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Saiba como usar os gatilhos mentais na sua estratégia de marketing digital

Saiba como usar os gatilhos mentais na sua estratégia de marketing digital

  • Os gatilhos são ferramentas poderosas que podem ser usadas para influenciar o comportamento do consumidor. Quando bem aplicados, os gatilhos podem aumentar significativamente as taxas de e, consequentemente, os de um negócio que vende motor para portão eletrônico, por exemplo.

 

  • No entanto, é importante lembrar que os gatilhos mentais devem ser usados com cautela e apenas quando forem relevantes para o seu público-alvo. Neste artigo, vamos mostrar como usar os gatilhos mentais na sua estratégia de marketing digital de forma eficaz.

O que são gatilhos mentais?

  • Os gatilhos mentais são utilizadas pelos profissionais de marketing para aumentar as chances de um potencial cliente efetuar uma compra ou contratar Serviços de Caldeiraria. Eles são usados para estimular o desejo do consumidor por um produto ou serviço, despertando na pessoa a necessidade de possuir aquilo que está sendo vendido.

 

  • Existem diversos tipos de gatilhos mentais, como o gatilho da escassez (quando o produto está prestes a acabar), o gatilho da exclusividade (quando o produto é oferecido somente para um grupo seleto de pessoas) e o gatilho da (quando uma figura de autoridade recomenda o produto).

 

  • Para utilizar essas técnicas na sua estratégia de marketing digital, é importante conhecer seu público-alvo e quais são os seus desejos e necessidades. Além disso, é preciso saber como utilizar as ferramentas da internet a seu para impactar positivamente os potenciais clientes.

Por que usar os gatilhos mentais na estratégia de marketing digital?

  • O marketing digital está cada vez mais presente na vida das pessoas e, consequentemente, o número de estratégias para chamar a atenção do público  também aumentou. Uma das técnicas que tem se mostrado bastante eficiente é o uso dos gatilhos mentais.

 

  • Os gatilhos mentais são estímulos que despertam determinadas reações emocionais em nossa mente e nos levam a tomar certas ações. Ao compreendermos como funcionam esses gatilhos, podemos utilizá-los de forma estratégica para influenciar as pessoas a agirem conforme desejamos.

 

  • Existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados no marketing digital, como por exemplo:

 

  • Escassez: esse gatilho é baseado no medo de perder algo ou de ficar sem aquilo que desejamos ou precisamos, uma empresa de coleta de lixo pode usar perfeitamente este gatilho para mostrar o valor do seu serviço, e a importância para o cliente
  • Antecipação: essa técnica consiste em expectativas sobre um determinado produto ou serviço.
  • Reciprocidade: essa é uma das mais utilizadas e consiste em oferecer algo gratuitamente para as pessoas com o objetivo de receber algo em troca no futuro.
  • Aprovação social: se resume na necessidade das pessoas serem aceitas e reconhecidas pelos outros.

 

  • Com os gatilhos mentais certos, é possível impactar positivamente as decisões de compra das pessoas. 

Como utilizar os principais gatilhos mentais no marketing digital

  • Os gatilhos mentais são estratégias poderosas que podem ser utilizadas no marketing digital para aumentar as taxas de conversão. Eles ativam os impulsos do cérebro e nos motivam a tomar determinadas ações, como clicar em um link ou comprar um produto que muitas vezes não há necessidade, como uma broca para aço

 

  • Muitas vezes quem está a procura apenas de manutenção desse equipamento pode acabar se deparando com um anúncio que possui um gatilho mental e efetuar compra. Existem muitos tipos de gatilhos mentais, mas os principais são:

1. Urgência 

  • O gatilho mental da urgência pode ser resumido pelo medo de perder algo ou uma boa oportunidade. Porém, esse é um sentimento mais intenso e costuma gerar uma resposta imediata das pessoas.

 

  • Dessa forma, você pode usar esse gatilho criando ofertas temporárias com prazos de vencimento curtos, por exemplo, “50% de desconto por 24 horas” ou “acabou hoje”. Outra maneira de gerar urgência é mostrando quantos produtos estão disponíveis para venda, com frases como “últimos 5 produtos” ou “5 unidades restantes” .

2. Autoridade

  • O gatilho mental da autoridade é baseado em nossa tendência natural de acreditar e confiar em pessoas que têm certa autoridade sobre o assunto em questão.

 

  • Dessa forma, uma das maneiras mais eficazes de usar este gatilho é mostrando depoimentos e avaliações positivas de outras pessoas sobre seus produtos ou serviços (sejam elogios publicados em redes sociais, sites especializados ou até mesmo no próprio da empresa).

 

  • Outra forma de transmitir autoridade é apresentando logos e certificados relevantes para sua (por exemplo, se você vende produtos orgânicos, mostre o selo certificado pelo Ministério da Agricultura). Além disso, você pode destacar premiações e reconhecimentos recebidos pela sua marca para transmitir autoridade para potenciais clientes .

3. Reciprocidade

  • Esta técnica funciona com base em nossa natureza humana. Afinal, quando uma pessoa faz uma boa ação, nos sentimos inclinados a retribuir (mesmo que inconscientemente).

 

  • Esse gatilho consiste em oferecer algo gratuitamente para as pessoas antes mesmo delas fazerem uma compra (por exemplo, um eBook sobre um determinado tema relacionado à sua área de atuação). Outra forma interessante é realizar sorteios e brindes, assim as pessoas se sentirão motivadas a voltar em sua loja virtual/site. 

Conclusão

  • Os gatilhos mentais são estratégias poderosas de influência, capazes de motivar as pessoas a tomarem ações. Por isso, é importante entender como usá-los na sua estratégia de marketing digital, para alcançar melhores resultados. Aplique os gatilhos mentais da forma correta, e veja sua estratégia se transformar!

 

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