- Criar uma campanha de marketing definitivamente não é uma tarefa fácil! É crucial se atentar a todos os detalhes presentes dentro da campanha, desde os canais de comunicação, o conteúdo até o público-alvo, cada detalhe é importante para definir o sucesso e o bom desempenho de uma campanha, que depende de muitos fatores para que consiga de fato, ser bem estruturada.
- Cada detalhe conta muito, desde a mini escavadeira do produto até o meio de veiculação, mas sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para garantir seu bom desempenho é a sua mensuração de resultados. De nada adianta armar uma ótima campanha, recheada de detalhes se você não souber se ela está dando certo ou não, e muito menos o desempenho dos seus resultados.
- Acima de tudo, é necessário compreender como está indo o seu desempenho, como sua campanha está desenrolando, e quais os números ela está fornecendo no final de tudo, a mensuração é essencial para compreender se o objetivo central está ou não sendo cumprido, além de determinar possíveis mudanças e alterações durante a rota que podem ser cruciais para um desempenho final positivo.
- Entre as principais métricas, uma das que mais se destaca é sem dúvidas o ROI (Retorno Sobre Investimentos), é ele quem vai indicar se as suas ações estão trazendo resultados e qual os seus ganhos em comparação a aquilo que está sendo investido.
- No texto de hoje, iremos falar mais sobre o ROI, o seu papel nas campanhas de marketing e principalmente como fazer para mensurá-lo, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o ROI?
- Return Over Investiment, ou retorno sobre investimento, também conhecido como ROI, se trata de uma das métricas mais populares do marketing digital, ela nada mais é do que uma métrica que serve para analisar quais foram os retornos obtidos pela empresa paleteira manual após a realização de um investimento dentro de uma campanha.
- Ou seja, o ROI fornece qual o valor ganho após ter efetivado uma campanha, trazendo os dados finais que ajudam a entender se aquela ação valeu ou não a pena, ele ajuda a entender se seus desejos e objetivos estão sendo alcançados, e se no final das contas, você obteve lucro ou prejuízo com uma determinada campanha.
- Por mais simples que pareça ser, o ROI tem um papel tão relevante quanto uma célula de carga balança na medição de massa dentro da nossa rotina, sendo essencial para mensurar todos os resultados e entender melhor sobre o retorno financeiro que aquela campanha obteve.
Qual a importância do ROI dentro das campanhas de marketing?
- Mensurar resultados sempre foi uma ação essencial em qualquer campanha de marketing, o grande problema é que, antigamente, era praticamente impossível entender qual o retorno sobre o investimento de uma campanha, já que os dados eram incompletos ou muito rasos para a efetivação de uma análise mais precisa.
- Com a chegada da internet e as ferramentas de marketing digital atuais, é muito mais fácil criar uma campanha mensurável e que forneça dados precisos sobre seus resultados, e o ROI atua diretamente dentro desse ponto.
- Você até pode achar que a sua campanha de marketing está indo bem, ou imaginar que o seu desempenho esteja acima da média, mas só terá a certeza ao utilizar uma mensuração competente e que de fato, te traga resultados concisos daquilo que procura, como é o caso do ROI.
- Com ele, é possível entender com precisão, qual o retorno sobre o seu investimento, ou seja, ele fornece o número exato do dinheiro ganho em comparação a aquilo que investiu, te trazendo detalhes das suas próximas ações e se você está no lucro ou no prejuízo com certas campanhas.
- Chega de achismos ou de sair no prejuízo, com essa métrica, você tem números, dados e a concretização do que está ou não, dando resultado, auxiliando na otimização de campanhas, na replicação das mesmas e até mesmo em paradas obrigatórias caso necessário.
Como fazer o cálculo do ROI?
- Logo de cara você pode pensar que calcular o retorno sobre seu investimento seja uma tarefa complexa, mas acredite, ela é tão fácil e versátil quanto usar uma marmita de plástico descartável dentro da sua rotina para preparar seus almoços que vai levar na empresa.
- Para calcular o ROI você vai precisar de dois dados simples: o seu faturamento e o seu investimento, após coletar essas duas informações, basta aplicar uma fórmula simples e extremamente funcional: faturamento obtido durante o período da campanha, subtraído pelo investimento na campanha, depois disso, basta pegar o resultado dado e dividir novamente pelo investimento e pronto, o ROI está mensurado.
- Caso desejar, você pode multiplicar o valor final por 100 para obter a porcentagem do retorno sobre investimento que você teve, mas de forma simples a conta fica: faturamento – investimento / investimento, e no final, multiplicado por 100.
- Quer um exemplo prático? Bom, vamos supor que o faturamento da sua campanha de vendas de corte e dobra de chapas tenha sido de 3 mil reais, já o seu investimento foi de mil reais, com esses dois dados em mãos, você vai pegar 3 mil (faturamento) e subtrair mil (investimento), o resultado será de 2 mil.
- Depois disso, basta dividir por mil novamente (investimento), o resultado será equivalente a 2, se multiplicar por 100, teremos um ROI de 200%.
- Vale destacar que é possível que o ROI dê negativo ou que o valor seja bem menor do que esse, em média, um bom retorno sobre o investimento costuma ser entre 2% a 5%, mais do que isso já podemos considerar um excelente negócio.
O que fazer depois de obter o resultado do ROI em uma campanha de marketing?
- Agora que você já sabe o que é o ROI na prática e na teoria, é necessário saber o que fazer com ele, bom como citamos acima, essa métrica é usada para entender os resultados financeiros de uma campanha, com ele em mãos, é hora de agir seja para o bem ou para o mal da campanha.
- Faça mudanças caso necessário ou replique aquilo que deu certo, independente da sua escolha, use o seu retorno sobre investimento de forma inteligente, assim como com um tanque de encolhimento que serve para encolher plásticos.
- Modifique suas campanhas, otimize elas, faça novos investimentos ou pare o que está dando errado, faça bom proveito do ROI e use muito bem essa que é uma das principais métricas do marketing digital.
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