Os grandes motores de busca revolucionaram o mundo corporativo e até mesmo os hábitos das pessoas nos últimos anos, dentro desse contexto, o papel do SEO é maior do que alguns podem imaginar em um primeiro momento.
Sigla para Search Engine Optimization, o que esse termo em inglês faz é remeter a algo como a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Em outras palavras, uma espécie de otimização ou configuração de conteúdos que prioriza os buscadores.
Para entender melhor do que se trata, basta abrir uma página do Google, do Bing, do Yahoo ou do Ask Brasil, que são os mais utilizados em nosso país, e pesquisar por algo como brindes corporativos sofisticados, que remetem a um universo empresarial.
Portanto, um universo tipicamente nichado, que não necessariamente está entre os produtos mais populares que clientes finais compram, como telefone, roupas e calçados.
Ainda assim, os resultados aparecem em poucos segundos, e são centenas ou milhares.
Portanto, foi-se o tempo em que essas plataformas de busca eram utilizadas apenas para pesquisas acadêmicas ou dúvidas pessoais.
Hoje elas se tornaram um universo de possibilidades comerciais, e uma das maiores vitrines de negócios do mundo.
Ao mesmo tempo, os próprios buscadores já ajudam as empresas, como o Google que tem uma seção Shopping, que facilita a fazer cotação de produtos.
Sendo assim, sua funcionalidade de mapas e GPS, que permitem que um comprador ache mais rápido uma solução.
Nesses casos, se ele pesquisa algo como especialista em acupuntura, os resultados que aparecem são aqueles que estão mais perto dele, bastando ativar a geolocalização para cruzar os endereços com o mapa e ser guiado até lá pelo celular.
Daí que seja tão importante uma empresa entender como o SEO pode ajudar seus negócios, até porque as facilidades que os buscadores trazem também se converteram em um cenário de competitividade empresarial e concorrência nunca visto.
Sendo assim, se por um lado está cada vez mais fácil dominar os maiores veículos de mídia atuais, graças à democratização que a esfera digital permite, por outro lado isso também acaba saturando alguns segmentos, o que torna mais difícil se destacar.
Também por isso é que elaboramos este material, para que aquelas marcas que quiserem se destacar no meio da multidão saibam como exatamente fazê-lo.
Além de explicar como o SEO pode ajudar e do que se trata essa estratégia, damos dicas práticas.
Portanto, ao fim do texto qualquer um já pode começar a aplicar essas técnicas em suas próprias páginas, seja o site de uma empresa de serviços como projeto de reforma residencial, ou então uma loja de venda de calçados no atacado.
O mais importante é justamente trabalhar com exemplos concretos, como fazemos aqui, em vez de ficar apenas em informações abstratas e afirmações vagas, que quase nunca ajudam uma pessoa real a aplicar em sua empresa em específico.
Por isso mesmo, se o seu interesse mais urgente e genuíno é mergulhar de cabeça no universo SEO, aprendendo técnicas e recursos simples que podem mudar seu posicionamento nos buscadores e sua realidade comercial, basta seguir com a leitura.
O que é o SEO, afinal?
Um erro muito comum é as pessoas entrarem no universo do SEO sem entender qual é exatamente a proposta desse tipo de crescimento.
Basicamente, existe a otimização, que é um posicionamento gratuito, é o tráfego pago.
No caso de pagar, o seu site ou suas páginas começam a ter destaque no mesmo dia, aparecendo no topo das SERPs, que são as Search Engine Results Pages, ou seja, as Páginas de Resultados do Motor de Busca.
É claro que há vantagens em fazer isso, mas não necessariamente os sites que pagam para aparecer têm um bom conteúdo, sendo que as pessoas sabem, de um modo ou de outro, que esse tipo de anúncio tem um apelo mais comercial.
Já o SEO remete a um outro campo das SERPs, que é a famosa seção orgânica, que são os sites que aparecem na busca após o terceiro ou quarto link patrocinado, ou seja, páginas que aparecem por mérito, e que não pagaram nada por isso.
Assim, se a empresa trabalha com baterias automotivas, ela simplesmente vai precisar fazer o SEO para conquistar uma boa colocação nos resultados quando alguém pesquisar por essa palavra-chave, conseguindo ser ranqueada.
Além dessas noções preliminares, o que muitos deixam de considerar são as razões pelas quais a otimização existe.
Na prática, são dezenas ou mesmo centenas de critérios que definem os algoritmos e padrões de SEO, de modo que quem cumprir mais, sai na frente.
Portanto, a página que conseguir atender mais exigências com excelência, obviamente será a página mais bem colocada.
Embora grandes buscadores como o Google, que é o maior de todos, não informem quais exatamente são seus critérios, é possível deduzi-los.
É justamente aí que entra a razão de ser deles, que não se trata de uma simples arbitrariedade, como pode parecer.
Na verdade, os buscadores simplesmente querem garantir que os melhores conteúdos tomarão a frente.
Assim, garantem que os usuários sempre terão uma boa experiência quando buscarem por algo, de modo que sempre vão encontrar um conteúdo de qualidade, o que vai fidelizá-los e fazer com que eles voltem a usar o serviço.
Criando conteúdos originais
Com base no que foi dito acima, já ficou claro que algo fundamental para o SEO é criar conteúdos originais, já que os buscadores beneficiam as melhores páginas para ranquear determinada palavra-chave.
Portanto, nada de simplesmente copiar e colar o material de outros portais digitais. Na verdade, uma marca que queira se destacar precisa criar conteúdos originais e de qualidade, que sejam relevantes para o seu público.
Essa é uma das melhores dicas de SEO que se pode dar, se o assunto na empresa é buffet corporativo e ela escreve os vinte ou trinta melhores artigos da área, basicamente ela vai crescer de modo orgânico e garantir um ranqueamento excepcional.
Há também outros critérios fundamentais que vamos detalhar, mas o importante é que sua marca passa a ter, desde hoje, uma cultura de excelência no tocante à criação de conteúdo, e isso vai garantir o melhor SEO que poderia haver.
Inclusive no sentido de atualizar sempre suas páginas, o que também já conta como otimização, pois o Google e os demais sites priorizam as matérias que contam sempre com atualização, pois elas oferecem melhores informações para os leitores.
O poder da palavra-chave
Originalmente chamada keyword (termo em inglês para palavra-chave), esse elemento simples dos motores de busca simplesmente revolucionou a internet e os hábitos das pessoas.
Hoje em dia só se fala nisso no universo digital e no marketing, já que quase tudo nos buscadores e até em outras plataformas, como redes sociais, gira em torno disso.
Por isso, outro motivo para investir em SEO é que você vai acabar conhecendo e dominando as principais keywords do seu segmento.
Um recurso que ajuda com isso é o próprio Google Keyword Planner, que pode ser usado gratuitamente.
Ali é possível entender se é melhor utilizar uma palavra como açaí da fábrica, ou apenas “açaí fábrica”, sem a preposição “de”.
Assim, você faz uma lista com as principais palavras do seu segmento e desenvolve uma página para cada uma.
Outro segredo é inserir a keyword em vários campos, tais como:
- A URL da página;
- O primeiro parágrafo;
- O título do artigo;
- Os tópicos H1, H2 e afins;
- O título das imagens;
- A meta description.
Com isso a plataforma entende que seu conteúdo trata exatamente do assunto que o usuário está procurando, e prioriza o seu site, gerando um ótimo efeito em termos de SEO.
A importância dos links
Outro passo fundamental é lidar com os links internos e externos, tornando o conteúdo muito mais dinâmico para os leitores.
Se o site lida com computador novo, ele pode linkar com outras páginas internas que explicam cada peça ou cada aplicação que aquele PC em específico permite.
Além disso, ao fazer link com outros sites da área, como as maiores lojas de venda de informática ou plataformas acadêmicas de TI, o seu próprio site cresce, pois entende-se que ele tem uma autoridade no segmento.
Outras tendências importantes
Por fim, é preciso ficar de olho nas novidades da área, pois sempre surgem inovações e dicas de otimização, como as do universo mobile.
Um exemplo é a responsividade, que trata do fato de que um site de chaveiro 24h que abrir com boa definição também no celular e nos tablets, terá destaque em relação a outros.
O mesmo vale para as dicas de voice search, pois cada vez mais as pessoas têm pesquisado pelo microfone do celular, ditando as palavras-chave em voz alta, em vez de digitá-las. O que também tem um peso forte em termos de SEO.
Conclusão
Em resumo, falar em SEO e otimização de páginas é o mesmo que tratar de uma das estratégias de marketing mais importantes da atualidade.
Com as informações e dicas que trouxemos, fica bem mais fácil entender do que se trata e dar os primeiros passos rumo ao sucesso, conseguindo mais visitas, leads e vendas.