Blog de Marketing Digital

Como elaborar um plano de negócios eficaz?

Como elaborar um plano de negócios eficaz?

  • A competitividade mercadológica está cada vez mais aquecida e se destacar dentro do mercado tem se tornado uma tarefa extremamente complicada tanto para empresas de pequeno quanto de grande parte, mas a chave para conseguir alcançar um bom nível de competitividade e se manter em alta é uma só: um bom planejamento. 

 

  • Não adianta pensar que o funcionamento da sua corporação será executado de forma simples, muito pelo contrário. A falta de planejamento pode acarretar inúmeros malefícios em uma empresa, como prejuízos financeiros, gargalos no desenvolvimento de processos, precificação inadequada, público-alvo errado, capacidade administrativa reduzida e diversos outros fatores que podem acarretar até mesmo na falência de um negócio. 

 

  • Bom e assim como uma lixadeira para massa corrida pode solucionar a do acabamento da parede, aqui temos uma solução simples, e agrega um valor extremo dentro de qualquer empresa: a elaboração de um plano de negócios eficaz. 

 

  • Mas o que ele significa? Como executar dentro da sua empresa? No texto de hoje, nós iremos te mostrar como um plano de negócios que seja eficaz e que vai trazer resultados surpreendentes dentro da sua empresa, bora conferir? Então vamos lá!

O que é um plano de negócios?

  • Um plano de negócios pode ser considerado um documento que serve como uma espécie de guia para auxiliar a empresa com informações valiosas e que ajudam a guiar suas decisões durante todo o seu desenvolvimento. 

 

  • Dentro dele, existe um planejamento completo de todo um empreendimento, com relevantes como análises de mercado até informações de fornecedores, ele responde perguntas sobre a empresa, sendo uma ferramenta completa e que te ajuda na execução do seu negócio e nas suas tomadas de decisão. 

 

  • Por ser tão importante, o plano de negócio deve ser bem elaborado, e para aproveitar sua efetividade, é preciso seguir 5 passos primordiais para executá-lo de maneira efetiva, abaixo, separamos cada um deles para te durante sua jornada, bora conferir? Então vamos lá!

Passo 1- Sumário executivo

  • Abrindo o desenvolvimento do plano de negócios temos o chamado sumário executivo, aqui você vai fazer uma descrição completa e detalhada em relação ao seu negócio, a sua corporação, quais seus diferenciais, como ela se posiciona dentro do mercado, quais são seus produtos e serviços e os principais benefícios. 

 

  • Ainda é preciso adicionar sua localização, e até mesmo dados como a forma jurídica e o enquadramento tributário, procure detalhar muito bem, tudo que compõe seu negócio, desde a sua manutenção de equipamentos hospitalares até os seus colaboradores e suas respectivas funções. 

 

  • O sumário é a base do seu plano de negócios, então acrescente várias informações e deixe-o bem estruturado. 

Passo 2 – Análise de mercado e da concorrência

  • Agora que você já concretizou uma análise interna do seu negócio, é hora de começar a expandi-lo externamente, e o primeiro passo para isso, é fazer uma análise completa de mercado e da sua concorrência. 

 

  • Entenda como está o cenário atual e futuro do mercado no qual está inserido, veja como a sua empresa se encaixa no meio disso tudo e qual o papel que ela desempenha, além disso, colete informações relevantes sobre seus concorrentes, seus produtos, serviços e funcionamento de maneira geral. 

 

  • Faça uma lista com seus principais concorrentes e suas operações, é preciso conhecer bem aquilo que o cerca para executar ações e desenvolver planejamentos voltados para o seu mercado externo. 

Passo 3 – Análise dos fornecedores e consumidores

  • Outro ponto que deve ser analisado com precisão são os seus fornecedores, são eles que darão aporte para o funcionamento do seu negócio, então procure compreender sua capacidade produtiva e a entrega da sua demanda. 

 

  • Se qualquer item estiver em falta como o saco de ráfia pode acabar causando prejuízo dentro da empresa, então entenda o funcionamento dos fornecedores, quais os melhores e como fechar a melhor parceria logística para a sua empresa. 

 

  • Também fique de olho nos consumidores, defina quem são seus clientes, conheça seu público-alvo, e liste com precisão, características e informações preciosas sobre seu público, isso te ajudará a alcançá-los de maneira otimizada. 

Passo 4 – Plano de

  • Nesse ponto as análises já foram feitas e é o momento de começar a de fato, um planejamento, com todas as informações coletadas, o primeiro plano que deve criar é o de marketing. 

 

  • Essa é a ferramenta que irá utilizar para chegar até o seu público, divulgar a sua empresa e se colocar dentro do mercado, detalhando suas de venda e como irá trabalhar a imagem da sua marca. 

 

  • Conte com uma comercial competente para te auxiliar nessa jornada, e crie estratégias eficientes e que te ajudem a alcançar o público certo da mentira certa e de forma otimizada. 

Passo 5 – Plano operacional e financeiro

  • Por fim, o último passo para elaborar seu plano de negócios é criar, também, um planejamento operacional e financeiro, primeiro você deve separar por tópicos, como seu negócio será executado no dia a dia. 

 

  • Como funcionarão seus processos desde os mais simples até os mais elaborados, como funciona a sua operação tanto o desenvolvimento do produto até o seu sistema logístico, quais itens e colaboradores estarão envolvidos em cada etapa? É necessário utilizar algum recurso com a instalação de um perfil de alumínio estrutural?

 

  • Por fim, coloque um planejamento financeiro no papel, qual o seu orçamento? Quais as suas despesas, investimentos e seu ? Qual o prognóstico de ganhos e de gastos? Considere tudo que vimos até agora como fornecedores, marketing, matéria-prima, colaboradores, e no final de tudo, seja detalhista em cada valor, lucro ou despesas que englobam seu negócio. 

 

  • Pronto, o seu plano de negócios está finalizado e preparado para te guiar, o que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Mais artigos sobre marketing digital