- Quais os fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio? Bom, existem diversas respostas diferentes para essa pergunta, mas sem dúvidas, existe uma duplinha mais forte do que o “arroz e o feijão” que colaboram diretamente para os resultados de qualquer empresa: o chamado atrair e fidelizar.
- Muitos empreendedores acreditam que apenas atrair novos clientes seja o suficiente para que um negócio tenha um bom desempenho, outros estão focados apenas na fidelização, apostando na base sólida que já construíram, e por mais que ambas as estratégias funcionam bem separadas, o seu verdadeiro potencial está justamente quando se juntam.
- Não existe nada mais impactante para uma empresa do que conseguir atrair e fidelizar seus clientes, essa combinação é tão eficiente quanto o uso do copo de papel biodegradável como forma sustentável e reciclável na nossa rotina, mas por mais que elas sejam importantes, como colocar isso em prática?
- No texto de hoje, nós separamos algumas dicas de marketing essenciais para você conseguir atrair e fidelizar seus clientes de maneira efetiva, bora conferir como fazer para alcançar novos consumidores e fidelizar os antigos? Então veja abaixo!
Esteja exatamente onde seu público está e dê a ele o que ele quer
- Seja para atrair ou para fidelizar um usuário, é preciso alcançar as pessoas de uma forma eficiente, para isso é necessário se atentar a um fator crucial: estar exatamente onde o seu público também está.
- De nada adianta criar uma ótima campanha publicitária e fazer toda a sua divulgação em um canal onde sua audiência não se faz presente, e nem divulgar um produto extremamente completo mas que não é nem um pouco atrativo para o seu consumidor.
- É preciso saber onde as pessoas estão e fornecer a eles exatamente aquilo que eles desejam, pode parecer um pouco complicado, mas é preciso estudar o seu público-alvo, entender os canais mais utilizados e principalmente o que eles esperam em relação a sua empresa.
- Isso ajuda você a alcançar as pessoas certas da forma certa, sendo tão fixo quanto uma polia de ferro, além disso, também ajuda a não só atrair, mas também a fidelizar os consumidores, entender onde está e o que seu público deseja é essencial para o seu sucesso.
Produza conteúdos em todas as etapas do funil
- Quem trabalha com o marketing já sabe que existem diversas etapas dentro de um funil de vendas, e que este é essencial tanto para atrair quanto para fidelizar clientes, no topo do funil por exemplo, que é a parte de atração, se encontram usuários mais despretensiosos, e que geralmente ainda não conhecem sobre sua empresa, aqui, é preciso ter uma abordagem didática e convidativa, servindo justamente como uma forma de atraí-los até a sua empresa.
- Já no fundo do funil, temos aqueles que já são clientes da sua marca, e que é necessário trabalhar justamente o pós-venda e a sua fidelização, é claro que em cada etapa, os usuários devem receber conteúdos diferentes, já que suas intenções e interações com a sua empresa seja bem distinta, então é preciso pensar em conteúdos específicos para cada etapa do funil.
- Procure ser mais introdutório e didático com conteúdos atrativos para quem não conhece sua empresa, já para aqueles que já são clientes, envie ofertas diretas, mantenha um bom relacionamento e apresenta algumas vantagens para fidelizá-los.
- Lembre-se de definir bem o tipo de conteúdo durante cada etapa do funil e tenha uma abordagem específica de acordo com cada usuário.
Crie anúncios para novos e velhos usuários
- Além dos conteúdos é necessário criar anúncios tanto para novos usuários se sentirem atraídos e conhecerem sua marca, quanto para os antigos fidelizarem com a sua empresa, é claro, cada um com uma abordagem diferente.
- Para a atração, utilize anúncios introdutórios e que despertem a curiosidade dos usuários, mostre melhor sobre seu marmita de plástico descartável, seus benefícios, vantagens, e seja bem didático durante o seu desenvolvimento.
- Já para usuários antigos, crie anúncios com descontos apresentando novos produtos, e uma oferta direta atrativa baseada no seu hábito de consumo e nos produtos que ele já comprou da sua empresa.
Seja atrativo e gere engajamento
- Independente de atrair ou fidelizar, existe um fator crucial para o seu bom desempenho: ser de fato, atrativo e gerar acima de tudo, um ótimo engajamento. Procure alcançar o público de uma forma diferente e que mantenha um relacionamento duradouro com cada usuário.
- Busque ter esse engajamento desde o primeiro contato e permaneça com ele durante todo o seu desenvolvimento, crie enquetes, faça pesquisas, entenda a preferência do público, e forneça a ele exatamente aquilo que ele deseja.
- Trabalhe melhor o seu relacionamento, explore uma via de mão dupla, e seja atrativo durante toda a relação com os usuários, lembre-se de criar algo sólido, que seja atrativo e que também faça com que ele mantenha um diálogo constante com o seu negócio.
Capriche no seu atendimento
- Falando em relacionamento, a nossa última dica é justamente caprichar no seu atendimento, tanto na atração quanto na fidelização, sempre ofereça ao público aquilo que ele deseja ouvir, seja atencioso, prestativo e esteja disposto a solucionar suas dúvidas de forma sempre otimizada.
- Mantenha um atendimento premium, resolvendo dúvidas, mantendo um bom contato e um diálogo transparente e aberto, forneça aos consumidores exatamente aquilo que desejam, seja tão flexível quanto um acoplamento flexível.
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