- Com a internet, o marketing se faz necessário em diversas áreas. E meio a pandemia, diversas empresas de diferentes nichos sentiram a necessidade de buscar oportunidades no meio digital e é neste contexto que se insere o agromarketing.
O que é agromarketing
- O agromarketing é, basicamente, marketing para o agronegócio. Ele abrange fornecedores para plantações, colheita e distribuição e está sempre presente no dia a dia do brasileiro, funcionando como um sistema de som ambiente: encobre todo o espaço e, mesmo que às vezes não pareça que está ali, nos momentos necessários, ele aparece.
- Para ter uma comunicação efetiva, é importante que o agromarketing transmita a ideia de responsabilidade com o meio ambiente, demonstrando sustentabilidade empresarial.
- O trabalho do profissional do marketing, para atingir o principal objetivo nesta área, é se moldar ao nicho e construir narrativas que façam sentido para aquele público. Este processo funciona como uma fresadora cnc, que molda materiais de acordo com a necessidade. Confira quais são os principais pontos para o estabelecimento do agromarketing!
Persona
- Saber para quem você fala é importante em todas as áreas, mas no agromarketing isso tem um peso maior. Isso porque existem muitas pessoas envolvidas dentro do agronegócio e cada uma delas tem suas particularidades. Portanto, para trabalhar no agromarketing, a persona deve ser bem definida.
- Mas como fazer isso em uma área tão diversa? Basta aproximá-la pelos seus interesses. É claro que, neste caso, é necessário saber o quanto ela precisa e qual o tamanho do seu trabalho com relação ao plantio e colheita. Mas, em todo caso, mostrar possibilidade de crescimento, potencialização de produção e economia é um tiro certeiro.
- Além disso, uma persona bem definida é mais fácil de acessar. O público diverso do agronegócio pode ser alcançado por muitos meios, essa facilidade potencializa o alcance de clientes ideais, mas é necessário que exista adaptação.
Adaptação
- A adaptação é importante no agromarketing pois ele lida diretamente com pessoas que não por falta de acesso, mas muitas vezes por costume, não se adaptam à linguagem do marketing tradicional com palavras de diferentes línguas e termos difíceis de entender. Por isso, a linguagem do agromarketing exige uma adaptação.
- Para esta adaptação, basta pensar que menos é mais. Uma mensagem bem transmitida é uma mensagem entendida, portanto, quanto mais simples e objetiva, melhor a comunicação. A linguagem precisa ser sempre checada para que a mensagem seja efetiva ao receptor, então, assim como uma câmera de monitoramento, mantenha-se atento às palavras utilizadas.
Compromisso
- Não é novidade que para se estabelecer como autoridade em algum ramo, uma empresa precisa mostrar compromisso com o que acredita e os serviços que oferece. No agronegócio esse compromisso também deve ser mostrado com o meio ambiente, para acompanhar a ideia de sustentabilidade.
- A sustentabilidade ambiental é necessária para mostrar que uma empresa que depende do meio ambiente se preocupa com ela. Através da adaptação de conteúdo e compromisso com a persona estabelecida no início do processo, o agromarketing garante o alcance de mais pessoas para uma empresa.
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