- Não há como negar que, para se aproximar dos clientes, assim como um eletroimã se aproxima de uma moeda, por exemplo, é necessário contar com uma estratégia robusta e feita na medida.
- Para que isso seja possível, há dicas importantes e que devem ser colocadas em prática quanto antes. Deseja fazê-las em sua empresa, mas não sabe como? Então, vem com a gente que explicaremos.
1- Pense naquilo que o público quer
- Você conhece sua marca e sabe o que é bom, mas também entende alguns problemas, certo? Por um lado, porque estar tão familiarizado com isso, torna-se fácil ter determinadas vertentes como certa, sem nem mesmo perceber. Infelizmente, isso pode facilmente levar à frustração do seu público.
- Com isso, identifique o que seu público está procurando e encontre conteúdo para levar até eles. Ou seja, precisamos pensar fora da caixa e não achar que tudo se resolverá após adquirir uma impressora fiscal. Essa é uma das tantas etapas para chegar mais próximo daqueles interessados na marca.
- Aqui estão algumas dicas para fazer exatamente isso:
- – Crie sua equipe de conteúdo: Você já tem muita experiência em sua organização de conteúdo? Sua equipe pode incluir profissionais de marketing, especialistas em relações-públicas, representantes de suporte ao cliente e TI;
- – Estabeleça funções e responsabilidades: Todos na equipe devem ter um papel específico na criação da estratégia e no conteúdo, seja ele referente a novos modelos de disco diamantado ou qualquer outro. Certifique-se de que todos saibam o que se espera deles em cada etapa dos processos de criação e gestão;
- – Crie fluxos de trabalho: Escreva exatamente como seu processo funciona para garantir que tudo passe pelos canais corretos e, em seguida, vá para aprovação;
- – Reúna feedback: Muitas empresas acham que isso não vale a pena, mas é um erro. Participe ativamente das conversas que os clientes estão tendo sobre sua marca. Também é uma boa ideia acompanhar os assuntos mais comentados e que podem oferecer oportunidades para sua marca;
- – Os esforços digitais: O marketing orgânico e a mídia paga devem trabalhar para se reforçar mutuamente. Faça parcerias para garantir que sua mensagem seja consistente e identifique locais para ampliar a eficácia;
- – Invista em gerenciamento de conteúdo: O uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo de qualidade permite que você coloque a tecnologia mais recente em seu dia a dia e isso faz com que a marca tenha tanta força quanto uma chapa de acm. Elas podem simplificar seu fluxo de trabalho e ajudá-lo a gerenciar todo o processo. Ou seja, é possível gerenciar seu conteúdo em todos os canais sem precisar escrever uma única linha de código;
2- Tudo deve se encaixar no seu funil de vendas
- Conversões são a ‘cereja do bolo’. Na maioria dos casos, isso significa vendas, mas também podem ser cliques, inscrições em newsletters ou qualquer outra meta específica de marketing imaginada por você e sua equipe.
- Há muito mais do que apenas saber compartilhar um vídeo ou escrever uma postagem. Entenda: essas também são essas coisas, mas há a necessidade de um gancho emocional que ajude a mudar as ações, pensamentos ou sentimentos de uma pessoa interessada sobre sua marca. E a pesquisa é apenas uma pequena parte disso.
- Todo o seu marketing, seja ele online e offline, precisa estar alinhado com a narrativa da sua marca e corresponder a uma etapa do seu funil de vendas. Sem isso, ninguém passará da primeira para a segunda fase.
- Isso significa que todo o seu conteúdo é importante (seja uma postagem nas redes sociais, uma foto, um novo conteúdo no blog ou até mesmo um comunicado para a imprensa). E tudo isso precisa de trabalho em conjunto para levá-los até a última etapa na jornada de vendas. E realizar isso com sucesso significa ter uma estratégia sólida antes de começar.
- Com tudo isso dito, fica claro compreender que ter uma voz que ressoe, além de equipes trabalhando em comum acordo, são temáticas que melhorarão a porcentagem de assertividade ao longo das semanas, meses e anos.
- Gostou do conteúdo sobre maneiras de melhorar a performance das suas estratégias? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
- Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.