- Sem dúvidas, um dos principais fatores que fazem grandes empresas aumentarem o seu faturamento é o valor existente dentro da sua marca, afinal, pare para pensar quantas vezes você não optou por comprar certo produto, comer em determinado restaurante ou até mesmo pagar a mais só por conta de ser aquela marca.
- Acredite, ter uma marca forte faz total diferença dentro de um mercado cada vez mais competitivo, e fazer com que ela seja valorizada pode mudar o patamar do seu negócio, aumentando a sua lucratividade, autoridade dentro do mercado, credibilidade e transformando ela como algo bem visto por grande parte das pessoas.
- Como dissemos, a maioria das escolhas dos consumidores são baseadas nas melhores marcas e no valor que ela possui, desde a caixa de pizza personalizada até a compra de uma nova roupa, quanto mais valorizada ela for, maior seu preço de mercado, mais as pessoas estão dispostas a pagar caro e maior a chance de você ser escolhido no meio da concorrência.
- Mas nós sabemos que essa não é uma tarefa simples, então pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas de como você pode agregar valor a sua marca de formas completamente diferentes, bora conferir? Então vamos lá!
Coloque a qualidade acima de tudo
- É claro que toda empresa quer vender mais, porém o problema é que muitos negócios acabam se importando tanto com seu volume de vendas que acabam colocando a qualidade dos seus produtos em segundo plano, o que é claro, pode prejudicar demais o valor da sua marca.
- Se você deseja realmente que ela seja valorizada,a qualidade deve vir em primeiro lugar, capriche nos detalhes e entregue tudo com alta qualidade, produtos, serviços, atendimento, processos, tudo deve ser feito da melhor forma possível, quanto mais qualidade você entregar ao consumidor, mais valor ele dará para a sua empresa.
Procure apresentar produtos e serviços que se destacam dentro do mercado
- A concorrência dentro do mercado está cada vez mais acirrada, e para uma empresa conseguir gerar valor e se destacar, é preciso que ela seja diferente das demais, afinal, sempre que existe um “empate”, o desempate é justamente pelo diferencial que ambas apresentam.
- Sendo assim, procure se destacar com algo diferente, que chame a atenção dos consumidores, saia do padrão e tenha uma identidade própria, isso ajuda na fidelização e até mesmo consolida uma boa base de fãs.
Encontre uma padronização em seus processos
- Sempre que alguém vai em um restaurante pela segunda vez, espera a mesma qualidade na comida e no atendimento que teve na primeira, assim como na compra de uma roupa e até uma encomenda de materiais vindos de uma usinagem de peças.
- Por mais que você queira e deva inovar, a padronização deve ser uma marca registrada, é preciso sempre manter uma linha fixa de produção e apresentar produtos sempre com a mesma qualidade, isso vai te ajudar a aumentar seu valor já que os consumidores sabem que sempre podem esperar o melhor da sua empresa.
Escolha um design e uma identidade visual chamativa
- Muitas pessoas são atraídas pela parte estética de um produto ou de uma marca em geral, seja uma embalagem com design criativo, ou um logotipo diferente e que seja bem representado, sendo assim, a parte visual pode ter um impacto bem maior do que você imagina.
- Procure e selecione um design e uma identidade visual chamativa, que se diferencia das demais, preste atenção em todos os detalhes e seja criativo nas suas escolhas, quanto mais diferente você for, mais se destaca perante ao seu público.
Trabalhe bem o seu relacionamento com o consumidor
- Um fator que gera valor é sem dúvidas o atendimento e a construção de relacionamento entre uma marca e o seu consumidor, isso faz total diferença na visão do cliente, afinal, a empresa que valoriza o seu público costuma ser muito mais bem vista e reconhecida do que as demais.
- Procure entender seu consumidor, saber o que ele gosta, o que ele espera e suas preferências, faça pesquisas de mercado, colete dados, e saiba exatamente o que eles esperam do seu negócio, quanto mais você se aproximar do público e agradá-los, mais valor eles darão para o seu negócio.
Tenha uma precificação moderada e um ótimo programa de vantagens
- A precificação também é um detalhe que é levado em conta, claro que uma marca já valorizada pode se dar ao luxo de aumentar seu ticket médio, mas para alcançar esse padrão é preciso pensar em valores justos, de acordo com o mercado que está inserido, sem preços abusivos ou que fujam da realidade.
- Também é interessante montar alguns programas de benefícios e vantagens, talvez na compra de alguns produtos ou no consumo de serviços como uma empresa de coleta de lixo, a pessoa pode ganhar algo em troca.
- Isso ajuda na construção do relacionamento e principalmente muda a sua percepção na ótica do consumidor, que se vê valorizado e começa a retribuir os benefícios dados.
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- Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.