Pense que você abriu uma empresa de câmaras de refrigeração e precisa criar um logo e um slogan para fortalecer essa marca. Porém, não sabe a diferença dessas três palavras no âmbito do marketing.
E agora? O que fazer? Foi pensando nisso que criamos este guia, para te dar essas respostas e ver se seus esforços renderem a curto, médio e longo prazo. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Diferença entre eles
Podem até ser sutis, mas existem diferenças referente a esses termos existem e especificaremos cada um deles abaixo!
O que é um logotipo?
Um logotipo é um elemento de design visual facilmente reconhecível e que, geralmente, inclui nome, símbolo, cores especificadas ou marca registrada. Não precisa comunicar tudo o que tem de representação, pois é simplesmente uma ferramenta usada para fins de identificação.
Um logotipo reflete emoções ou comunica mensagens específicas até que se torne parte integrante de algo maior e seja associado, por outras pessoas, às interações e experiências com a marca.
O que é uma marca?
Ao contrário da logo, uma marca reflete cada interação, experiência, reflexão e prática de marketing por uma pessoa ou empresa.
Do ponto de vista do empresário, uma marca engloba o posicionamento, as mensagens e as comunicações, o design visual, a persona do lead/cliente, a voz, o marketing e as promoções e a presença da empresa.
Do ponto de vista do público, é a reputação que é criada por sentimentos, e experiências com o negócio. É uma espécie de válvula de segurança que engloba e direciona tudo isso para um único local.
Simplificando, uma marca é composta de todas as experiências que clientes, leads, fornecedores, parceiros ou outras pessoas têm com você, sua empresa, produto ou serviço, online, offline ou pessoalmente, durante os 365 dias do ano.
O que é um slogan?
Apesar de também ser tão importante quanto um projeto de incêndio para um evento de grande porte, o slogan seria a representação de um produto ou empresa, comunicando a mensagem que deseja que os consumidores associam à sua marca em uma frase.
Também permite que seu negócio esteja na linha de frente e se torne relevante para o público. Isso abre caminho para sua característica principal: os slogans devem ser memoráveis. Eles dão às pessoas uma visão sobre como seus produtos ou serviços os beneficiarão.
Naturalmente, um slogan deve ter relação com sua marca, mas também resvalar numa imagem invisível do que ela representa. Para se ter sucesso com essa criação, é necessário dar a essência do seu negócio dentro daquelas palavras (foque no documento que consta com sua missão, visão e valores).
Embora os slogans, geralmente, sejam apenas algumas palavras, podem levar horas, semanas e até meses para serem aperfeiçoadas.
Entendeu a diferença desses três termos? Use cada um deles com atenção para tirar proveito disso tudo. Gostou do nosso conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.