- Como você comprou um determinado produto? Talvez estivesse passando pela loja e decidiu comprar aquele item, ou por necessidade, fez uma pesquisa na internet até encontrar o martelete demolidor ideal, essas são as formas mais comuns de comprar, certo? Bom, por mais que realmente sejam, existe ainda um jeito bem comum das pessoas consumirem produtos ou serviços que é através da chamada indicação.
- Quem nunca comprou algo só por conta da indicação de um amigo ou familiar? Nos dias de hoje, isso acontece de forma muito mais frequente mas ao invés de só confiar na opinião de pessoas próximas muitos têm como base a indicação de influencers para concretizarem suas compras.
- Todos nós sabemos que os chamados influenciadores digitais tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos, pesquisas do Instituto Qualibest mostraram que 68% dos brasileiros seguem algum influenciador digital, enquanto 76% já fizeram alguma compra pela indicação desse influenciador, o Brasil é o primeiro país no ranking global no número de influencers digitais, seguidores e também do engajamento com eles, para se ter uma noção, são mais de 10,5 milhões só no Instagram.
- No meio de toda essa popularidade, é claro que o marketing de influência acabou se expandindo dentro do mercado e se tornando uma ferramenta preciosa para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado, mas como? No texto de hoje, iremos mostrar como utilizar o marketing de influência para impulsionar sua marca e obter sucesso dentro do seu segmento, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o marketing de influência e qual a sua importância?
- Para quem não conhece, o marketing de influência é uma estratégia de marketing que utiliza justamente de um influenciador digital para fazer a divulgação de uma marca, produto ou serviço, usufruindo da sua imagem e da sua audiência para fazer com que a empresa alcance um novo público e tenha a imagem daquele influencer como forma de divulgar o seu negócio.
- Sendo assim, podemos resumir o marketing de influência como uma ferramenta que utiliza dos influenciadores digitais para divulgar uma marca, sendo uma forma orgânica que uma empresa tem de se comunicar com uma nova audiência, usando um rosto conhecido pelo público, que serve como um “garoto propaganda” daquela marca, sabe quando você está vendo os stories do Instagram e se depara com a chamada “públi”? Bom, isso é basicamente, o marketing de influência.
- Como vimos acima, os influenciadores digitais são uma verdadeira febre no Brasil, e é justamente a sua popularidade que faz esse conceito ser tão importante atualmente, as pessoas levam a opinião e as indicações do influencer como algo extremamente relevante, e que até mesmo define uma compra, sendo assim, usar essa estratégia representa se conectar com o público de forma mais efetiva e até mesmo mais intimista.
- Mas é claro que não adianta simplesmente querer divulgar seu regulador de pressão de gás em qualquer influencer, é preciso saber usufruir desse conceito, pensando nisso, abaixo separamos algumas fotos de como utilizar o marketing de influência para impulsionar sua marca, confira!
Monte um planejamento
- Para que a sua estratégia de marketing de influência realmente dê certo, é preciso acima de tudo criar um planejamento e executá-lo da melhor forma possível, para isso é preciso responder algumas perguntas e montar algumas metas e objetivos vinculados às suas campanhas.
- Qual o seu objetivo ao usar o marketing de influência? Deseja vender um produto, divulgar um novo serviço ou quer fortalecer sua marca? Quer apenas aumentar seguidores nas suas redes sociais ou deseja fazer uma venda rápida em uma data sazonal?
- Quais plataformas serão utilizadas? Tudo deve ser colocado na balança e bem alinhado antes de você começar, monte seu plano inicial de ação e tenha em mente tudo que será executado.
Encontre o influencer certo para a sua marca
- Com o planejamento montado chegou o momento de procurar um influencer para a sua marca, esse é o passo mais importante para que o marketing de influência dê certo, afinal, é preciso que a pessoa escolhida represente bem o seu negócio e tenha uma audiência que realmente se interesse pelo seu produto.
- Para isso, a primeira etapa é segmentar o seu nicho, de nada adianta querer divulgar sua porta corta fogo para influenciadores que não tem nenhum vínculo com esse negócio, ou divulgar os suas camisas de time com alguma influenciadora que trabalha com maquiagem, não combina!
- Por mais que aquela pessoa seja popular, é preciso entender o nicho de atuação e como a sua empresa se encaixa no perfil do influenciador, sendo assim, se quer divulgar seus jogos de tabuleiro, procure por algum influencer que atue dentro dessa área, lembre-se da segmentação e divulgue algo com influenciadores relevantes dentro do seu nicho.
- Não descarte influencers pequenos de 10 até 50 mil seguidores, eles podem ajudar e muito o seu sucesso, então pesquise muito as opções dentro do seu nicho, veja a audiência, entenda o público-alvo do influenciador, e aposte na parceria com a pessoa certa.
Conte com a criatividade e a forma de falar do influencer
- Ao fechar uma parceria com um novo influencer, é hora de começar a produzir novas campanhas, e para isso, recomendamos que você conte com a criatividade e a forma de falar do próprio influenciador.
- Muitas marcas querem mandar naquilo que será dito e em cada palavra que sai da boca do influencer, é claro que existe um roteiro e um planejamento a ser executado, porém, dentro do marketing de influência a opinião e a forma de se expressar do influenciador é essencial.
- Procure dar esse voto de confiança e conte com a criatividade e a forma de falar do influencer, deixe que ele comande as operações e crie conteúdos da forma como achar melhor, afinal, não existe ninguém que se conecta melhor com o público do que o próprio influenciador.
- Permita que ele coloque toda a sua criatividade e a sua própria forma de se expressar dentro do projeto, dê autonomia e deixe o influencer à vontade para abordar o público da forma que achar melhor.
Seja transparente e passe credibilidade
- Não é porque você está fechando uma parceria com um influencer que precisa ser apelativo ou transmitir uma mensagem que não condiz com o seu negócio, concorda? Para manter a sua marca em alta, procure ser transparente e passar credibilidade dentro da sua fala.
- Entenda que a audiência daquele influenciador pode se tornar sua, então aproveite esse espaço para introduzir a sua instituição com calma, de maneira transparente e sutil para o grande público.
- Não chegue com os dois pés na porta e nem de forma muito agressiva, seja paciente, saiba dialogar, use a transparência e converse com o público de forma serena e eficiente, é como um motor para portão eletrônico, é preciso acertar o modelo, e nesse caso, é preciso saber falar com esse público.
- O marketing de influência pode ser uma das ferramentas mais poderosas da atualidade para impulsionar e promover uma marca, mas para isso, é preciso ter cuidado e saber trabalhar bem tudo aquilo que ele fornece.
- O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!