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Gatilhos mentais: o que são e como usá-los no seu negócio

Gatilhos mentais: o que são e como usá-los no seu negócio

 

  • Dessa forma, é possível influenciar as pessoas a tomarem determinada ação, seja para comprar um produto/serviço, ou até mesmo mudando o comportamento do cliente, isso é tão fundamental quanto um rack outdoor para o setor da tecnologia. Existem vários tipos de gatilhos mentais, mas os mais comuns são:
  •  – Gatilho da escassez; 
  •  – Gatilho da reciprocidade;
  •  – Gatilho da autoridade;
  •  – Gatilho da confiança. 

 

  • Neste artigo, vamos abordar como cada um desses gatilhos funciona e como você pode usá-los no seu negócio.

 

Como os gatilhos mentais podem ser usados no seu negócio?

  • Os gatilhos mentais são ferramentas úteis que podem a impulsionar o seu negócio para o sucesso.

 

  • Ao compreender como os seus clientes pensam e se comportam é possível usar os gatilhos para influenciar as suas decisões de compra e, assim, aumentar as vendas, e isso se aplica em setores tão distintos quanto os de limpeza de fossa ou produtos de material de construção. 

 

  • Existem muitos tipos diferentes de gatilhos mentais que podem ser usados no seu negócio, mas aqui estão alguns dos principais: 

 

1. Reciprocidade

  • A reciprocidade é um dos gatilhos mentais mais poderosos que existem. Basicamente, ela nos diz que somos mais propensos a favorecer aqueles que nos favorecem. Portanto, se você fizer um para um cliente potencial, é provável que ele sinta-se inclinado a retribuir esse favor,  talvez até mesmo comprando o seu produto ou serviço. 

 

2. Consistência e comprometimento

  • As pessoas tendem a querer ser consistentes com suas crenças e comportamentos passados. Isso significa que uma vez que tomam uma decisão, tendem a mantê-la, mesmo quando os fatores mudam. 

 

  • Portanto, se você conseguir convencer um cliente em potencial de que ele já está comprometido com seu produto ou serviço, por meio de uma avaliação gratuita ou de uma oferta especial, é mais provável que ele concorde em comprá-lo no final.

 

3. Autoridade

  • Os consumidores tendem a confiar nas opiniões de especialistas e autoridades confiáveis. Se você puder mostrar aos clientes em potencial que é um expert em um determinado campo, é provável que eles confiem em sua marca. Isso porque elas perceberão que você realmente entende do assunto e sabe o que está falando. 

 

4. Aprovação social 

Os clientes são naturalmente influenciados pelo comportamento de outras pessoas, principalmente daquelas com quem se identificam. Dessa forma, forneça depoimentos reais de clientes satisfeitos, por exemplo, pois isso pode te ajudar a conquistar a confiança do consumidor e, consequentemente, aumentar as chances de vendas.

 

Gatilhos mentais e o poder da persuasão

  • Os gatilhos mentais funcionam por meio da associação de um determinado estímulo com uma resposta específica. Por exemplo, se você aprender a associar o som de um gongo com a recompensa de uma comida deliciosa, automaticamente se sentirá mais motivado a ouvi-lo.

 

  • Da mesma forma, se você aprender a associar o som de um gongo a uma experiência dolorosa, automaticamente a evitará. A implementação dos gatilhos é essencial e os fortalecem esta máxima tanto quanto uma porca gaiola ao se prender com um parafuso. 

 

Histórias de sucesso: como os gatilhos mentais ajudam empresas a crescerem

  • Muitas empresas têm usado gatilhos mentais para ajudar seus negócios a crescerem. Aqui estão três exemplos de como os gatilhos mentais podem ter um impacto positivo nos negócios. 

 

1. Aumentando as vendas 

  • Um dos principais impactos está relacionado ao aumento das vendas. Portanto, lembre-se de oferecer descontos por tempo limitado para incentivar as pessoas a comprar seus produtos ou serviços antes que o preço volte ao normal. Outro exemplo é oferecer brindes ou amostras grátis para atrair novos clientes.

 

2. Melhorando o atendimento ao cliente 

  • Os gatilhos mentais também podem ser usados para melhorar o atendimento ao cliente, por meio de cupons de desconto para uma compra futura e incentivar um cliente insatisfeito a dar uma segunda chance ao seu negócio.

 

  • Outro exemplo é fazer perguntas específicas para entender melhor as necessidades do consumidor e assim poder oferecer um produto ou serviço mais personalizado, isso ajuda na retenção dos clientes, que serão atraídos como uma chapa é atraída por um eletroimã.

 

3. Aumentando a produtividade dos funcionários 

  • Por fim, os gatilhos mentais também podem ser usados para incentivar os funcionários a serem mais produtivos. Dessa forma, ofereça bônus por metas alcançadas e estimule-os a trabalharem mais motivados. Assim, é possível criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, onde os colaboradores se sintam valorizados pelo seu trabalho árduo.

 

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  • Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções industriais

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