- Nem só de texto vive a produção de conteúdo, por mais que esse seja o formato padrão dentro da internet, existem várias outras formas de alcançar o seu público que podem ser tão boas quanto.
- Todos nós sabemos o quanto a produção de conteúdo é importante dentro das estratégias de marketing digital, certo? É através deles que você consegue ganhar visibilidade, gerar reconhecimento, aumentar o número de suas vendas de regulador de pressão de gás, fidelizar consumidores, e por aí vai.
- Sem dúvidas o conteúdo é essencial para qualquer tipo de negócio, assim como as balas personalizadas ajudam no reconhecimento da sua marca, aqui esse tipo de produção agrega inúmeros valores como vimos acima.
- Mas, como falamos, existem diversos formatos, como os vídeos, imagens, o próprio texto, áudios, gráficos, multimídia e por aí vai, então no meio de tantas opções, como saber qual o melhor de acordo com seus objetivos?
- No texto de hoje, iremos te ajudar a solucionar essa dúvida, nós vamos te ajudar a saber como definir o formato de conteúdo de acordo com suas metas, bora saber como? Então vamos lá!
Procure conhecer todos os formatos possíveis
- Para começar a definir qual o melhor formato de conteúdo de acordo com os objetivos da sua empresa, o seu primeiro passo deve ser justamente, conhecer todos eles sem exceção, como falamos, são inúmeros conteúdos disponíveis dentro da web, cada um possui a sua própria particularidade e maneira de ser executado.
- Entre os principais, podemos destacar o texto com posts para blogs, e-books, checklists e planilhas, os vídeos com webinars, vídeos em redes sociais e transmissões ao vivo, os áudios com podcasts, audiobooks e narração de posts e os gráficos com fotos e infográficos.
Entenda melhor sobre os canais e as preferências do seu público
- Após entender melhor sobre os diferentes formatos, é preciso entender melhor sobre os canais onde cada um se encaixa, como sabemos existem várias formas de produzir conteúdos e mídias nas quais eles circulam, como as diferentes redes sociais, sites, e-mails e por aí vai, procure entender melhor sobre cada um deles e como cada formato de conteúdo se encaixa.
- Também é preciso entender melhor sobre o seu público-alvo, em quais canais eles estão? Que tipo de conteúdo consomem? Será que gravar um vídeo sobre serviços de caldeiraria seria eficiente ou um texto encaixaria melhor? Colete, trata e analisa dados sobre seu público para entender melhor suas preferências e o tipo que mais os agrada.
Dê um objetivo e uma funcionalidade para cada formato
- Bom, é claro que nessa altura, você já deve ter compreendido que cada formato possui um objetivo diferente, certo? Sendo assim, é necessário listar essas metas e a funcionalidade para cada formato, não adianta querer que um texto obtenha os mesmos resultados que um vídeo ou uma imagem.
- Cada um possui suas particularidades e procure usá-los de maneira diferente, aproveitando ao máximo o potencial e tudo aquilo que eles podem ceder para você.
Diversifique os conteúdos de acordo com cada etapa no funil
- Todo mundo gosta de diversidade, e cada lead pode querer consumir uma coisa diferente conforme for conhecendo melhor o seu negócio, então busque variedades, talvez um visitante iniciante que mal conhece o seu negócio prefira consumir um vídeo rápido e viral ou um texto mais simples com uma imagem.
- Já alguém próximo do meio para o fundo do funil pode ter preferência por conteúdos completos como webinars ou e-books mais longos, procure entender essas diversidades e aplicar isso em cada etapa do funil de acordo com as necessidades.
Faça testes
- Se tem algo que é fundamental para definir um bom formato de conteúdo são os testes, você pode ter uma ideia na sua cabeça do que pode ser útil para seu público, enquanto os consumidores, têm outras completamente diferente, então nada melhor do que realizar alguns testes para equilibrar as contas, certo?
- Assim como você deve fazer um projeto de instalações elétricas antes de sair comprando os fios e cabos necessários, aqui é necessário testar antes de efetivar a sua estratégia, então comece distribuindo conteúdos e entenda melhor sobre a reação do público.
Veja o que mais traz resultados para o seu negócio
- Por fim, é sempre importante ficar de olho nos resultados dentro do seu negócio, após realizar os testes, verifique sempre o que está dando certo e o que está sendo melhor para a sua empresa.
- Monte um monitoramento constante no qual você possa compreender e replicar aquilo que é mais vantajoso para a sua empresa, fique de olho e mensure resultados com frequência para encontrar os melhores formatos de acordo com seus objetivos.
- O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.