...

Blog de Marketing Digital

Os 4P’s do marketing digital

Os 4P’s do marketing digital

  • Se você é um profissional de marketing, estudante ou apenas um admirador desta tradicional área, com certeza já conhece ou ao menos ouviu falar sobre os famosos 4P’s do marketing, certo? Afinal, esse é um conceito extremamente importante dentro deste mercado. 

 

  • Também conhecido como , a sigla 4P’s dá espaço ao: Produto, Preço, Praça e Promoção, sendo considerados estes, como a base do marketing, este conceito foi popularizado em 1950 por Neil Borden, e se tornou uma verdadeira febre durante o início da década de 60, sendo posteriormente, usado muito por Philip Kotler, o chamado pai do marketing. 

 

  • Essa teoria se baseia de que, esses 4P’s são considerados a base para todo o andamento das estratégias de marketing, sendo algo tão importante quanto uma impressora fiscal dentro do comércio.

 

  • Se você quer conhecer mais sobre os 4P’s, significando cada um e a sua relevância no mundo do marketing, então vem com a gente que vamos te contar tudo sobre este conceito, bora conferir? Então vamos lá!

 

O que são os 4PS?

  • O grande propósito do marketing é justamente fazer com que as pessoas conheçam, se interessem e consumam produtos ou serviços da sua , certo? Desta forma, os 4P’s reúnem um conjunto de estratégias que auxiliam na chegada deste objetivo e na ampliação das , mas como?

 

  • Bom, é por meio de cada um deles, Produto, Preço, Praça e Promoção, que uma empresa vai conseguir moldar as suas estratégias e alcançar o grande público seguindo uma forma de passo a passo deste conceito, trabalhando na divulgação, venda e fortalecimento da marca. 

 

  • Cada P tem uma importância, e se seguidos da forma correta, indicam o caminho para o sucesso, é como se fossem os fatores básicos do marketing, ou seja, os pilares dessa área, sendo considerados como praticamente obrigatórios em qualquer estratégia. Abaixo, detalhamos melhor cada um deles. 

 

Produto

  • O primeiro P é o Produto, que também engloba os serviços prestados por um negócio, ou seja, ele pode se referir a venda da sua bota de segurança ou o serviço de reforma de calçados. Esse é o pilar que aborda, justamente, aquilo que é vendido pela empresa, coletando tudo aquilo que é oferecido pelo negócio, como , forma, embalagem, , garantia, assistência técnica e por aí vai. 

 

  • Muitas vezes, as pessoas se preocupam tanto com a divulgação que esquecem da qualidade do produto em si, então alguns fatores devem ser pré-estabelecidos, como suas utilidades, para quem ele serve, se ele atende a demanda dos seus , quais são seus diferenciais entre outros.

 

  • Entender o seu produto, é crucial para atender o público e saber traçar as melhores estratégias de marketing voltadas para ele, afinal, tudo se baseia em vendas, então é preciso estar bem alinhado em relação aquilo que irá

 

Preço

  • Esse é um P que para muitos parece simples, afinal, precificar um produto pode ser algo bem fácil, certo? Errado! A precificação é um fator importante para que você não fuja da realidade ofertando algo caro e nem seja generoso demais, ficando no prejuízo, e encontrar esse meio-termo é um desafio gigante. 

 

  • Calcular custos de produção, distribuição, divulgação, produtos vendidos e margem de lucro não é uma tarefa fácil, mas mais do que isso, o preço também atua de forma subjetiva, se referindo ao valor que uma empresa quer vender aquele determinado produto. 

 

  • Ele define o posicionamento de uma marca e quanto ela acredita que seus produtos ou serviços valem, é o mercado que define a precificação de um nicho específico, porém é o público que define quanto vai pagar, então é preciso considerar o valor da e como você quer que as pessoas vejam sobre o seu disco diamantado e o preço para eles serem consumidos de maneira justa. 

 

Praça

  • A praça pode parecer um termo esquisito, mas ela nada mais é do que a referência do local e do modo onde seu produto será distribuído dentro do mercado, ou seja, qual a forma das pessoas chegarem até aquele produto? Quais são os PDV’s, canais de , entre outros fatores?

 

  • Em suma, esse é o P que define como o cliente chegará até a sua empresa, sendo um dos mais complicados e complexos quando falamos de marketing, afinal, além de escolher boas formas de comunicação, é preciso entender o público, saber suas necessidades e oferecer o produto certo, no local certo. 

 

  • É preciso ser assertivo, escolhendo a melhor praça de acordo com seus consumidores e suas necessidades, entender onde eles estão e como alcançá-los pode ser complicado, mas extremamente gratificante. 

 

Promoção

  • O último P também chamado de promoção nada mais é do que a divulgação do produto, ou seja, qual será a linguagem e as criadas para alcançar o seu público? Como sua marca vai fazer para alcançar as pessoas certas? Quais serão as suas estratégias?

 

  • Esse é o momento de ligar sua luminária de emergência e ficar de olho no que pode acontecer e pensar bem em como moldar a melhor forma de chegar até o público, vale entender os desejos, as necessidades, e até mesmo compreender melhor a concorrência e o comportamento mercadológico. 

 

  • Saiba o tom de voz da empresa, aproveite as sazonalidades, encontre e encaixe os melhores canais de comunicação e busque sempre se aperfeiçoar para divulgar os produtos da melhor forma possível. 

 

  • Você já conhecia os 4P’s? Qual deles mais chamou a sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

  • Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais

Mais artigos sobre marketing digital

beneficios processo comercial

Os benefícios do processo comercial para a qualidade, produtividade e inovação da sua empresa

O processo comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa. Ele engloba todas…

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.