O Facebook é a maior rede social do mundo e possui usuários no mundo todo. Por essa razão, influencia diretamente na opinião política, cultural e pública de seus usuários.
Atualmente, a plataforma possui 2.7 bilhões de usuários ativos, sendo pessoas que possuem os mais diferentes perfis e interesses.
Em pouco tempo, essa rede social se tornou um atrativo e uma necessidade para as marcas.
Empresas dos mais diferentes setores conseguem se comunicar e se relacionar com o seu público-alvo, por meio de estratégias inteligentes criadas dentro do marketing digital.
Por falar nele, é importante dizer que as estratégias de marketing pela internet mudaram completamente a maneira como as organizações divulgam seus produtos e serviços e o modo como os consumidores compram.
Na internet, é possível trabalhar a divulgação por meio de diferentes canais, como no caso dos sites e blogs, mas é nas redes sociais que as companhias alcançam mais pessoas.
Tanto é que existem estratégias exclusivas para essas plataformas e é claro que trabalhá-las no Facebook é fundamental.
Pensando nisso, vamos explicar o que é o Facebook, por que vale a pena investir nele e dar algumas dicas para criar boas estratégias de marketing nessa rede social.
O que é Facebook?
O Facebook é considerado a maior rede social do mundo e já possui mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do planeta.
Os usuários podem criar um perfil pessoal ou uma fanpage e interagir com outras pessoas que utilizam a plataforma.
Isso se dá por meio de diferentes ações, como:
- Trocas de mensagens instantâneas;
- Compartilhamento de conteúdos;
- Curtidas;
- Comentários.
Um fabricante de carimbo grande personalizado também pode criar um perfil profissional e interagir com seus seguidores.
Os usuários participam de grupos compatíveis com seus interesses e necessidades e seguem perfis de marcas correspondentes às suas necessidades de compra.
A rede social também facilita a conexão entre as pessoas, realiza buscas rápidas de informações e centraliza os contatos.
Pelo fato de reunir diferentes perfis de pessoas, ao longo do tempo, o Facebook se tornou um dos principais canais para as estratégias de marketing digital. E existem muitos motivos para uma empresa investir nele.
Por que investir no Facebook?
Para construir uma estratégia focada no público-alvo de um negócio e posicioná-lo como uma marca confiável, é fundamental estar presente nas redes sociais.
No Facebook, é possível veicular anúncios publicitários, compartilhar conteúdos, melhorar o atendimento ao cliente, estabelecer um relacionamento com os seguidores e construir o posicionamento de marca.
Para além das curtidas e comentários que uma empresa recebe, criar um perfil nessa plataforma também traz outras vantagens que justificam o investimento.
Fácil mensuração
Todas as estratégias dentro dessa rede social precisam ser avaliadas, para que assim a empresa avalie o que está ou não funcionando.
A própria plataforma traz algumas métricas e possibilita que empresas dos mais variados tipos, como uma clínica de acupuntura para enxaqueca, personalize os dados e mantenha o foco no que é mais importante.
É possível avaliar e acompanhar os retornos a qualquer momento e fazer adaptações, mesmo quando a campanha já está sendo veiculada.
Ajuda a atrair novos clientes
Manter o perfil da empresa sempre atualizado é uma maneira de obter resultados orgânicos de longo prazo, e por meio dos anúncios pagos, é possível agilizar esse processo e potencializar os resultados.
Se a marca consegue produzir um anúncio de acordo com o perfil de seus seguidores e de seu público, sua campanha será visualizada por essas pessoas e vai despertar o interesse pelo produto ou serviço, o que ajuda a atrair novos clientes.
Aumenta o conhecimento de público
Por meio do Facebook, um pet shop de banho e tosa leva e traz, tem acesso a relatórios que permitem conhecer melhor o público.
Acontece porque eles reúnem informações sobre os usuários, como:
- Gênero;
- Idade;
- Interesses;
- Localização.
Essas e outras informações oferecem insights sobre as pessoas que reagiram aos anúncios ou aos conteúdos, o que torna as estratégias de marketing nessa plataforma mais eficientes, assertivas e direcionadas.
O processo de criação dos anúncios ou dos conteúdos que serão postados precisa ser personalizado, com base nas informações do público-alvo.
A empresa precisa ser assertiva e criativa em sua mensagem e assim demonstrar o diferencial do negócio.
Melhora o tráfego
Em todas as ações realizadas no Facebook, é possível segmentar o público e criar campanhas com diferentes objetivos.
Uma loja de cobertores de casal, por exemplo, pode ir muito além da venda e criar estratégias que aumentam o tráfego para o seu site, direcionam os usuários para a sua landing page, dentre outras possibilidades.
Estratégia acessível
Por fim, não podemos deixar de mencionar que estar presente nesta plataforma é possível para todo tipo de negócio, dos menores aos maiores.
Mesmo que o gestor ou empreendedor decida investir em campanhas pagas, o preço cobrado é justo e os resultados são visíveis.
Mas, para ter acesso a todas essas vantagens, é crucial saber elaborar e planejar uma estratégia de marketing na plataforma.
Dicas de marketing no Facebook
Sabendo o quanto o Facebook é importante e relevante para uma marca, é natural que as empresas queiram começar a trabalhar com ele o quanto antes. E algumas dicas de marketing nessa plataforma são:
Ter um perfil completo
Antes de publicar um conteúdo ou criar um anúncio, a primeira coisa a se fazer é completar o perfil do negócio na rede social.
A falta de informações que os seguidores consideram relevantes pode fazer com que eles busquem a concorrência.
As informações solicitadas estão de acordo com o tipo de página que está sendo criada, e seu preenchimento é rápido e simples.
Assim sendo, uma confecção roupas consegue transmitir todas as suas principais informações no perfil.
Publicar regularmente
Ser regular nas publicações é fundamental para ter uma estratégia de marketing pelo Facebook bem-sucedida.
Isso porque não adianta publicar todos os dias em uma semana e deixar o perfil desatualizado na semana seguinte.
Para não se perder, uma boa dica é criar um cronograma de postagens, determinando os melhores horários e seguindo um planejamento.
Procure agendar as postagens, usando a funcionalidade do próprio site ou adquirindo uma ferramenta que ajude nesse sentido.
Promover a página
É um erro esperar que a página seja encontrada por acaso, portanto, o ideal é promovê-la para seus clientes e para quem ainda não conhece a sua marca.
Para fazer isso, um adestrador de cães pode inserir o endereço de seu perfil no Facebook em materiais impressos, como cartão de visita, folders de divulgação, embalagens de produtos, dentre outras possibilidades.
As empresas que possuem lista de e-mails também podem inserir um link para o perfil, além, claro, de criar links de direcionamento em seu site e blog.
Investir em anúncios
Sem dúvidas, os anúncios são estratégias de destaque dentro do Facebook, por essa razão, eles não devem ser descartados do planejamento.
As campanhas criadas na plataforma apresentam resultados satisfatórios, desde que sejam feitas da maneira certa e combinadas com a criação de conteúdos regulares.
Uma pessoa que vende pão congelado, por exemplo, primeiro precisa saber como funciona o Facebook Ads, e a partir disso começar a investir na plataforma.
Variar os formatos dos conteúdos
Nessa rede social, é possível compartilhar conteúdos dos mais variados tipos e fazer isso é fundamental para manter os seguidores engajados.
Se o site de uma empresa possui um grande volume de informações que circulam a todo momento, precisa garantir e manter o interesse das pessoas, mas isso não é possível usando apenas um tipo de publicação.
Em outras palavras, as empresas precisam trabalhar com diferentes formatos, como textos, imagens, vídeos, dentre outras possibilidades.
Conhecer o perfil dos concorrentes
Uma empresa de arquitetura e reforma tem seus concorrentes, assim como qualquer outra, e eles também estão presentes no Facebook.
O observar esse perfil é uma forma de ter acesso a boas informações e até mesmo se inspirar para as estratégias.
O gestor descobre o nível de competição de ser o mercado, pontos positivos que podem ser aplicados ou melhorados em seu planejamento e até mesmo descobre erros a serem evitados.
Conclusão
Portanto, não basta criar um perfil no Facebook e achar que isso é o suficiente, tampouco fazer algumas publicações esporadicamente ou criar um anúncio hoje e outro no mês que vem vai trazer resultados para o negócio.
Fazer marketing digital nessa plataforma é assunto sério e envolve tempo e dinheiro. Para não desperdiçá-los, é fundamental saber trabalhar a divulgação da marca, seus produtos e serviços.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a maior rede social do mundo e conheceu algumas dicas para obter bons resultados dentro dela.