Blog de Marketing Digital

O que é site On page e Off page?

O que é site On page e Off page?

  • Quem trabalha com digital provavelmente já deve saber da importância que o SEO possui no dia a dia, para quem não conhece, o Search Engine Optimization consiste em um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo, otimizar um site e fazer com que ele alcance o topo do ou de outra plataforma de busca de maneira totalmente orgânica, sem a necessidade de de recursos. 

 

  • Porém, para que ela consiga ser eficaz, é preciso otimizar todos os cantos do site, ou seja, cada detalhe conta, tanto na produção do quanto na programação do da página, e é exatamente aí que entra o On page e o Off page. 

 

  • Essa dupla é mais famosa do que os motores elétricos industriais de corrente alternada e de corrente contínua, estando uma relacionada diretamente às práticas no próprio site, enquanto a outra cuida dos fatores externos. 

 

  • Que tal conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? No texto de hoje, iremos mostrar o que é o site On page e Off page, bora conferir mais sobre esses conceitos? Então vamos lá!

O que é o site On page?

  • O site on-page significa o interior da página, ou seja, todos os elementos que compõe o site, como os títulos, as palavras-chave, links internos, design, programação, e por aí vai, quando falamos de SEO on page, significa otimizar e aprimorar a página interna. 

 

  • Ou seja, fazer um mapeamento geral da sua página, desenvolvendo uma série de ações para melhorar o seu desempenho, listamos abaixo, alguns dos principais componentes On page, confira!

Title Tag

  • O Title Tag é o título que aparece para os usuários quando pesquisam sobre sua página, sendo ele basicamente, a porta de entradas do seu , pensar em um bom Title Tag é a melhor estratégia para atrair mais visitante, procure ser impactante e resumir bem o seu site que fala sobre compressor de ar pistão.  

URL

  • A URL é o endereço da página, ou seja, o link que as pessoas irão pesquisar ou que aparecerá para elas quando clicarem, é sempre importante ter uma boa URL, simples e concisa, nada de inventar moda, seja direto e preferencialmente, adicione o título dentro dela para ser de fácil acesso. 

Meta description

  • A Meta Description é o que dá um breve resumo sobre a sua página, quando alguém pesquisa no Google, ela costuma aparecer embaixo do título, dando literalmente uma pequena prévia do que está por vir. É importante ser chamativo, objetivo e funcional, já que esse é o resumo do seu site. 

Sitemap

  • O Sitemap se caracteriza como toda a parte técnica do seu site, sendo literalmente o mapa dele com toda a sua estrutura em formato .xml.

Textos e imagens

  • O que seria de um site sem seu conteúdo? Aqui destacamos os textos e imagens, porém é possível que uma página possua outros como vídeos, infográficos, e interativos, dependendo dos seus e da sua funcionalidade. 

Palavras-chave

  • Por fim, as palavras-chave servem para identificar e atrair o usuário até o seu site, é através delas que uma pessoa fará uma pesquisa e será redirecionado para o seu tema, procure espalhar elas por toda a sua página, desde o Title Tag até na sua URL. 

E o Off page, o que significa?

  • Agora que já falamos sobre o On page é hora de abordar melhor o Off page, que é o oposto do citado acima, ele consiste na parte externa do site, ou seja, os links que são compartilhados na sua página. 

 

  • Qualquer site ou página na rede , por exemplo, que compartilha o link da sua página está trabalhando o off page, quanto mais menções ele tiver, e mais links forem compartilhados, melhor para a sua página que ganha em visibilidade e qualidade, já que o algoritmo do Google encara que seu site foi muitas vezes recomendado. 

 

  • Por mais que o On page esteja em dia, o Off page é como um filtro prensa, que serve para dar aquele tratamento final durante toda a jornada. 

 

  • Ambos são importantes e podem ser otimizados separadamente, porém, para a máxima eficiência do seu negócio e o aprimoramento do seu SEO, recomendamos que eles sejam os dois, totalmente explorados, coletando o potencial máximo de cada um.

 

  • O que achou do texto de hoje? Já sabia a diferença entre site ON e OFF Page? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas , até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Mais artigos sobre marketing digital