- Assim como o campo de aditivos químicos expande e cria novos corantes, conservantes, espessantes, entre outros, usados na produção de alimentos e outros produtos, o universo da ciência de dados tem cada vez mais o seu portfólio de linguagens de programação ampliado.
- É o caso do Python, que é a bola da vez quando o assunto é linguagem de programação que tem tomado as rodas de conversa de profissionais de TI. E não é para menos grandes empresas de tecnologia adotam, como:
- .Netflix;
- .Facebook;
- .Google;
- .Spotify;
- .Instagram;
- .YouTube.
- Para esclarecer sobre o que é para que serve o Phyton, produzimos este artigo. Gostou da pauta? Então venha conosco e boa leitura.
Afinal, o que é exatamente Python?
- Como já adiantamos, Python é uma linguagem de programação, cujo código tem o diferencial de ser gratuito. Embora bastante falado atualmente, a linguagem foi desenvolvida em 1991 pela instituição Python Software Foundation.
- De forma objetiva e simples, o Phyton é uma linguagem que permite criar os mais diversos tipos de comandos e por isso pode ser usado nos mais diversos tipos de projetos.
Aplicabilidades do Python
- E para que serve essa linguagem de programação aberta? Bom, os códigos Phyton assim como uma balança antropométrica, equipamento de alta precisão usada em hospitais e outros ambientes de saúde, possibilita que diferentes atividades possam ser realizadas de forma automatizada e com alta precisão.
- A linguagem pode ser aplicada na construção de aplicativos para os mais variados tipos de sistemas operacionais e sites mais inteligentes, jogos como videogames, testes, scripts de finanças, criação de mecanismo de inteligência artificial, desenvolvimento e análise de Big Data, desenvolvimento de sistema de automação, a lista é grande aplicabilidades da linguagem, que vão da mais simples às mais complexas.
Quais os diferenciais que fazem do Python tão popular?
- Além das aplicações, são vastas as vantagens desta linguagem de programação, que cresce em número de buscas no Google.
- Uma delas é que a leitura é em formato simples, o que permite uma compreensão rápida, mais intuitiva, o que resulta em maior produtividade. E se o assunto é produção, tem mais uma vantagem que é o baixo requerimento de recursos como memória, por exemplo.
- Além disso, possui módulos que podem ser personalizados, tornando a linguagem quase “multiuso”. Outro benefício altamente relevante para o processo de programação é que o Python pode ser utilizado em sistemas operacionais diferentes como o Mac e Windows.
- A ampla gama de bibliotecas é mais um diferencial da linguagem, que otimiza o tempo do programador, pois ele pode encontrar diversas opções prontas como gráficos, por exemplo.
- A facilidade no uso também está na característica que possibilita identificar falhas e com isso permite correções rápidas. E o melhor de tudo é que ele é gratuito, só é necessário baixá-lo.
O aprendizado de Python pode dar um up na carreira de vários profissionais
- Os profissionais que atuam como engenheiro de qualidade, desenvolvedor de software, analista GIS e outras do universo de TI, podem se beneficiar do conhecimento de Python, já que várias entendem como sendo um diferencial.
- Com isso finalizamos o nosso artigo sobre o que é e para o que serve Python, linguagem de programação de destaque. Se gostou do conteúdo compartilhe para que mais pessoas possam entender um pouco sobre o assunto.
- Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.