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Os 4P’s do marketing digital

Os 4P’s do marketing digital

  • Se você é um profissional de , estudante ou apenas um admirador desta tradicional área, com certeza já conhece ou ao menos ouviu falar sobre os famosos 4P’s do marketing, certo? Afinal, esse é um conceito extremamente importante dentro deste mercado. 

 

  • Também conhecido como , a sigla 4P’s dá espaço ao: Produto, Preço, Praça e Promoção, sendo considerados estes, como a base do marketing, este conceito foi popularizado em 1950 por Neil Borden, e se tornou uma verdadeira febre durante o início da década de 60, sendo posteriormente, usado muito por Philip Kotler, o chamado pai do marketing. 

 

  • Essa teoria se baseia de que, esses 4P’s são considerados a base para todo o andamento das estratégias de marketing, sendo algo tão importante quanto uma impressora fiscal dentro do comércio.

 

  • Se você quer conhecer mais sobre os 4P’s, significando cada um e a sua relevância no mundo do marketing, então vem com a gente que vamos te contar tudo sobre este conceito, bora conferir? Então vamos lá!

 

O que são os ?

  • O grande propósito do marketing é justamente fazer com que as pessoas conheçam, se interessem e consumam produtos ou serviços da sua , certo? Desta forma, os 4P’s reúnem um conjunto de estratégias que auxiliam na chegada deste objetivo e na ampliação das vendas, mas como?

 

  • Bom, é por meio de cada um deles, Produto, Preço, Praça e Promoção, que uma empresa vai conseguir moldar as suas estratégias e alcançar o grande público seguindo uma forma de passo a passo deste conceito, trabalhando na divulgação, venda e fortalecimento da marca. 

 

  • Cada P tem uma , e se seguidos da forma correta, indicam o caminho para o , é como se fossem os fatores básicos do marketing, ou seja, os dessa área, sendo considerados como praticamente obrigatórios em qualquer . Abaixo, detalhamos melhor cada um deles. 

 

Produto

  • O primeiro P é o Produto, que também engloba os serviços prestados por um negócio, ou seja, ele pode se referir a venda da sua bota de segurança ou o serviço de reforma de calçados. Esse é o pilar que aborda, justamente, aquilo que é vendido pela empresa, coletando tudo aquilo que é oferecido pelo negócio, como design, forma, embalagem, , garantia, assistência técnica e por aí vai. 

 

  • Muitas vezes, as pessoas se preocupam tanto com a divulgação que esquecem da qualidade do produto em si, então alguns fatores devem ser pré-estabelecidos, como suas utilidades, para quem ele serve, se ele atende a demanda dos seus clientes, quais são seus diferenciais entre outros.

 

  • Entender o seu produto, é crucial para atender o público e saber traçar as melhores estratégias de marketing voltadas para ele, afinal, tudo se baseia em vendas, então é preciso estar bem alinhado em relação aquilo que irá vender. 

 

Preço

  • Esse é um P que para muitos parece simples, afinal, precificar um produto pode ser algo bem fácil, certo? Errado! A precificação é um fator importante para que você não fuja da realidade ofertando algo caro e nem seja generoso demais, ficando no prejuízo, e encontrar esse meio-termo é um desafio gigante. 

 

  • Calcular custos de produção, distribuição, divulgação, produtos vendidos e margem de lucro não é uma tarefa fácil, mas mais do que isso, o preço também atua de forma subjetiva, se referindo ao valor que uma empresa quer vender aquele determinado produto. 

 

  • Ele define o posicionamento de uma marca e quanto ela acredita que seus produtos ou serviços valem, é o mercado que define a precificação de um nicho específico, porém é o público que define quanto vai pagar, então é preciso considerar o valor da sua marca e como você quer que as pessoas vejam sobre o seu disco diamantado e o preço para eles serem consumidos de maneira justa. 

 

Praça

  • A praça pode parecer um termo esquisito, mas ela nada mais é do que a referência do local e do modo onde seu produto será distribuído dentro do mercado, ou seja, qual a forma das pessoas chegarem até aquele produto? Quais são os PDV’s, canais de comunicação, entre outros fatores?

 

  • Em suma, esse é o P que define como o cliente chegará até a sua empresa, sendo um dos mais complicados e complexos quando falamos de marketing, afinal, além de escolher boas formas de comunicação, é preciso entender o público, saber suas necessidades e oferecer o produto certo, no local certo. 

 

  • É preciso ser assertivo, escolhendo a melhor praça de acordo com seus consumidores e suas necessidades, entender onde eles estão e como alcançá-los pode ser complicado, mas extremamente gratificante. 

 

Promoção

  • O último P também chamado de promoção nada mais é do que a divulgação do produto, ou seja, qual será a linguagem e as campanhas criadas para alcançar o seu público? Como sua marca vai fazer para alcançar as pessoas certas? Quais serão as suas estratégias?

 

  • Esse é o momento de ligar sua luminária de emergência e ficar de olho no que pode acontecer e pensar bem em como moldar a melhor forma de chegar até o público, vale entender os desejos, as necessidades, e até mesmo compreender melhor a e o comportamento mercadológico. 

 

  • Saiba o tom de voz da empresa, aproveite as sazonalidades, encontre e encaixe os melhores canais de comunicação e busque sempre se aperfeiçoar para divulgar os produtos da melhor forma possível. 

 

  • Você já conhecia os 4P’s? Qual deles mais chamou a sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais

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