O objetivo maior de qualquer organização é vender, afinal, essa é a sua razão de existir. Por essa razão, o tema sempre está na pauta da gestão, que busca melhorar os seus índices e assim garantir longevidade ao negócio.
Dentro dessa perspectiva de melhorar o desempenho em vendas, há um desafio: a quebra de objeções, que é uma tática para contornar os problemas levantados pelo cliente que impedem a decisão de compra.
Para ajudar a superar esse desafio e também o de acelerar o ciclo de vendas, produzimos este artigo com dicas estratégicas. Continue a leitura.
Quais as fases do ciclo de venda? Por que é importante acelerá-lo?
O ciclo de venda é o caminho percorrido até a concretização da venda. No segmento fabril, por exemplo, a prospecção industrial é a primeira etapa, porém, esse processo de encontrar os consumidores é comum no ciclo de vendas de empresas dos mais nichos de mercado, o que varia é a forma de realizar a prospecção.
Seguida dessa etapa de “caça do cliente”, no qual a organização colhe informações de contato, vem o contato em si, seja por e-mail, telefone ou presencialmente. Nessa fase é importante conhecer em que etapa da jornada o cliente está, ou seja, entender se ele está mais ou menos apto a comprar específico produto ou serviço como o de confecção de uniformes, por exemplo.
A terceira contempla a avaliação do potencial do consumidor em comprar. É nessa fase que é determinado se realmente há condições para que o processo possa ser concluído.
Essas são as etapas básicas do ciclo de venda que pode ser mais complexo, como é o caso de empresas que atuam no segmento B2B, em que procedimentos de venda podem incluir variados pontos de contato.
Por exemplo: se a organização tem como público empresas do setor fabril, os contatos podem abranger profissionais de manutenção de elevadores, logística, compras, entre outras.
E por que é importante acelerar o ciclo de venda? Tanto para o mercado B2B quanto para o B2C e demais, tornar mais ágil o processo traz diversas vantagens, como:
- .Aumento da lucratividade;
- .Redução de custos de aquisição de clientes;
- .Diminuição dos esforços de venda.
3 dicas para quebrar objeções e acelerar o ciclo de vendas
- .Invista em recursos tecnológicos: assim como o setor fabril não pode ficar fora das transformações trazidas pela indústria 5.0, da mesma forma os demais campos do mercado como o de oxigênio medicinal. Contudo, as soluções não precisam ser tão robustas como as aplicadas na indústria. Softwares de CRM, soluções que proporcionam gerenciar os seus clientes são apostas tanto para acelerar o ciclo de vendas quanto para quebrar objeções, já que trazem uma ampla gama de informações do consumidor.
- .Fale a língua do cliente: isso é nada mais que aprimorar a comunicação, de modo que a linguagem usada seja semelhante ao do cliente, o que faz com que o contato seja mais próximo e com isso facilita contornar objeções e conduzir o cliente à conclusão da venda.
- .Defina indicadores de desempenho: é importante para acelerar o ciclo de vendas, definir indicadores de performance. Dessa maneira, é possível identificar o que pode ser melhorado para trazer agilidade.
Com essas dicas finalizamos nosso artigo. Se gostou compartilhe nas suas redes e continue a nos seguir.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.