- Muitos gestores podem achar que logotipo e marca são a mesma coisa. No entanto, embora estejam intimamente relacionados e devam trabalhar juntos de forma coesa, são processos muito diferentes.
- Se não acredita, saia de trás de sua mesa rustica de madeira e olhe essas vertentes com mais atenção, pois, só assim, conseguirá atingir níveis de sucesso tão grandes quanto os de seus concorrentes.
Você sabe qual a diferença entre logotipo e marca?
- Para entrarmos mais a fundo no assunto, podemos entender que um logotipo é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto ou qualquer entidade pública ou privada, ou seja, é tão imprescindível quanto a locação de geradores para um grande evento.
- É quase como um RG, que distingue cada marca num mundo competitivo e repleto de elementos que tentam chamar a nossa atenção todos os dias. Se define como uma combinação de tipografias, símbolos e cores.
- Já uma marca é a ideia ou imagem que as pessoas têm em mente quando pensam em produtos e atividades específicas, tanto de forma prática quanto emocional. Essa combinação de sinais é acionada quando colocamos a pessoa física e a jurídica frente a frente.
Como aplicá-los em seu e-commerce?
- Embora um logotipo seja apenas um dos elementos da marca, ele provavelmente aparecerá na maioria dos pontos de contato com clientes, como no site, nos folhetos, nos produtos, na impressão da embalagem, nos anúncios e assim por diante.
- Portanto, é considerado um dos principais elementos gráficos que permitem às pessoas identificar rapidamente uma organização, seus produtos e serviços. Quando bem projetado, permite que as pessoas identifiquem e lembrem rapidamente de sua marca.
- – Um logotipo é um dos principais pontos de identificação para seus clientes e demais interessados;
- – Cria consistência em diferentes canais de comunicação;
- – Faz parte da identidade da sua marca;
- – As pessoas esperam que uma marca tenha uma aparência profissional, começando pelo logotipo. Contrate um design e isso aumentará suas chances de possuir algo único e inovador;
- – Diferenciará sua marca da concorrência;
- – O uso de diferentes cores, formas, estilos e tipografias para o design do logotipo são uma ótima maneira de mostrar onde quer chegar com sua empresa em comparação com os concorrentes.
- Isso é muito importante porque será uma das principais ferramentas para refletir graficamente sua marca, valores e personalidade para o restante das pessoas com quem você se comunica.
- A marca, sua autoridade e confiabilidade podem ter um processo mais demorado, porém, está intrínseco ao logotipo. Não jogue essas dicas numa espécie de descarte de lixo eletrônico, pois pode ser a balança entre seu sucesso e seu fracasso.
- Atente-se para o marketing boca a boca, o SEO (que é um mecanismo de ranqueamento para os buscadores como Google, Bing e etc.), o tratamento para com as dúvidas dos clientes e etc. Tente agir rapidamente e assertivamente, pois o dia a dia provará sua persistência e trará mais pessoas sedentas por aquisição de produtos.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais