- Com o avanço da pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020, algumas medidas de segurança como quarentena e isolamento social foram aplicadas com o intuito de conter o vírus.
- Os eventos presenciais tiveram que ser cancelados ou adiados por tempo indeterminado, mas com o avanço da vacinação contra COVID-19 em 2021, os encontros começaram a retornar aos poucos.
- Segundo um levantamento da ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), para o ano em curso, estão previstos a realização de mais de 590 mil eventos no país.
- O universo online surpreendeu a todos, sendo a medida mais rápida no sentido de “aproximar as pessoas no mundo todo”. Ele tornou possível os encontros, processos de conhecimento, além de diversão e entretenimento no período de maior isolamento. E em questão de meses, os eventos online já dominavam o mercado.
- A comodidade e conforto que esses eventos ofertavam, de poderem ser vistos de qualquer lugar, até mesmo deitado confortavelmente de pijamas no sofá da sala de casa, conquistaram o mundo.
- Com o processo de retomada dos eventos presenciais, o mundo do entretenimento passou a enfrentar um novo desafio:
- Como atrair o público online para eventos presenciais?
- Uma série de desafios entraram em questão a partir do momento da flexibilização da retomada dos eventos presenciais, e com eles a insegurança das pessoas. Como contornar isso?
Garanta a estrutura do evento
- Uma série de estratégias e cuidados devem ser pensados, além do conforto que as pessoas passaram a ter nos eventos online, claro.
- – Escolha um local amplo e arejado, que ofereça proteção contra sol e chuva também, uma dica caso o espaço seja a céu aberto é o aluguel de toldo articulado;
- – Cuidados de higienização são fundamentais, coloque pias com torneiras em locais estratégicos, como na entrada, próximos aos banheiros e locais de lanches;
- – Outra dia dica é deixar álcool em gel também a disposição dos participantes, que podem ser em forma de brinde personalizado com sua marca ou tema do evento;
- – Mais acima falamos do espaço para lanche e por falar nele, uma outra dica de brinde personalizado é , caso o evento ocorra durante o dia, oferecer geladinhos em embalagem para picolé personalizada também.
- – Respeite o limite de público;
- – Exija o passaporte da vacina;
- – Decore o espaço com peças como puffs, sofás, poltronas em locais alternados;
- – Invista em cores mais clean para decoração e use plantas também;
- – verifique questões de segurança como, saídas de emergência, extintores e alarmes de incêndio.
Divulgação e desenvolvimento do evento
- 1- Crie uma rede de afiliados – São aquelas pessoas que você irá selecionar para vender inscrições do seu evento e que receberão comissão por venda.
- 2- Faça parcerias – Parceiros e patrocinadores são uma excelente forma de atrair público para seu evento.
- 3- Ferramenta de gamificação – Ela pode trazer maior engajamento para seu evento.
- 4- Redes sociais – Use as redes sociais, claro! Elas estão em alta. Produza pequenos vídeos divulgando seu evento.
- 5- Ingressos – Comece a vender com antecedência. A única certeza de que todos os ingressos serão vendidos, é vendendo! Disponibilize um site de vendas antecipadamente e dê opções de pagamento diferenciadas.
- 6- Digital Influencer – Faça parcerias, eles estão em alta.
- Seguindo os passos de higiene e segurança, e também as dicas para elaboração e divulgação, seu evento terá tudo para ser bem sucedido. Boa sorte!
- Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.