- De 2020 em diante, diversos canais de mídia digital surgiram e se firmaram como grandes possibilidades de gerar conteúdo para seu negócio. Portanto, seja você dono de uma loja de roupas o gestor de uma empresa de bobina de papel, deve ficar de olho nesse segmento.
- Diversos de seus clientes estão trabalhando em casa e mais conectados aos apps para consumo de notícias e entretenimento. Mas quais são os principais canais de mídia e como inovar neles? Foi pensando nesta questão que criamos esse texto. Para saber mais, fique com a gente.
- Instagram e Facebook com os stories
- Embora stories do Instagram e Facebook já existam há algum tempo, outras plataformas entraram nessa corrida. É o caso do LinkedIn, do Pinterest e etc. Nem todos fizeram o mesmo sucesso que seus precursores, mas vale a pena investir.
- Os stories, normalmente, apresentam conteúdos que sumirão em 24 horas. Todo esse sucesso veio pois é algo de fácil consumo e compartilhamento. É como se adquirisse um novo modelo de esteira transportadora que levasse seu produto do ‘ponto A’ para o ‘ponto B’ com maior rapidez.
- Some isso com a chegada do Tik Tok e seus vídeos transitórios e que são assistidos em segundos.O ponto positivo vai para a maior propagação de temas e materiais, o ponto negativo é a futilidade com que tudo vem sendo apresentado.
- Depois, há o fato de que esses conceitos são populares entre as gerações millennials e Z. Portanto, é hora de aprender a conversar com um grupo de cidadãos ágeis e sedentos por novidades. Ou seja, integrá-los em seus planos de marketing digital pode ajudar neste entendimento do seu público-alvo.
- Falando no TikTok… Ele é um dos aliados mais importantes da atualidade
- Há um ano, a maioria das pessoas não sabia o que era o TikTok. Hoje, o app conta com mais de um bilhão de usuários em mais de 150 países. Milhões de pessoas em todo o mundo fizeram o download e isso provou ser popular em todas as gerações.
- O que inicialmente parecia uma tendência agora é um estilo de vida e você, como gestor, deve estudá-lo, pois ele é tão importante quanto um toldo articulado em dias de chuva intensa.
- O TikTok atrai um público-alvo que se transformará em leads rapidamente (isso se fizer o caminho adequado), até porque, mais de 60% dos usuários têm menos de 30 anos. Muitas marcas gigantescas criaram contas TikTok para compartilhar conteúdo.
- Vagarosamente, até as instituições de ensino agregam o aplicativo em seu dia a dia para propor um diálogo mais horizontal com seus alunos, bem como, criar histórias que remetem ao passado da mesma e para destacar cursos, fazer passeios pelo campus, apresentar prédios e salas de aula e vídeos selecionados de graduação, mestrado, pós-graduação e etc.
- Mas o campeão é mesmo o WhatsApp! Diálogo, vendas e muito mais.
- Se você está vivendo dentro de uma caixa de papelão e não conhece o WhatsApp, precisa interagir mais com o ambiente que o cerca. Esta é a principal plataforma de mensagens instantâneas do mundo e já tinha números incríveis, mesmo antes da pandemia.
- Vimos ele se adaptar para expandir suas funcionalidades e, agora, o gestor e seus colaboradores podem fazer videochamadas com 8 participantes e gerar vendas rápidas e totalmente seguras.
- O perfil do WhatsApp fez com que a sociedade mudasse, já que empresas de pequeno, médio e grande porte foram forçadas a fazer uma transição rápida para não perderem seus clientes, que já não queriam mais receber ligações diárias, mas sim conversar no ‘zap’.
- Isso foi intensificado com o distanciamento social, que fez com que os eventos presenciais fossem apenas uma vaga lembrança. Para que essa inovação aconteça, podemos contratar empresas especializadas em chatbots e melhorar a comunicação com pessoas que têm alguma dúvida a respeito dos produtos que você vende, por exemplo.
- Com tudo isso dito, fica claro perceber a importância dos canais de mídia digital e o quanto eles alteraram a sociedade. Ao fazer reuniões constantes com seus sócios e colaboradores, é possível analisar onde a marca deve focar seus esforços.
- Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
- Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais