Uma das maiores inovações das últimas décadas foi, sem sombra de dúvida, o surgimento da esfera digital, que alterou drasticamente nossas vidas.
No caso das empresas, essa realidade vem se tornando ainda mais importante e mais disruptiva.
Lembrando que não se trata de algo importante apenas para grandes empresas, ou para multinacionais que investem altos valores em propaganda e marketing.
Na verdade, um dos traços principais da web é justamente a democratização.
Basta imaginarmos o caso de uma empresa local que trabalha com higienização de estofados. Se lá por volta dos anos 1990 e 2000 ela não conseguiria anunciar nos grandes veículos da época, como televisão e rádio, hoje é bem diferente.
Atualmente, as maiores vitrines do mundo são nada menos do que os grandes motores de busca como Google, Bing e Yahoo ou ainda as grandes redes sociais, nas quais qualquer um pode se cadastrar como pessoa física ou jurídica.
Sem falar em marketplaces, plataformas e aplicativos, que permitem que qualquer empresa marque presença digital com poucos passos, criando sites, páginas ou anúncios que podem começar a trazer clientes e cotações já nos primeiros dias.
É nesse sentido que falamos sobre a democratização que o marketing digital foi capaz de operar, permitindo que empresas como uma loja que vende cortina romana quarto saiam ao encontro de seus clientes em potencial de modo bem promissor.
Portanto, a internet se tornou um dos principais aliados das pequenas, médias e grandes empresas atualmente, como ficará claro neste texto que elaboramos com o foco de explicar não apenas como e porque isso ocorreu, mas também de dar dicas.
Sendo assim, vamos responder o que exatamente é o marketing digital, quais as vantagens e a importância de investir nele em termos de curto, médio e longo prazo.
Além de quais as principais dicas para quem deseja começar ou já está dando os primeiros passos.
Um ponto encantador é justamente o fato de que hoje a esfera digital evoluiu tanto que realmente já pode auxiliar empresas de todos os tipos, seja uma pequena firma que faz frete mudança ou uma grande indústria multinacional.
Lembrando que o budget (orçamento) vai mudar em um e outro caso, assim como o planejamento estratégico tenderá a ser totalmente diferente. Mas, o ponto de encontro entre todos os casos é a necessidade urgente de recorrer a tudo isso.
Afinal, já se foi o tempo em que as empresas podiam ficar paradas apenas esperando o cliente entrar pela porta ou a época em que podiam contar com o boca a boca sem fazer nenhum esforço de divulgação, só com base no crescimento espontâneo.
Hoje é preciso ser pró-ativo e ir atrás do cliente, afastando a concorrência e oferecendo uma comunicação diferenciada, como a de um blog sobre projetos de arquitetura que vai detalhando para o cliente quais as vantagens de ele consumir aquela solução.
Exatamente por conta disso é que elaboramos este material, trazendo os conceitos mais básicos da área e os conselhos práticos mais promissores, de modo que se o interesse do leitor é mudar sua realidade digital da água para o vinho, basta seguir adiante.
Por que online e não offline?
Existe uma confusão muito comum quando falamos sobre o marketing digital, que é achar que o marketing offline simplesmente morreu ou já não faz mais sentido.
Na verdade, não se trata de colocar um em detrimento do outro, pois ambos são essencialmente diferentes e provavelmente sempre vão ter de conviver juntos.
De fato, se uma loja que vende piso de madeira maciça acaba de abrir um ponto comercial em um bairro, certamente ela vai obter muito resultado mandando fazer panfletos e anunciando na rádio da região ou mesmo em outdoors e busdoor.
Porém, um erro tão grave quanto este é considerar que o marketing digital é limitado em relação ao offline, como se apenas este pudesse trazer resultados para empresas pequenas, cuja atuação é local e restrita a um perímetro menor.
Para desmentir isso basta abrir um grande motor de busca como o Google, pesquisando ali todo tipo de produtos e serviços mais nichados e limitados a uma atuação local.
Não apenas o buscador vai customizar sua busca, indicando somente as empresas mais próximas de você (em vez de trazer resultados de outras cidades ou de outros estados), como ainda vai fazer isso por meio da geolocalização.
Ou seja, se você estiver fazendo a busca pelo celular, vai poder conectar o resultado com um sistema de GPS e simplesmente se dirigir até o local com a ajuda do mapa interativo.
Isso já ajuda a responder a pergunta sobre por que motivo o marketing digital importa tanto, não apenas para uma ou outra empresa em específico, mas para qualquer empresa.
Adiante entenderemos quais os demais motivos e vantagens para isso ser assim.
O que precisa ficar claro desde já, portanto, é que o mundo digital se tornou importante por várias razões, tanto no sentido de ser acessível a todos, quanto pelo fato de que as novas gerações exigem isso.
Além do fato de que provavelmente sua concorrência já começou a marcar presença ali, o que simplesmente exige que você tome uma atitude à altura, de modo urgente e estratégico.
Sobre custo-benefício real
Quando o assunto são as vantagens do marketing digital, é impossível deixar de falar sobre os famosos pilares do custo-benefício.
Isto é, do fato de que é possível fazer muito com pouco, investindo um orçamento perto de zero para um retorno enorme.
Um exemplo disso está no fato de que a maioria das plataformas são capazes de oferecer boa medida dos seus serviços e do seu potencial de modo totalmente gratuito, para que você cresça aos poucos e comece a investir somente quando tiver retorno.
Assim, uma empresa que aluga tenda para casamento pode se inscrever em vários marketplaces sem pagar nada por isso.
Quando as primeiras vendem saírem, aí sim ela paga uma comissão de venda, com base no retorno obtido.
Nas redes sociais vale o mesmo, já que você pode criar seu perfil ou canal sem pagar nada, e conforme os resultados cheguem em termos de captação de leads e de fechamento de novos negócios, aí sim você pensa em fazer anúncios e impulsionar a estratégia.
Também os motores de busca permitem um retorno natural e um crescimento orgânico, por meio da otimização gratuita das páginas, que dão evidência aos seus conteúdos, deixando-os bem ranqueados e gerando um tráfego maior, com mais vendas.
Depois que você sentir que sua estratégia amadureceu, então você começa a fazer anúncios, patrocínios e o famoso Link Patrocinado, permitindo que seus conteúdos atinjam ainda mais pessoas, multiplicando os resultados iniciais.
Diversifique sua presença online
Em termos mais práticos e imediatos, enquanto grande aliado das empresas, o marketing digital deve seguir a famosa regra do marketing 360 graus.
Portanto, a marca não se limita a apenas um veículo ou uma ação, mas várias ao mesmo tempo. Como vimos, não basta ter um site institucional, então além de ter um domínio próprio, atrele um blog e uma loja virtual a ele.
Assim, uma loja que vende persiana automática já começa a filtrar suas oportunidades de modo muito mais concreto e prático, tirando os planos do papel.
Outra dica prática é usar um Sistema de Gestão de Conteúdo, com uma agenda editorial que permita produzir conteúdos sempre.
Assim você mantém o site sempre atualizado e sempre em dia com o SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Algumas regras que também podem ajudar nisso são:
- Produza conteúdos originais;
- Diversifique nos formatos de produção;
- Poste vários materiais gratuitos;
- Tenha um calendário editorial;
- Programe posts com antecedência;
- Dispare newsletters e e-mail marketing;
- Mantenha a clareza e a constância;
- Fique em dia com os parâmetros SEO;
- Faça promoções na loja virtual.
Enfim, são vários modos diferentes de simplesmente manter a excelência de maneira acessível, sem criar uma rotina muito pesada e sem permitir que a concorrência faça ou apareça mais do que você.
Sobre planejamento estratégico
Por fim, quando o assunto são dicas práticas e exemplos concretos, lembre-se de ter um planejamento estratégico de marketing e de usá-lo como norte.
Neste documento você coloca toda sua estratégia em detalhes, desde as metas mais imediatas e remotas, passando pelas métricas que vão ajudar a mensurá-las, até a divisão de trabalho entre as equipes que vão ajudar com tudo isso.
Assim, se a empresa atual com ar condicionado piso teto, uma pessoa pode focar no blog, outra adapta esses conteúdo para as redes sociais, outra marca presença nos marketplaces e aplicativos da atualidade, e daí em diante.
Ter um projeto ou planejamento estratégico como norte pode ser a grande diferença entre não conseguir tirar nada do papel ou realmente obter os melhores resultados.
Considerações finais
Com isso, chegamos ao fim e deixamos claro como o marketing digital é fundamental nos dias de hoje, sem desmerecer em nada a realidade offline.
Para conseguir resultados constantes e sólidos na web, é preciso entender os conceitos aprofundados acima, bem como os conselhos práticos que vão da diversidade de frentes até um planejamento conciso, garantindo um resultado mais seguro.