Hoje a internet é uma das principais ferramentas de comunicação existentes. Além de ser um espaço democrático, barato e de fácil acesso, é um local também de diversidade. O online tem espaço para todos os assuntos e públicos, desde meio-ambiente até futebol.
Quer comprar uma mesa rústica de madeira, por exemplo? É só buscar recomendações na internet, depois assistir vídeos e em seguida finalizar a compra em sites. O processo acontece todo por lá. E uma das ferramentas de maior sucesso é o guest post.
Funciona da seguinte forma: esse modelo de postagem consiste em artigos escritos por autores convidados, que normalmente não fazem parte da equipe de produção de conteúdo de um blog.
Vantagens para ambos os lados
Em um momento onde a diversidade de opiniões é valorizada, esse modelo de parceria pode ajudar a fazer do seu blog um espaço democrático e com textos de muita qualidade.
Se você trabalha com publicações sobre estruturas metálicas, por exemplo, você pode contar com os escritos de engenheiros, estudantes, especialistas e técnicos.
São pessoas que vão contribuir de forma significativa com conteúdos e curiosidades, sem necessariamente estar fazendo parte do time de redatores. Além de gerar um melhor posicionamento no mercado, isso vai indicar também que o seu blog é um espaço destinado a assuntos de alto nível técnico, com informações claras.
Bons resultado em alcance e acessos
O maior impacto do guest post está no tráfego, a partir do momento em que essas publicações começam a ser feitas. Por causa da qualidade no texto, escrito por um profissional, mais pessoas se interessam pelo assunto, e o blog passa a ser mais buscado na internet.
Além disso, apostar em assuntos técnicos pode ser uma alternativa interessante de produção de conteúdo. Se coloque no lugar do leitor. Se você tivesse curiosidade sobre o ímã de ferrite, por exemplo, encontraria um lugar na internet para esclarecer essas informações? É nesse público que você deve pensar.
Veja outras vantagens do guest post:
- 1. Integração entre os profissionais da mesma área ou de áreas diferentes;
- 2. Melhor divulgação sobre o trabalho apresentado;
- 3. Variedade de assuntos a partir da inserção de profissionais com vivências diferentes;
- 4. Impacto positivo no tráfego.
Seja flexível para as propostas
Antes do início da parceria, converse com o profissional sobre o blog, qual o objetivo dele e as regras que você gostaria que fossem respeitadas. É preciso esclarecer a linha editorial do blog, e também alertar sobre o uso de propagandas e links.
E a melhor forma de acertar tudo isso é com uma boa conversa. Lembrando sempre que a parceria precisa ser boa para ambos os lados, com ganhos tanto para quem escreve como para o blog que vai ser “casa” para o futuro texto.
O futuro está logo alí
A internet está caminhando para um momento onde essas parcerias serão cada vez mais comuns. Afinal, agregar talentos e competências com o objetivo de compartilhar conhecimento é o grande segredo da produção de conteúdo. E isso pode aumentar os acessos do seu blog.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.