- Trabalhar como redator atualmente é uma ótima opção principalmente para aqueles que são formados em jornalismo ou tem uma boa afinidade com a escrita, com a evolução do marketing de conteúdo, existem diversas oportunidades que vão surgindo para os redatores conseguirem trabalhos frequentes e se mantenham sempre na ativa.
- O fato do contrato freelancer estar em alta, também ajuda bastante a fazer com que essa área consiga um destaque se comparada às demais, mas todo mundo que trabalha como redator sabe que muitas vezes é preciso contar com algumas ajudinhas para que a rotina seja mais leve e eficiente.
- Se engana quem pensa que atuar como redator é uma tarefa simples, são diversos textos que devem ser escritos diariamente, abordando conteúdos diferentes, desde a funcionalidade de uma lixadeira girafa até os melhores lançamentos dos games em 2023, no meio de tanta correria, é sempre crucial ter a tecnologia ao seu lado para te auxiliar.
- Pensando nisso, no texto de hoje separamos 6 ótimas plataformas que irão auxiliar e fazer total diferença no dia a dia dos redatores, então se você trabalha escrevendo textos, descubra essas opções que vão mudar a sua rotina, confira!
1- WordReference
- Quem trabalha com a redação de textos sabe o quanto uma boa escrita é imprescindível na hora de produzir conteúdos, é simplesmente inadmissível entregar um texto que possua erros ortográficos ou até mesmo uma palavra que não encaixa ou não corresponde com a mensagem que você deseja transmitir.
- Dessa forma, todo cuidado é pouco, é preciso saber escrever da forma correta e saber usar muito bem as palavras, mas é natural que existam algumas dúvidas no momento da digitação, e é exatamente aí que entra o WordReference, essa é uma plataforma que funciona como um grande dicionário online, sendo um dos maiores disponíveis na web.
- Com ele você pode consultar palavras até mesmo em diferentes idiomas, trazendo até algumas sugestões similares e todos os dados necessários, use essa plataforma para solucionar qualquer dúvida que você tiver.
2- CopyScape
- Por mais original que seja o seu texto, muitas vezes é possível que alguns trechos sejam parecidos ou até mesmo iguais com outros artigos que estejam espalhados pela internet, afinal, existe um acervo enorme de textos espalhados pela web.
- E todo mundo sabe o problema que um trecho copiado pode gerar para o site, fazendo com que você acabe sendo prejudicado , então, mesmo que você tenha a certeza de que o seu texto sobre montagem de painel elétrico é único, sempre vale a pena dar uma segunda conferida.
- E para isso, não existe plataforma mais simples do que o CopySpace, ele vai garantir que você não está plagiando textos, trazendo autenticidade para o seu conteúdo e servindo até mesmo como um selo de segurança para as empresas que contratarem seus serviços.
3- MindMeister
- Quem trabalha com redação sabe que escrever muitos textos às vezes acaba gerando um certo bloqueio criativo, afinal, é difícil manter a criação de diversas demandas diferentes funcionando sempre a todo vapor, mas, em contrapartida, existe uma data limite que deve ser respeitada, então como administrar isso?
- Para isso existe o MindMeister, ele atua de forma simples, sendo possível adicionar imagens, links e até arquivos que montam o seu mapa mental, dessa forma, você consegue visualizar melhor algumas ideias funcionando como um verdadeiro brainstorming.
- Ele ajuda a elaborar novas pautas e faz com que você tenha um local onde possa colocar suas ideias de maneira muito mais eficiente, sem dúvidas vale a pena dar uma olhada nessa plataforma.
4- Evernote
- O Evernote é uma plataforma mais popular dentro do mercado, ela tem como finalidade, organizar as suas tarefas e servir como uma verdadeira ferramenta de organização, disponibilizando que você tenha acesso facilitado a toda a sua rotina e a sua agenda de maneira geral.
- Também é possível montar apresentações, e até mesmo coletar ideias na internet que podem ser úteis para uma possível produção de conteúdo.
- Quem é redator muitas vezes atua em diferentes locais com vestindo vários uniformes profissionais, portanto, é natural se perder em uma rotina corrida, e o Evernote ajuda justamente a ter controle e saber quais textos devem ser entregues até qual data limite, tudo bem organizado.
5- Trello
- Outro aplicativo muito útil para organizar a rotina é o Trello, essa é uma plataforma que você consegue separar todas as suas tarefas e pautas que devem ser feitas no dia a dia, registrando tudo com o que chamamos de deadline.
- Tudo é separado em cards coloridos e que ficam visualmente mais agradáveis, a plataforma também é simples, intuitiva e de fácil navegação, sendo assim, o uso do Trello é crucial para você não perder nenhum prazo.
- Organize suas pautas e deixe tudo muito bem alinhado em relação às suas necessidades nas entregas dos conteúdos.
6- 99Freelas
- Fechamos nossa lista com o 99Freelas que é um site ideal para aqueles redatores que buscam mais oportunidades de trabalho e que procuram encontrar novos textos para serem escritos.
- Aqui você pode criar o seu próprio perfil que servirá como uma verdadeira vitrine para as empresas, além de procurar por vagas e oportunidades de trabalho, é possível dar o seu próprio preço por cada texto escrito e enviar propostas de forma ilimitada.
- Se você quer novas oportunidades de trabalho que te ajudem a comprar uma nova calça de brim uniforme e te auxiliam com uma renda a mais, o 99freelas é a opção certa para qualquer redator freelancer.
- O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!