Censo Digital também revela que de 30% das empresas do segmento já exportam serviços
As agências digitais brasileiras devem faturar R$ 3,3 bilhões em 2014, apresentando um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. A previsão é da 5a edição do Censo Digital, realizado Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi).
Ainda de acordo com o estudo, o faturamento do setor em 2013 foi de R$ 2,7 bilhões, expansão de 25% em relação a 2012, quando o atingiu R$ 2,2 bilhões. Os dados levam em consideração apenas serviços digitais – e não investimentos em mídia.
Pela primeira vez, a pesquisa abordou o grau de internacionalização das empresas. Cerca de 30% das agências digitais já exportaram serviços, aponta o Censo. Os Estados Unidos é o principal destino de exportação (27,4%), seguido por Inglaterra (10,2%), Argentina e Espanha (ambas com 6,5%) e Portugal (4,9%).
O material indica que o número de agências digitais no País saltou de 3.094, em 2012, para 3.388, no ano passado. A quantidade de funcionários aumentou de 25.947 para 31.250 no mesmo período.
O desenvolvimento de sites ainda corresponde ao maior percentual de lucro do segmento, embora sua participação no mercado tenha apresentado queda. Em 2012, a categoria respondeu por 29%, enquanto em 2013 o índice foi de 20%. Em segundo lugar aparece programação, com 11,4% e, em seguida, criação (10,4%) e monitoramento de redes sociais (10%).
Foram entrevistadas, por meio de pesquisa online, 750 empresas respondentes para o relatório – filiadas ou não à Abradi. A coleta dos dados foi feita entre agosto de 2013 e julho de 2014 e teve consultoria da Manzione Associados.
Fonte: Proxxima