- Mercadólogo é um termo que não é tão popular assim, talvez você até tenha visto alguma menção sobre ele ou escutado alguém falar e fazer uma referência, porém, esse não é um conceito tão comum de ser utilizado no dia a dia. Mas mesmo sendo citado raramente, o mercadólogo é um profissional de suma importância no nosso cotidiano, sendo muito mais comum do que você possa imaginar.
- Assim como as estruturas metálicas são a base e o alicerce em obras de prédios e galpões, podemos falar que um mercadólogo é praticamente, a base quando falamos da mistura do setor comercial com a área de comunicação, é um profissional que flutua e está entre esses dois mundos com uma certa frequência.
- Se você não sabe o que significa nem o que faz um mercadólogo, fique tranquilo! No texto de hoje, iremos explicar para você tudo sobre essa profissão, bora conferir? Então vamos lá!
O que é um mercadólogo?
- Mercadólogo é um termo que se refere a um profissional de marketing, ou seja, qualquer pessoa formada na faculdade de marketing pode ser considerada como um mercadólogo. Este não é um termo tão comum porque muitas vezes a imprensa o utiliza como forma pejorativa, se referindo a profissionais que realizam o famoso “marketing político”, o que é mal visto por muitas pessoas.
- Isso fez com que ele perdesse a popularidade, e assim, muitos preferem apenas serem denominados como “profissionais de marketing”. Se você está se questionando sobre o termo “marketeiro”, saiba que essa é uma expressão usada para se referir a profissionais de outras áreas, que buscam se promover a qualquer custo através do marketing.
- Sendo assim, a denominação correta para uma pessoa formada em marketing é justamente mercadólogo ou profissional de marketing, sendo o primeiro, um termo mais usado quando nos referimos a parte política.
O que faz um mercadólogo?
- Agora que você já entendeu o que significa o termo mercadólogo fica muito mais fácil de desmembrar suas funcionalidades, essas são responsáveis por investigar como o cérebro humano funciona na tomada de decisão de uma compra, e montar as melhores estratégias e campanhas para convencer o público a realizar determinadas ações.
- Falando do termo político, podemos ressaltar que um mercadólogo participa de coordenações de campanha, realiza serviços de assessoria de imprensa e atua com as relações públicas, colocando em cima da sua mesa rústica de madeira, diversos dados e estratégias que são moldadas para acompanhar um determinado objetivo.
- O mercadólogo costuma ser um profissional completo, tanto em sua terminologia como profissional de marketing, quanto na segmentação política, eles podem atuar em praticamente qualquer segmento e suas tarefas são variadas dependendo muito da sua especialização.
- De maneira geral, um mercadólogo precisa saber montar campanhas, realizar planejamentos, administrar um negócio de forma geral (como a parte financeira), saber se comunicar e até mesmo realizar vendas, entender sobre novas tecnologias, e por aí vai.
Quais as habilidades e pré-requisitos para entrar nesse mercado?
- Como vimos com o decorrer do texto, é preciso que o mercadólogo seja formado em propaganda e marketing, e se quiser ir para o lado político, é necessário ter especificação em marketing político dependendo, é claro, de suas intenções.
- O profissional dessa área precisa desenvolver algumas habilidades, como a proatividade, a curiosidade, criatividade, saber se comunicar de forma objetiva, estar aberto a novos desafios, entender novas tecnologias e dominar a língua inglesa. Além disso, é recomendado saber criar campanhas, montar um planejamento, e ter o conhecimento sobre algumas questões administrativas e financeiras.
Quando ganha um mercadólogo e como é a sua área de atuação?
- O mercado de atuação de um mercadólogo é bem aquecido e possui várias oportunidades, podendo atuar em áreas como a comunicação corporativa, consultoria, desenvolvimento de produtos, gerência de produtos, planejamento estratégico e é claro, no setor político.
- Com as chegadas das novas tecnologias, o digital também tem se tornado uma ferramenta imprescindível para o mercadólogo, então se quiser ingressar nessa carreira, realize o descarte de lixo eletrônico antigo, invista em equipamentos novos e aposte alto no seu futuro.
- Em relação ao salário ele costuma variar bastante, no começo de carreira a faixa salarial costuma ser de R$1.711,30, mas esse teto pode chegar até a R$5.431,38 para um profissional consolidado na área, com uma média de R$2.673,91.
- O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.