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Reposicionamento de marca: Como fazer e o que considerar

Reposicionamento de marca: Como fazer e o que considerar

O reposicionamento de marca é uma de marketing que pode ser utilizada para dar uma nova perspetiva. Dessa forma, é importante atualizá-la ou adaptá-la às do e concorrência, para não ter de ligar os alarmes de incêndio.

Embora possa parecer simples, o reposicionamento de marca é uma tarefa complexa que requer muita pesquisa, análise e planejamento. Portanto, é fundamental considerar todos os fatores antes de tomar qualquer decisão, pois uma mudança drástica pode ter consequências negativas para a marca.

Neste artigo, vamos abordar os principais aspectos do reposicionamento de marca e como fazer isso da maneira certa. Gostou da pauta? Então fique com a gente?

O que é reposicionamento de marca?

O reposicionamento de uma marca é um processo para modificar a percepção dos consumidores em relação à . Esse processo pode ser necessário devido a vários fatores, como o lançamento de um produto/serviço, uma mudança na estratégia, ou simplesmente para se adequar às mudanças e rodar a bobina de papel das novidades.

Por que considerar um reposicionamento de marca?

  • Uma marca de é aquela que é reconhecida pelo seu público-alvo e atende às suas necessidades. À medida que o mercado muda e as necessidades do consumidor evoluem, as também devem se aprimorar para se manterem relevantes. 
  • Isso significa que, de tempos em tempos, uma empresa pode precisar se reposicionar, ou seja, mudar a forma como ela é percebida pelo público. Existem várias razões pelas quais uma marca pode optar por um reposicionamento. Aqui estão algumas das principais:
  • . Atender a um novo mercado ou grupo demográfico;
  • . Reagir a uma crise ou escândalo;
  • . Aproveitar uma nova ou tendência; 
  • . Capitalizar em um de mercado emergente;
  • . Diferenciar-se da concorrência;
  • . Consolidar várias marcas sob uma só; 
  • . Revitalizar uma marca comercialmente cansada. 

Quando é o momento certo para fazer um reposicionamento de marca?

  • Quando se trata de reposicionar uma marca, não há um momento certo ou errado. É importante considerar vários fatores antes de tomar a decisão final. Algumas das coisas que você deve levar em conta são o tamanho da sua empresa, o mercado em que você está competindo, sua história e a imagem que sua marca projeta.
  • Com tantas variáveis envolvidas, pode ser difícil saber quando é o momento certo para reposicionar sua marca. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que é hora de considerar uma mudança e evitar possíveis problemas.
  • Se você estiver enfrentando um declínio nas vendas de oxigênio medicinal, por exemplo, perdendo market share para a concorrência ou tendo problemas para atrair novos clientes, pode ser o momento certo de considerar um reposicionamento.
  • Embora não exista um momento certo para reposicionar sua marca, é importante ter cuidado ao fazer qualquer mudança radical. Uma mudança bem-sucedida requer planejamento e execução minuciosa, algo que não deve ser feito às pressas. 
  • Dessa forma, antes de tomar qualquer decisão, consulte profissionais especializados e veja se um reposicionamento é realmente a melhor opção para sua empresa.

Como fazer um reposicionamento bem sucedido da marca?

  • O processo de reposicionamento requer muita pesquisa e análise. É importante identificar o público-alvo e entender como ele percebe a marca atualmente. Além disso, é preciso avaliar a concorrência e identificar as lacunas do mercado que podem ser exploradas pela sua empresa. 
  • Tudo isso precisa ser traduzido em um posicionamento claro e coerente, que irá nortear todas as ações no futuro e garantir que sua empresa não tenha nenhum grande problema. 

Identificando o problema e o objetivo do reposicionamento

  • O reposicionamento de uma marca injetora de plástico, por exemplo, é um processo complexo que requer uma compreensão profunda do problema a ser resolvido e do objetivo a ser alcançado. Afinal, sem essa compreensão, o reposicionamento pode facilmente se perder em uma série de objetivos conflitantes ou em uma solução ineficaz.
  • Por fim, para garantir o sucesso do reposicionamento, é fundamental identificar claramente o problema e o objetivo. Isso permite que você concentre suas energias e esforços na busca da solução certa, além de criar um posicionamento de marca forte e diferenciado.
  • Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de compartilhar essas informações sobre reposicionamento de marca nas para ajudar outras . Até a próxima!

Este artigo foi produzido pela Equipe do Soluções Industriais 

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