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Situações que fazem o cliente sair do seu site e desistir da compra

Situações que fazem o cliente sair do seu site e desistir da compra

  • Quem é dono da sua própria loja virtual sabe que um dos piores pesadelos e as piores estatísticas que existem são: a taxa de rejeição e o abandono do carrinho, não existe nada mais doloroso para um empreendedor , do que saber que um usuário entrou no seu site, teve o contato inicial com seus produtos, mas no final das contas acabou desistindo da compra. 

 

  • Acredite, ter uma taxa de rejeição alta, ou ver que as pessoas estão deixando os produtos bem na hora de fechar a compra pode fazer com que qualquer um perca o sono, porém essa é uma prática mais comum do que você imagina, pesquisas feitas pela Opinion Box, indicam que 78% dos compradores virtuais costumam desistir das compras no meio do caminho, enquanto 15% abandonam o carrinho de compras com frequência. 

 

  • Mas por mais “normal” que isso seja, quais os motivos que fazem essa ação acontecer com tanta frequência? Quais são as situações que levam um consumidor a sair do seu site e abandonar a compra? Afinal, a sua mesa rústica de madeira maciça com pés de ferro é uma das melhores do , então o que faria alguém desistir dela? Bora desvendar esse mistério? Então vamos lá!

Alto valor do frete

  • Pense na seguinte situação: você encontra um produto que te interessa muito por um preço acessível e de cara já coloca ele no seu carrinho, preenche um formulário, se enche de expectativas e na hora de colocar seu CEP acaba se deparando com um valor absurdo no frete, muitas vezes, sendo até próximo ao valor do seu produto, isso desanima qualquer um, concorda? 

 

  • De acordo com o levantamento que citamos acima, o valor do frete representa 60% das desistências dos consumidores, enquanto omiti-lo e só fornecê-lo no final de tudo, causa 23% de desistências. 

 

  • Seja transparente, coloque o valor para consulta logo no início da jornada de compra, além disso, procure ser flexível, feche parcerias com boas transportadores e reduza o preço do frete ou até mesmo trabalhe com um sistema de entrega grátis, acredite, não tem nada mais atrativo para o consumidor do que ler a frase “frete grátis”. 

Demora no prazo de entrega

  • As questões logísticas sempre geram debate no mundo dos e-commerces, e além dos fretes, vale destacar a demora no prazo de entrega dos produtos, muitas pessoas querem aquilo que compraram com urgência ou pelo menos em um prazo considerado baixo. 

 

  • Saber que o produto pode demorar 10 ou 15 dias úteis para ser entregue costuma desanimar qualquer um, então tente vender somente aquilo que você tem em estoque, mesmo que suas vendas acabam tendo um redutor de velocidade, é melhor com agilidade na entrega com produtos disponíveis do que deixar o consumidor esperando tanto tempo. Afinal, se o está precisando de uma cantoneira de alumínio, certamente precisa deste produto o mais rápido possível.

Meios de pagamentos limitados

  • Outro detalhe que acaba incomodando bastante as pessoas, principalmente dentro do carrinho de compras, são os meios de pagamento. Nos dias de hoje, temos várias opções diferentes para agradar os mais diversos públicos, e é claro que a sua loja virtual necessita se adaptar a essa realidade. 

 

  • Pix, transferência bancária, boleto, cartão de crédito, débito, Mercado Pago, Pag Seguro, PicPay, enfim, são inúmeras opções que temos disponíveis e é essencial que o seu cubra o maior número possível delas. 

 

  • Trazer uma certa limitação pode gerar desânimo e desistência quase que instantânea, procure apresentar um bom leque de oportunidades, com pagamentos variados e mais opções ao consumidor. 

Falhas , problemas na velocidade de carregamento e baixa responsividade

  • Os problemas técnicos também acabam incomodando demais os clientes dentro dos , travamentos constantes, lentidão no carregamento e baixa responsividade, são fatores que podem tirar qualquer um do sério e fazer com que desistam da compra na mesma hora. 

 

  • Para corrigir esses erros, procure ter uma boa hospedagem e um bom servidor, busque caprichar no seu design e aposte na adaptação mobile e responsiva da página, deixe sua plataforma bem intuitiva, simples e de fácil execução para qualquer usuário. 

Falta de

  • Por mais popular que as compras na internet tenham se tornado nos últimos anos, muitas pessoas ainda tem um pé atrás devido a segurança, grande parte do público não finalizar sua compra justamente por não ter garantias de que o produto irá chegar na sua casa e ficam receosos antes de cadastrar seus dados e efetivar a conversão. 

 

  • Para que isso não aconteça, é necessário ser totalmente transparente, além disso, procure colocar depoimentos de clientes, utilizar métodos e plataformas de pagamento seguras, e dar garantias ao consumidor. 

 

  • Assim como em uma usinagem de precisão as pessoas precisam de segurança para finalizar suas tarefas, em uma loja virtual, os clientes precisam se sentir confiantes e ter a certeza de que não sofrerão qualquer tipo de golpe antes de concluir a transação.

Cadastros muito extensos, demorados e complexos

  • Quem nunca passou vários minutos do dia preenchendo um cadastro que parecia interminável? Cedendo informações muitas vezes desnecessárias e que chegam até a irritar de tão longo que é o formulário? Esse é outro motivo comum de desistência dos consumidores. 

 

  • Dessa forma, procure ser prático e simples na hora do cadastro, dê opções básicas e que demorem menos de um minuto para serem preenchidas, pense na velocidade, conforto e agilidade do público, quanto mais simples for, mais atraente será aos olhos dos consumidores. 

 

  • O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do , até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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