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Comercial de TV: Vale a pena?

Comercial de TV: Vale a pena?

  • Anunciar na televisão sempre foi sinônimo de grife e um sonho para a maioria das , grande parte das empresas contavam as “moedinhas” para poder criar uma que se encaixava dentro da grande dos programas televisivos, em horário nobre então, a disputa era ainda mais acirrada, acredite, não era fácil garantir um espaço publicitário dentro da TV ainda mais em grandes canais como a rede Globo, por exemplo. 

 

  • Nas décadas de 80 e 90, e no começo dos anos 2000, o anúncio televisivo era visto como o sonho de qualquer agência publicitária, apenas 30 segundos já era o suficiente para alcançar uma audiência enorme e mostrar um pouco mais para o público sobre o seu bico de bunsen de maneira extremamente efetiva. 

 

  • Mas com o passar dos anos, nos deparamos com o que chamamos de era digital e acredite, muitas coisas mudaram neste meio tempo, os anúncios virtuais se tornaram uma verdadeira prioridade e a internet acabou sendo a mídia de comunicação preterida pelas empresas devido ao seu alcance ainda mais longo, sua segmentação, seu valor relativamente mais baixo, e diversas outras .

 

  • Acredite, nos dias de hoje, é impossível uma se destacar sem marcar online, porém, a grande dúvida que fica é, e a televisão? Mesmo com essa “obrigatoriedade” da estar presente dentro da web, a TV se tornou de fato obsoleta?

 

  • No texto de hoje, iremos abordar os pontos positivos e negativos de criar um comercial de TV na atualidade e vamos mostrar para você, se de fato, ainda vale a pena investir em propagandas televisivas em plena era digital, bora conferir? Vamos lá!

 

Abordagem de um público maior

  • Por mais que a internet tenha um maior alcance para atingir pessoas de praticamente todos os pontos do mundo, a TV costuma ter uma abordagem maior, isso significa que, um comercial de televisão deve impactar mais pessoas.

 

  • É muito mais fácil atingir um público massivo usando um grande veículo como a TV, ou seja, você consegue fazer com que seu comercial seja mais visto na TV do que na internet, já que o digital geralmente é “escolhido” pelo público, enquanto na televisão irá passar o comercial para todos assistirem.

 

  • Dessa forma, esse é um ótimo canal para interagir e conquistar novos clientes e mostrar o seu produto ou seu serviço em uma larga escala, alcançando um público extremamente grande e trabalhando muito bem a sua marca. 

Divulgação diferenciada e mais margem para a criatividade

  • Outro ponto importante da TV é a sua forma de divulgação que costuma ser bem diferenciada, mesmo que o tempo seja curto, a televisão permite que você consiga gerar mais conteúdos em um espaço menor de tempo além de explorar melhor a sua criatividade. 

 

  • É possível criar jingles, usar referências, e abordar ao máximo o seu lado criativo, apresentando seu cofre digital de uma forma única e marcante, quem deseja gerar reconhecimento e autoridade de marca essa é sem dúvidas uma excelente escolha. 

 

  • Já que você pode ficar na cabeça das pessoas por muito tempo e até mesmo fazer com que elas comentem sobre a sua propaganda televisiva, coisa que raramente ocorre em outros meios de comunicação. 

Interação direta e exploração de momentos específicos

  • Um anúncio televisivo sem dúvidas, é uma ótima opção para quem deseja estabelecer uma conexão mais direta com seu público, isso porque através dele, é possível que você tenha uma maior conexão, apelando para emocionais que poderão fazer total diferença na sua tomada de decisão. 

 

  • Além disso, é possível explorar momentos específicos e cenários que se encaixam dentro da sua propaganda, como, por exemplo, criar um comercial para passar no intervalo de um jogo importante de futebol. 

 

  • Ou aproveitar um filme que acabou de lançar na TV para engatilhar a sua propaganda, tudo isso, gera uma alta interatividade, de uma maneira extremamente direta e que cria uma conexão com seu público. 

Custo extremamente alto 

  • Indo para os pontos negativos, o primeiro deles sem dúvidas é o seu custo considerado extremamente alto, montar um comercial de TV tende a ser muito mais caro do que qualquer outro veículo de comunicação, como internet, rádio ou jornal. 

 

  • Não é como se você estivesse comprando um envelope awb, o custo é muito maior, os canais de televisão tendem a cobrar bem caro por um espaço em sua grade publicitária, ainda mais em horários de maior audiência ou no meio de um conteúdo que será muito assistido. 

 

  • A também é grande o que deixa o valor ainda mais salgado, ou seja, investir em um comercial televisivo não vai ser nada barato, fique ciente disso!

Qualquer tropeço pode ser fatal

  • Outro ponto negativo é a atenção, na internet, caso você cometa algum erro, basta apagar a publicação e recomeçar, por mais que perca alguns clientes, não vai ser nada fatal, já na TV, qualquer pequeno tropeço que você tenha pode resultar em algo extremamente grave para a sua empresa. 

 

  • Um pequeno descuido no seu conteúdo, uma fala equivocada, uma propaganda precipitada e a imagem do seu negócio está completamente arranhada, afinal, a veiculação é maior.

 

  • Sendo assim, ao mesmo tempo que se você conseguir acertar a mão é possível ficar na cabeça das pessoas, caso você erre o seu prejuízo pode ser muito maior do que você imagina, podendo arruinar a sua marca por completo. 

Segmentação nula

  • Um grande problema do comercial de TV é a sua segmentação que é inexistente, você não consegue dosar para qual público sua propaganda será exibida, sendo assim, é possível que você seja apresentado para milhares de pessoas completamente diferentes e que muitas delas nem sejam seu público-alvo. 

 

  • Talvez você mostre mais sobre a sua distribuidora de peças para panela de pressão, para uma audiência quase 100% infantil, essa ausência de segmentação atrapalha e muito com que você conclua seus , e faz com que você muitas vezes não tenha o resultado esperado. 

 

  • O máximo que você pode fazer é usar os canais de acordo com sua grade de programação e buscar por programas que podem ser mais assistidos pelo seu público-alvo. 

Afinal, vale a pena investir em um comercial de TV?

  • Agora que você já tem as vantagens e desvantagens é hora de colocar tudo na balança e em termos gerais podemos responder que depende dos seus objetivos. Hoje em dia,a TV é vista como um recurso usado por grandes marcas para reforçar seu branding ou anunciar o lançamento de um produto. 

 

  • Se você tem uma empresa pequena, dificilmente a televisão será o melhor caminho, já que a internet apresenta um custo barato e inúmeras vantagens, mas se quer aparecer para um público massivo, com uma grande audiência e uma publicidade diferente, então vá em frente. 

 

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