- O PDCA é um método de gerenciamento de processos que visa a melhoria contínua. Ele foi criado por Edward Deming, um dos mais importantes gurus da administração, baseado em quatro etapas: planejamento, execução, verificação e ajuste.
- Ele é amplamente utilizado em diversos tipos de organizações, desde pequenas empresas até grandes corporações. Ele pode ser aplicado tanto em processos internos quanto externos sendo considerado uma ferramenta essencial para a melhoria contínua.
- Neste artigo, abordaremos o PDCA em detalhes e mostrar como ele pode ser aplicado na sua empresa. Gostou do tema? Então siga com a leitura!
P (Plan)
- A letra P do ciclo PDCA é a responsável pela etapa de Planejamento. É nessa etapa que uma empresa deixa suas ideias claras, estabelece objetivos, testa métricas e defina os melhores meios para que se alcance um bom resultado.
- Para isso, a comunicação entre os setores, a gestão de risco e um bom fluxo de informações devem ser garantidos. Uma boa estratégia de planejamento pode fazer toda a diferença para que uma empresa de aluguel de máquina de solda, por exemplo, realize suas operações da melhor maneira.
- São definidos prazos, orçamentos, recursos humanos e materiais e todos os detalhes necessários para o planejamento. No entanto, é importante lembrar que planejar não é estático, deve-se prever possíveis mudanças ao longo do tempo.
D (DO)
- A letra D do método PDCA serve como uma espécie de cone de sinalização para a empresa, pois é a etapa na qual a direção estratégica é definida e o progresso é monitorado.
- É composta por quatro principais componentes: definir, desenvolver, documentar e direcionar. Estes componentes ajudam a definir as diretrizes da empresa, a decidir sobre suas ações e a mensurar o seu progresso.
- Ao utilizar o método PDCA, a empresa terá uma melhor compreensão de como atingir seus objetivos, o que permitirá que as metas sejam alcançadas com mais rapidez, eficiência e qualidade.
C (CHECK)
- O último elemento, também conhecido como ‘C’, é tão importante quanto os roletes industriais para a indústria. A ‘C’ do PDCA é a etapa de avaliação, quando é realizada a verificação do processo e se este está atendendo às expectativas definidas no planejamento.
- Para isso, os dados coletados são analisados e todas as variáveis que influenciam a qualidade do processo são consideradas. Assim, o gerenciamento de processos é otimizado para aperfeiçoar o resultado em termos de qualidade, eficiência e otimização dos recursos.
A (ACT)
- É importante ao longo de todo ciclo da resolução de problemas pois ajuda a assegurar que os resultados desejados sejam atingidos de forma eficiente. Pode ser tão importante quanto uma vareta de solda prata para a soldagem, pois estrutura o trabalho e permite que sejam tomadas as medidas corretas para obter bons resultados.
- Começa com a etapa de planejamento, onde se analisam os elementos que podem inibir o sucesso ao longo do processo. Em seguida, está a etapa de execução, onde a ideia é implementada.
- Após isso, é importante verificar os resultados para ter certeza de que o processo foi bem-sucedido, e, em caso de insucesso, ajustar o processo para obter o resultado desejado.
- Agora que você entendeu a importância do método PDCA, é hora de colocá-lo em prática. Comece por estabelecer metas e objetivos para o seu negócio, e analise as etapas necessárias para alcançar essas metas.
- Aplique o ciclo PDCA em cada uma dessas etapas, e veja os resultados! Com certeza, você irá se surpreender com a melhoria que conseguirá implementar no seu negócio usando esse método.
- O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o método PDCA? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!