  • É uma das táticas mais importantes a partir do momento em que uma empresa passa a gerar boa quantidade de leads por meio do Inbound Marketing.

 

  • É uma alternativa muito boa para não contar apenas com a sorte na hora de abordar um possível cliente e oferecer impermeabilizante para laje dos serviços prestados, por exemplo. 

 

  • Além disso, é fundamental compreender cada aspecto dessa técnica para não correr nenhum risco de promover um produto diferente daquele que sua empresa pretende atingir. 

 

Os principais benefícios do lead scoring

  • Existem inúmeros benefícios em aplicar esse método ao seu negócio e garantir que ele tenha sucesso no mercado. Aqui estão três deles, veja abaixo:

   

Diminuição de custos

  • Sua empresa passa a gastar menos com vendas e marketing quando adota o lead scoring. As equipes de marketing e vendas gastarão menos tempo preparando e abordando leads para ter a mesma taxa de conversão que tinham antes.

 

  • Assim, os funcionários poderão focar em outras áreas da organização, influenciando diretamente na produtividade interna. 

 

  • Dessa forma, isso vai ajudar a diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) por encurtar o tempo médio do ciclo de venda e gastar menos recursos para conquistar cada consumidor, além de ser uma ótima oportunidade para atrair potenciais clientes para sua empresa. 

 

Aumento na produtividade

  • O tempo que seria gasto no ciclo de venda poderá ser utilizado pelos profissionais envolvidos para gerar novos negócios e fidelizar os clientes conquistados. Além disso,  utilizar essa ferramenta aumentará a produtividade da equipe e, consequentemente, mais êxito nas tarefas do dia a dia. 

 

  • No entanto, é necessário fornecer treinamento especializado para que os colaboradores de sua empresa possam realizar as atividades com a maior eficiência possível e garantir os melhores nas vendas. 

 

Estratégias mais eficazes

  • É preciso ter uma série de estratégias em curso para gerar e nutrir os leads. O marketing de conteúdo e o fluxo de nutrição estão entre elas, além de ter uma presença marcante nas essas técnicas permitem atingir um público-alvo maior. 

 

  • Assim que o processo de lead scoring se torna mais maduro, é possível aplicar uma espécie de análise reversa para ver quais foram os conteúdos que mais conquistaram clientes. Também é possível determinar qual linguagem deve ser adotada.

 

  • Por fim, é importante ressaltar que o que lead scoring não é uma ferramenta tão complicada para ser utilizada no dia a dia de sua empresa, atuando como um grupo gerador de energia para os negócios.

 

  • Portanto, lembre-se de estudar sobre o tema para adotar estratégias adequadas para sua empresa, com o objetivo de conquistar e reter cada vez mais clientes, além de ser reconhecido como referência no mercado de atuação. 

 

  • Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações valiosas nas redes . Até a próxima!

 

  • Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital