Jogar as datas sazonais numa espécie de descarte de resíduos pode ser um erro brutal e ser o indício de uma saúde financeira precária. Tudo porque é nessas horas que os clientes chegam em maior volume e propícios a adquirir seus produtos e serviços.
Por isso, fique atento ao Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal e etc. e planeje, atentamente, grandes promoções e a contratação de freelancers. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente.
3 maneiras de se preparar para a sazonalidade
Contratações temporárias, estoque maior que o comum e outros pontos devem ser visualizados por você e seus sócios. Isso é tão fundamental quanto uma central de alarme de incêndio para um shopping center. E verá os motivos a partir de agora!
Considere a contratação temporária nessas datas
Algumas empresas fazem 75% do trabalho durante 25% do ano. Isso torna o gerenciamento de recursos desafiador. Mesmo que sua empresa não esteja em uma situação como essa, a utilização de freelancers pode ajudar a suavizar este boom causado pelas datas sazonais.
Embora o custo de curto prazo possa ser maior do que o de um funcionário interno, a flexibilidade que eles oferecem é atraente para quem não consegue arcar com o excesso das equipes durante os períodos de maior lentidão.
Construa sua lista de pendências
O que acontece com suas vendas pouco antes dos bônus serem pagos? As chances são de que você veja um aumento repentino nas vendas fechadas. O que isso parece demonstrar é que existe algum controle sobre os esforços para fechar suas vendas.
Com isso em mente, existem abordagens que pode adotar para garantir que haja vendas suficientes para superar os tempos lentos.
Primeiro, tente sentar com a equipe de vendas, apresente um calendário e mapeie sua sazonalidade. A consciência antecipada das quedas pode ser um incentivo suficiente para guardar determinados ganhos (principalmente com a crise econômica que assola o mundo todo após a pandemia).
Supondo que sua equipe de vendas seja motivada apenas por comissões de vendas, uma solução alternativa seria definir suas datas de pagamento de bônus imediatamente antes de seus tempos de lentidão.
Fique de olho em seus níveis de estoque, para não ter prejuízos
Se seus fornecedores experimentarem a mesma sazonalidade que você, eles podem não ter a mão de obra para acompanhar os pedidos dos clientes em tempo hábil.
Acertá-los com um pedido urgente de última hora pode não funcionar bem e, desta forma, a concorrência terá chances de ultrapassá-lo. Quer um exemplo? Imagine que tenha um pedido de balas personalizadas e precise cancelar por falta de materiais. É um ‘prato cheio’ para as outras marcas, certo?
Para evitar tal prejuízo, certifique-se de que os itens necessários para a produção planejada sejam feitos com antecedência suficiente para permitir desacelerações sazonais.
Três pontos essenciais que causarão um impacto severo no dia a dia da empresa!
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.