- O marketing digital é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais importante dentro das diferentes áreas de atuação, servindo para atrair mais pessoas, aumentar a visibilidade, gerar reconhecimento e consolidar marcas e empresas dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
- Porém, dentre as principais áreas na qual ele está presente, algumas têm mais necessidade de adotarem essa ferramenta, como o caso do marketplace. Esse que para quem não conhece, é como se fosse um “shopping virtual”, onde vários e-commerces colocam seus produtos à mostra em uma grande vitrine de algum site consolidado como a Amazon, Mercado Livre, Shoppe, Magalu, Americanas e por aí vai.
- Sendo assim, se algum dia você pesquisar por “equipamentos de combate a incêndio” em alguma dessas plataformas, saiba que está pesquisando produtos no marketplace. Bom, e assim como todo shopping, é preciso ter visitantes (ou tráfego nesse caso), e é justamente aí que entra o marketing digital.
- Ele pode ser realizado de maneiras diferentes, e no texto de hoje, iremos mostrar como você pode aplicar a estratégia de marketing digital dentro de um marketplace, bora conferir mais sobre? Então vamos lá!
Escolha assertiva das palavras-chave
- A escolha das palavras-chave não é exatamente, uma estratégia de marketing digital, mas acaba se tornando peça-chave dentro deste quebra-cabeça, isso porque dentro do marketplace, é preciso ser assertivo nos termos e colocações que você acrescenta no seu produto, descrição, título e conteúdo de forma geral, sempre pensando no que as pessoas irão pesquisar.
- Sendo assim, escolher as palavras-chave de forma assertiva, garante que seu produto irá aparecer e ganhar destaque dentro do marketplace, que muitas vezes acaba aparecendo como uma vitrine competitiva e difícil de alcançar espaço.
Marketing de conteúdo com SEO
- Talvez a estratégia mais eficiente e simples de marketing digital para o marketplace seja o marketing de conteúdo atrelado ao uso do SEO, o primeiro se baseia na criação de um blog, com artigos, guias, eBooks e tutoriais ou até mesmo um canal no Youtube, no qual você pode fazer reviews dos seus produtos ou falar sobre assuntos próximos, se você vende materiais para impressoras e afins, falar sobre um outsourcing de impressão pode ser uma boa saída.
- Lembre-se sempre de produzir conteúdos que sejam direcionados para o seu marketing, com a finalidade de atrair mais consumidores para acessarem a página de seu produto, monte estratégias inteligentes.
- Também é crucial a utilização do SEO, ele é quem faz com que o seu produto apareça no topo das pesquisas nas plataformas de busca, otimizar tanto o on page quanto o off page, procure caprichar na descrição e é claro, em todos os conteúdos que for produzir.
Redes Sociais
- As redes sociais são ótimas para qualquer estratégia de marketing digital, porém, para elas serem funcionais, é preciso conhecer especificamente, cada uma delas e entender melhor o que é ideal para o seu marketing.
- Se você trabalha com produtos bem ilustrativos com várias imagens, o Instagram é o mais recomendado, já para o B2B talvez o Linkedin se adapte melhor, procure criar uma página para a sua loja e realize postagens com uma certa frequência.
- Mostre mais sobre os seus produtos dentro do marketplace, envie link direto para o acesso, e mantenha um alto engajamento com seus usuários.
Mídia paga
- Por fim, a boa e velha mídia paga nunca falha quando falamos de marketing digital, ela é altamente recomendada para divulgar seus produtos e ganhar prioridade em cima de seus concorrentes, podendo ser aplicada tanto no Google Ads quanto nas redes sociais, funcionando como um verdadeiro lacre de segurança para caso os resultados não estiverem sendo como o planejado.
- Segmente seu público de maneira eficiente, selecione os seus produtos de maior destaque, crie anúncios bonitos e direcionados a sua página no marketplace e invista recursos para atrair mais pessoas.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais