- Como um bom empreendedor ou interessado no mercado, é interessante saber mais sobres estratégias de marketing e como escolher a melhora para cada caso. No entanto, como a evolução dos meios de comunicação, o marketing também evoluiu.
- Ao escolher qual tipo de marketing deve adotar no plano de comunicação de sua empresa, é comum que apareçam algumas opções. No entanto, é importante que saiba qual é o melhor para o seu negócio e claro, conhecer as opções que podem lhe ajudar.
- Se antes o marketing tradicional era a grande aposta dos empreendedores, hoje o marketing digital se tornou um grande aliado. Por isso, neste artigo explicaremos as diferenças entre eles.
Marketing Tradicional
- Conhecido por ter uma abordagem direta, o Marketing Tradicional utiliza os meios clássicos de comunicação como maior aliado na divulgação de um produto ou serviços. Para isso, ele conta com a televisão, o rádio e a mídia impressa (jornais e revistas).
- Além desses, há outros métodos aliados a modalidade, que ainda são bastante utilizados. São eles: anúncios em outdoor, ações de panfletagem, o merchandising em lojas físicas e o telemarketing.
- Mas, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, o processo também evoluiu, tornando-se digital.
Marketing Digital
- Diferente do tradicional, o Marketing Digital aposta nas mídias digitais como o meio de promover produtos e marcas, pensando em uma conversa direta e personalizada.
- Utilizando meios como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais e e-mail, as empresas buscam entender as dores de seus clientes e pensando nisso visa oferecer soluções que leve ao consumidor uma boa experiência.
- Por exemplo, uma empresa de pintura anticorrosiva pode usar as redes sociais para mostrar os resultados dos trabalhos. Nessa modalidade, a vantagem é a análise dos resultados em tempo real. Além disso, existem algumas estratégias que podem ser usadas, são elas: o SEO (Search Engine Optimization), Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Qual a diferença entre eles?
- No modo tradicional o mix de marketing é dividido em quatro pontos: produto, preço, praça e promoção. Já no digital, aumentam para oito, já que é incluso a pessoa, processos, posicionamento e performance.
- Outro ponto que interfere na escolha entre as opções, é a forma como os resultados são obtidos. Na versão tradicional, a análise é realizada após a veiculação dos anúncios, enquanto no modo online as métricas e resultados podem analisadas em tempo real, como o alcance de uma divulgação da tela fachadeira.
- Por fim, um dos pontos determinantes na escolha de qual usar pode ser a diferença do valor investido. Utilizando meios tradicionais como TV e rádio, atingindo a grande massa, o marketing tradicional acaba sendo mais caro. No entanto, em casos de alerta de segurança é o mais indicado, como a manutenção de filtro coalescente, já que o alcance do público é maior.
- O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o marketing digital e o marketing tradicional? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!