Pesquisa da consultoria A.T. Kearney mostra que Brasil é o oitavo País com maior potencial no varejo on-line global
A consultoria A.T. Kearney divulga nesta segunda-feira 18 o Índice de E-Commerce de Varejo Global. Segundo o ranking, elaborado com 186 países, o Brasil é considerado o oitavo País com maior potencial no varejo on-line. Atratividade do mercado on-line, hábitos de compra, infraestrutura e potencial de crescimento são os principais fatores avaliados pela pesquisa que coloca China, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, Alemanha e França à frente do comércio eletrônico nacional.
Apesar do sucesso das redes sociais, a malha logística deficitária e a menor densidade urbana são citadas por Esteban Bowles, sócio da A.T. Kearney no Brasil e líder da prática de Varejo e Bens de Consumo na América do Sul, como os principais entraves à expansão do setor, que soma receita de US$ 11 bilhões ao ano no País. Segundo o levantamento, o varejo on-line na América Latina cresce a uma velocidade da ordem de 27% ao ano, enquanto a média mundial gira em torno de 17%.
A diferença é atribuída à adoção de hábitos on-line de uma forma muito mais rápida do que nos países desenvolvidos.
Fonte: Meio e Mensagem