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Vale a pena ser um copywriter em 2022?

Vale a pena ser um copywriter em 2022?

  • Copywriting é a arte e a ciência de conteúdo persuasivo que é geralmente usado para fins de marketing e . Envolve a criação de textos com o objetivo de influenciar o comportamento do leitor, normalmente para realizar uma determinada ação, como comprar um produto ou se inscrever em um serviço.

 

  • Embora o termo “copywriting” seja usado para se referir à escrita publicitária em geral, ele também pode se referir às peças específicas de conteúdo, como anúncios, slogans e taglines. Um bom publicitário precisa ter habilidades especiais para criar conteúdo que seja atraente e persuasivo, além de conhecer bem as técnicas de marketing e as estratégias publicitárias.

 

  • Ser um copywriter pode ser uma ótima opção para você se você gosta de escrever e tem boa imaginação. Além disso, é importante ter algum conhecimento sobre marketing e propaganda, para que você possa criar peças que realmente funcionem. 

 

  • Mas afinal, vale a pena ser este profissional em 2022? É o que vamos te mostrar a seguir. 

 

Um pouco de história sempre é bom, né?

  • Você pode ser um empresário da construção civil ou então um vendedor de compressor de ar, eu tenho certeza que você já ouviu o termo “copywriter”, não é mesmo? Parece um termo moderno, mas essa é uma técnica que já possui quase 200 anos. Lá no século 19, por volta de 1828, o dicionarista norte-americano Noah Webster usou a palavra copy para definir os autorais que seriam publicados na imprensa.

 

  • Então, em 1870, o publicitário John Emory Powers foi pioneiro ao escrever textos persuasivos em linguagem coloquial para anúncios, recebendo o título de primeiro copywriter da história. O termo foi usado para distinguir seu trabalho da escrita dos jornalistas – e prevalece até hoje na comunicação moderna. Essa associação, no entanto, foi mudando com o passar do tempo, sobretudo, com a chegada da internet e do surgimento do marketing digital.

 

O que é ser um copywriter: saiba mais sobre isso

  • No passado, ser um bom copywriter era importante, mas não era a única coisa que os profissionais de marketing precisavam saber. Os redatores eram responsáveis por criar anúncios e materiais de marketing que vendessem produtos ou serviços para o público. Eles precisavam ter um bom conhecimento sobre a psicologia do consumidor e sobre como persuadir as pessoas a comprar o produto, seja um produto de beleza ou um catalisador para tinta.

 

  • Hoje em dia, os redatores publicitários ainda são responsáveis por criar materiais de marketing, mas o papel dos profissionais de marketing mudou muito. Os profissionais de marketing agora precisam ser hábeis em mídias sociais, e análise de dados. Eles também precisam entender como os algoritmos das mídias sociais funcionam e como eles podem impactar o alcance de seus conteúdos.

 

  • Com a popularização dessas estratégias nos últimos anos, percebe-se cada vez mais a de um copywriting que traga também informação ao público-alvo, e não seja só propaganda. Ele pode ser usado em todas as áreas como eletrodomésticos, varejo e até na divulgação de uma empresa de limpeza de fossa, por exemplo. Mais importante do que vender, é transmitir a informação que seu público quer ver, e que agregue valor para ele.

 

  • Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e , como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.

 

  • Isso significa que, se você quer ser um bom redator publicitário em 2022, terá que se esforçar para se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias. Além disso, você também precisará ter um bom conhecimento sobre os algoritmos das mídias sociais e sobre como eles funcionam.

 

Dicas para ser um bom profissional

  • O que faz um redator ser eficaz no seu trabalho depende do seu conhecimento do mercado, do público-alvo e do produto ou serviço que deve promover. Assim, a pesquisa é uma tarefa muito importante para obter os fins pretendidos. Até porque ninguém nasce sabendo tudo. Sem rastrear claramente qual é o propósito do trabalho do redator, não há forma de garantir bons resultados. O que torna um copywriter eficiente é saber de antemão para quê é que irá escrever. Lembre-se: um bom redator não faz poesia, ele vende!

 

  • A escolha do slogan ou do copy para cada trabalho de divulgação ou promoção podem ser os conectores elétricos que vão fazer seus clientes serem fidelizados e  é um dos mais importantes no processo de escrita. Também é o que faz um redator destacar-se pela sua . Um bom redator tem de refinar os seus conteúdos mais do que uma vez, removendo e melhorando o que for necessário, para obter um produto final ideal.

 

  • Pesquisar é muito importante para um redator, pois isso pode ajudar a determinar o que o público-alvo quer e precisa, além de mostrar como o produto ou serviço se encaixa no mercado. Quando bem feita, a pesquisa pode ser extremamente útil para um redator, pois pode fornecer todas as informações necessárias para criar um texto eficaz que atinja os objetivos pretendidos. 

 

Revise sempre

  • Em todo processo, é sempre importante analisar se a que estamos utilizando está surtindo efeito e se os objetivos estão sendo alcançados. Isso nos permite perceber se é necessário mudar alguma coisa ou continuar com a mesma abordagem. Por isso, é fundamental monitorar constantemente os resultados para tomar as melhores decisões. Assim, poderemos avançar em direção aos nossos objetivos com maior assertividade.

 

  • Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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